Portanto, nada julgueis antes do tempo, até que venha o Senhor, o qual não somente trará à plena luz as coisas ocultas das trevas, mas também manifestará os desígnios dos corações; e, então, cada um receberá o seu louvor da parte de Deus.
1 Coríntios 4:5
Paulo nos alerta para seguirmos fiéis ao propósitos de Deus, a pregarmos o evangelho de maneira plena, não fingida, nem por ciúmes ou contenda, mas em comunhão com o Espírito Santo. Fazê-lo sem esta comunhão acabará por não realizar em nós grandes mudanças, pois o evangelho primeiro é luz para o que prega e, então, luz para o que recebe!
Assim, tal luz revela nossa condição de coração e mente, nos ajudando a nos convertermos dos nossos maus caminhos e ajudando outros a fazê-lo também. Cada um tem o seu processo de santificação e um tempo de transformação. Jesus retorna a cada um de nós, na nossa morte ou na transformação em glória, e isto é uma questão de tempo!
Como estaremos quando nos encontrarmos com ele? O que estamos fazendo hoje para este encontro com o Senhor? O que mostraremos para ele? Que frutos estamos produzindo? Que louvor estamos buscando em Deus? Sabemos que a salvação é dada por Deus, mas ele espera de nós frutos dignos de arrependimento. Precisamos perseverar na comunhão com o Espírito Santo, pois só assim estes frutos surgirão!