#3_329 Como podemos querer nascer?

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.
João 3:5‭-‬6 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/jhn.3.5-6.ARA

Por que dizemos que a salvação é dada por Deus e não é por mérito nosso que iremos para os céus? Pelo mesmo fato de não ser possível que nasçamos neste mundo por capacidade própria. Não há autogeração neste universo. Há uma origem para cada uma das coisas criadas e estas não são ao acaso ou criadas em si mesmas.

Nascer da carne exige a vontade de outros, não a nossa. Estamos vivos na Terra porque nossos pais nos geraram. Por isso Jesus compara com o nascimento no Espírito, que é da vontade do Espírito Santo! Quem gera vida no Espírito é apenas o Espírito. Podemos desejar, buscar, mas sem que o Espírito Santo nos transforme em novos homens e mulheres, continuaremos em nossos pecados.

Quem pensa o contrário é como se dissesse que a metamorfose de uma borboleta serve de referência para a vida espiritual e que todos chegarão aos céus, sendo apenas necessário esperar o tempo da transformação espiritual. Mas, isto não é verdade. O Inferno, criado para o diabo e seus anjos, também será a casa final dos que não serão regenerados. Jesus muito falou do Inferno durante o seu ministério terreno. Não há como ignorar isto.

Muitos entenderam mas não puderam suportar a espera. Como crianças a serem adotadas precisamos aguardar pacientemente pela nova paternidade em Cristo. O que fazer então? Desejar esta nova paternidade é essencial, ainda que não seja suficiente e nem um fator de desclassificação. Deus escolhe em sua soberania, mas é fato que aqueles que o buscam têm mais oportunidades!

Arrependimento gera uma nova consciência do pecado e uma maneira mais frutífera de recebermos o Espírito Santo. Ainda assim, o verdadeiro arrependimento também é obra do Espírito! Portanto, oremos a Deus que nos encontre, nos abençoe e nos convoque para a sua casa. Sejamos agradáveis a Deus e aos homens segundo a Palavra do Senhor, não por interesse, mas por vocação.

Só há um caminho para sermos salvos e este é o crer em Cristo como Senhor e salvador:

Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
João 3:18 ARA
https://bible.com/pt/bible/1608/jhn.3.18.ARA

Deus nos enviou Jesus Cristo para que o ouvíssemos e fôssemos transformados pelo Evangelho. Quem tem o Filho tem o Pai. Se quisermos buscar a salvação que busquemos a Cristo. Ainda assim, só o alcançará quem Deus permitir. Só será eleito a quem o Pai chamar. Nosso papel é buscar e esperar, fazendo a vontade de Deus. Importa agradá-lo em qualquer circunstância. Estamos preparados a dar as nossas vidas sem receber nada em troca? Até isto é obra do Espírito Santo em nossas vidas! Onde está, então, o nosso mérito para entrarmos nos céus?