Portanto, se existe alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há profundo afeto e sentimento de compaixão, então completem a minha alegria, tendo o mesmo modo de pensar, tendo o mesmo amor e sendo unidos de alma e mente. Filipenses 2:1-2 NAA
https://bible.com/bible/1840/php.2.1-2.NAA
Em Cristo teremos um crescente mover para a unidade de fé, pensamento e obras. Quanto mais juntos permanecermos estaremos criando uma visão, valores e objetivos comuns. É assim em qualquer esfera. O discipulado é justamente criar esta condição, construindo o pensamento comum, gerando sinergia entre as pessoas.
O Espírito Santo nos direciona a buscarmos tal comunhão, fortalecendo a fé e produzindo fruto que nos capacita a vivermos em unidade. Sem isto dificilmente conseguiríamos viver como igreja, pois somos provenientes de famílias, culturas e valores diferentes e a primeira tendência é nos agruparmos nos valores ou motivações comuns.
Ser igreja de Cristo é nos transformarmos em pessoas capazes de viver juntas por amor de Deus e do próximo, aprendendo a dar valor às necessidades dos outros e sendo capazes de abrir mão das nossas vontades que não são prioritárias para a vida eterna. É aprender a compartilhar e ajudar, em detrimento próprio, mas para a edificação do corpo de Cristo.
Paulo faz um apelo para que nos sensibilizemos pelos ensinamentos de Cristo e condução do Espírito Santo para verdadeiramente vivermos no evangelho e para a glória de Deus. É um processo que exige humildade e perseverança. Chegamos como pessoas que se machucam umas às outras e precisam se perdoar por amor ao Senhor, até que já não mais ofendemos e conseguimos caminhar juntos.
Só no Espírito Santo seremos capazes de seguir a Cristo. Por isso ele nos enviou o Consolador, para que pudéssemos entender e praticar seus ensinos. Temos a oportunidade e a capacitação. Agora somos chamados a seguir o mestre, carregando a nossa cruz que é doar-se aos que necessitam como nós em unidade de fé!