Ainda somos ignorantes a respeito das características de Deus!

Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais;
‭‭Atos‬ ‭17:22-25‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.17.22-25.ara

A perspectiva da vida é peculiar a cada indivíduo, baseado em sua cultura, crenças, formação e até mesmo do DNA recebido de seus pais. Portanto, um mesmo objeto pode ser visto de maneiras diferentes e, por isso, entendido e classificado de maneiras diferentes.

Imaginemos, então, como é impossível termos todos a mesma visão à respeito de Deus! Há tantas teorias, doutrinas e religiões e, até mesmo, quem ignore ou negue a existência de uma força superior, na construção, organização e manutenção do universo em que vivemos.

Os astros eram vistos de maneiras diferentes e já acreditamos que a Terra era o centro do universo e o Sol girava ao redor dela. Já acreditamos que a Terra era plana e que tinha quatro cantos, por causa de uma interpretação literária a respeito da Palavra de Deus! Ainda hoje muitos estão ignorando a realidade e isto não traz benefício algum para a vida eterna de todos nós.

Jesus Cristo veio justamente trazer a unificação do entendimento à respeito de Deus. Veio nos mostrar o Pai, sua obra e seu amor para com a sua criação. Veio confirmar a visão Judaica de um Deus Todo-Poderoso, mas também mostrar que a religiosidade nos afasta uns dos outros quando nos fechamos em nós mesmos e acreditamos que somos os únicos que merecem salvação.

Por isto Jesus mostra que todos precisamos da graça e da misericórdia de Deus e que, através de seu sacrifício, todos podemos alcançar esta misericórdia e voltarmos a ter comunhão com o Santo! Era necessária a vinda de Jesus para que todas as outras percepções incompletas pudessem receber a completude do evangelho. Deus é Santo, Amor, Justiça, Espírito, Verdade, onisciente, onipresente e onipotente, que sempre esteve e estará, sem início ou fim, que tem o controle de todas as coisas e que nos criou para a sua glória. Ele é muito mais do que podemos descrever, porque só enxergamos uma pequena parte de Suas características.

Por isso, precisamos conhece-lo no espiritual, pois se tentarmos apenas pelo racional deste mundo iremos ignorar seus predicados mais importantes. A figura deste texto é um cilindro com as suas projeções perpendiculares. Há a visão de um círculo para quem olha de cima, de um retângulo para quem olha de lado e do cilindro para quem observa em perspectiva. Quem está certo? Quem terá mais chances de entender melhor a respeito da realidade? Quem sabe tudo a respeito dela? Certamente nenhum terá todas as respostas somente pela vista, ainda que alguém conheça mais que os outros!

Neste plano só enxergamos o natural. O sobrenatural fica de fora de nossas percepções comuns. Jesus é o Filho e conhece o Pai. Trouxe-nos o conhecimento do Pai, coisa que nenhum outro, nenhuma doutrina é capaz de chegar perto. Muitos irão explicar sobre um mundo espiritual com regras estabelecidas por Deus, mas nos dirão que é necessário termos obras para acessarmos a escala evolutiva. Outros dirão que aqueles que tiveram fé e fizeram milagres em nosso meio enquanto vivos podem trazer milagres até nós depois de mortos.

Jesus estabeleceu que somente nele temos acesso aos milagres em nossas vidas e que por seu sacrifício temos livre acesso a Deus e à salvação. Jesus ensinou que, porque temos a salvação juntamente com o Espírito Santo, podemos fazer obras maiores que as dele e poderemos sim galgar posições elevadas quando seu reino se manifestar na Terra de maneira visível. No entanto, não é para salvação que estamos fazendo as boas obras, mas para a consolidação do reino. A justiça de Deus trará o mérito a cada um na posição que ocupará quando Jesus reinar aqui!

Tudo isto explica a Bíblia, a Palavra de Deus escrita para enxergarmos melhor os vários aspectos que Deus manifesta em nosso meio. Ainda assim, muitos tentarão expor visões míopes a respeito desta palavra. Por isso, é necessário que cada um de nós conheça a Deus o máximo que puder e, então, regozijarmos na presença dEle!

Deus é um só, assim como a salvação veio por Cristo. Há muitas visões incompletas de Deus e precisamos conhecer Jesus Cristo ainda mais, pois nele conheceremos a Deus e seremos como Deus nos criou para sermos. Nossas crenças nos deram visões diferentes e é tempo de as alinharmos. Somente em Cristo isso será possível. Prossigamos em conhecer o Filho!

Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. Se vós me tivésseis conhecido, conheceríeis também a meu Pai. Desde agora o conheceis e o tendes visto.
‭‭João‬ ‭14:6-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.14.6-7.ara

Há o pecado, há um juiz e um juízo. Será que estamos atentos a isto?

Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para o Pai, e não me vereis mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado.
‭‭João‬ ‭16:7-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.16.7-11.ara

O Espírito Santo está derramado sobre toda a Terra para convencimento da humanidade a respeito da situação espiritual de todos nós. O termo “mundo” é referente ao pensamento comum da humanidade decaída por causa do pecado cujo príncipe é Satanás. Este já está condenado, aguardando em liberdade o cumprimento da sentença. Enquanto está livre continua convencendo pessoas a permanecerem em seus pecados e ignorando a voz do Espírito Santo.

Jesus cumpriu os preceitos sendo perfeito para com a Lei e estabelecendo uma nova aliança com a humanidade, a partir de seu sacrifício. Ele cumpriu a justiça e nele somos justificados. Esta fé em Jesus vem através do Espírito Santo também. Se não ouvirmos a voz do Espírito então não seremos convencidos de nossa condição de pecadores.

O pecado é todo desvio de propósito em nossas vidas. Deus nos criou para sermos santos. Não devemos falar mal de outras pessoas, nem mentir, ou roubar, ou cobiçar, ou desobedecer autoridades, ou ter uma vida sexualmente inadequada aos preceitos Bíblicos, conforme está escrito. Covardes, adoradores, e todo tipo de desvio é condenado e o resultado será a eternidade no lago de fogo. Quem nos convence disto também é o Espírito Santo.

Se não entendemos que somos pecadores destinados ao fogo eterno, então não buscaremos um salvador. Sem a fé no sacrifício de Jesus não teremos nenhuma alternativa a respeito da justificação e permaneceremos na condição atual de pecadores não arrependidos.

Ora, se não nos arrependermos não mudaremos de direção e permaneceremos nos pecados que o mundo pratica, sem nenhuma relutância ou preocupação. A santidade e justiça de Deus estarão distantes e não impactarão as nossas vidas e não nos voltaremos a busca-las. Sem a ação do Espírito Santo não haverá transformação de corações e mentes e o mundo permanecerá em seus pecados, pois é influenciado pelo príncipe do mal.

Jesus trouxe a oportunidade de sermos perdoados, justificados e santos. Foi preparar lugar para todos os pecadores arrependidos, convencidos pelo Espírito Santo que agora habita neles, a viverem com Deus. De fora permanecem os que não se arrependem e o destino será terrível. Bom seria que todos dessem ouvidos. Para isto o evangelho está sendo pregado, para que a fé em Cristo traga salvação para todos que crerem!

O Espírito Santo está a nossa volta e estará dentro de nós ao sermos convencidos do pecado, da justiça e do juízo. Ouçamos a sua voz e obedeçamos ao chamado, pois assim seremos transformados e abençoados para a eternidade com Deus!

Se me amais, guardareis os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.
‭‭João‬ ‭14:15-17‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.14.15-17.ara

Somos amigos de Jesus?

O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando.
‭‭João‬ ‭15:12-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.15.12-14.ara

Jesus destaca que o sinal que confirma a nossa amizade para com ele é o amor ao próximo. Mas, vejamos que é no nível que Jesus alcançou, a ponto de darmos a própria vida por eles. Isto significa dedicação, compromisso e atitude para com quem está próximo a nós.

Sempre falamos que a família, vizinhos, colegas de trabalho ou de estudo são os nossos próximos mais próximos e são destes que Jesus está falando para nós. É neste contexto que somos afligidos pelas discussões, traições, maledicências, tristezas, mas também na oportunidade de nos alegrarmos, abençoarmos, apoiarmos e vencermos juntos!

Se não amamos, então não somos amigos de ninguém, muito menos de Jesus! Se não amo a quem está próximo e por quem posso fazer diferença, por que acho que posso convencer Jesus de que sou seu discípulo? Ele morreu sendo esbofeteado, machucado, pregado na cruz, por todos aqueles que fizeram isto a ele também! Temos sofrido neste nível? Será que a ofensa é superior à de Cristo? Se for, será uma grande oportunidade de revelar ao reino espiritual como Cristo em nós vence qualquer dor e escárnio que possamos sofrer.

Não podemos permitir que a maldade continue em nosso meio. Não podemos nos calar sobre pessoas sofrendo ao nosso lado, bulling, assédios, estupros, violência doméstica, não podemos fechar os olhos e a boca contra estas mazelas. Se amamos ajudaremos na cura e libertação e não iremos proporcionar nada disto à ninguém, muito pelo contrário.

Por nossas ações mostraremos nosso amor, não pela omissão. É ajudando que confirmamos nossa amizade, e isto tem valor espiritual muito grande para todos que participam desta história a ser contada pela eternidade. Que Jesus tenha muitos amigos e que estejamos no grupo, pois aprendemos que o amor apaga multidão de pecados e na amizade entraremos juntos pelos portões celestiais dos justificados pela graça e pelo amor de Deus!

Não ouça o anticristo!

Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Este é o anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho, esse não tem o Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai. Permaneça em vós o que ouvistes desde o princípio. Se em vós permanecer o que desde o princípio ouvistes, também permanecereis vós no Filho e no Pai. E esta é a promessa que ele mesmo nos fez, a vida eterna.
‭‭1João‬ ‭2:22-25‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1jn.2.22-25.ara

A Bíblia não deixa dúvidas a respeito da salvação em Jesus e dos enganadores que tiram do coração das pessoas a fé para esta salvação. Anticristo é todo aquele que nega ser Jesus Cristo o Senhor e salvador de nossas almas. Há muitos pregando tantas coisas que tiram de Cristo o poder e autoridade sobre a vida eterna que está ao nosso alcance que muitas pessoas estão sem direção.

Façamos uma pergunta:

– Você está convicto de onde irá passar sua vida eterna se morrer ainda hoje? Você irá para o céu ou para o inferno? Por que?

Se a sua resposta é não sei, ou vou para o inferno, então é porque sua salvação não está na pessoa de Cristo, mas possivelmente está julgando suas próprias obras para ter o privilégio de ir para o céu. Se a sua resposta é para o céu porque se acha justificado por suas obras, então também está indo contra a salvação em Cristo e já se tornou um anticristo também!

Se Jesus não é salvador, então por que teve de morrer na cruz? Para que o seu sofrimento e sacrifício? Qual o propósito de deixar a glória do Pai para encarnar como Filho e dar a vida pelos nossos pecados? Faz sentido se, no final, eu tenho de ter obras para ser salvo? Salvação é pela fé, um dom de Deus! Não pelas obras, para que ninguém se glorie (Efésios 2.8,9).

Ao receber o Filho, recebo o Pai e sou contemplado com a vida eterna na presença de Deus! Sem o Filho não tenho o Pai e serei lançado no Lago de Fogo, junto com todo o inferno para todo o sempre. Quem não crer em Jesus continua neste caminho de perdição, sem opção de salvação. Eu protesto, para que leiamos a Bíblia e, pelo Espírito Santo sejamos convencidos de nossos pecados e que nos arrependamos e busquemos o Filho.

Ainda há tempo. Não ouça doutrinas que estabeleçam em nossas obras a salvação. Santificação é o processo de quem está salvo ir deixando seus pecados de lado, pois foi salvo pela fé em Jesus e não porque não pecou. Todos pecamos e ninguém é santo sem a presença do Espírito Santo em nós e esta presença é condicionada pela salvação em Cristo!

Cuidado com o espírito do anticristo!

Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.
‭‭João‬ ‭3:17-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.3.17-18.ara

Deus nos chama à santidade!

Deus me mostrou o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do Anjo do Senhor, e Satanás estava à mão direita dele, para se lhe opor. Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás; sim, o Senhor, que escolheu a Jerusalém, te repreende; não é este um tição tirado do fogo? Ora, Josué, trajado de vestes sujas, estava diante do Anjo. Tomou este a palavra e disse aos que estavam diante dele: Tirai-lhe as vestes sujas. A Josué disse: Eis que tenho feito que passe de ti a tua iniquidade e te vestirei de finos trajes.
‭‭Zacarias‬ ‭3:1-4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/zec.3.1-4.ara

Satanás se nos opõe em nossas vidas espirituais, mas o Senhor deseja salvar a todos. Josué era separado para Deus, um sacerdote, e ainda assim não conseguia se manter santo, estando espiritualmente com as suas vestes sujas. O acusador de nossas almas não perde tempo para mostrar para Deus os nossos erros, nossos pecados. Mas, há um advogado junto ao Pai para nos defender quando pecamos e estamos arrependidos:

Filhinhos meus, estas coisas vos escrevo para que não pequeis. Se, todavia, alguém pecar, temos Advogado junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo; e ele é a propiciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos próprios, mas ainda pelos do mundo inteiro.
‭‭1João‬ ‭2:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1jn.2.1-2.ara

Não podemos e nem devemos viver no pecado, pois isto é iniquidade diante de Deus e vontade em permanecer assim. Pecado deve ser um acidente de percurso, algo que não desejamos fazer, mas aconteceu. Precisamos nos arrepender e confessar diante de Deus, para que sejamos perdoados.

Não há pecado sem perdão a não ser contra o Espírito Santo e este é justamente dizer que não temos pecado, fazendo-o mentiroso e debochando da graça em Cristo Jesus. Há um juiz e um advogado que nos julgarão no Dia do Senhor. Satanás é testemunha, mas não o acusador. Não é parte legítima do tribunal, porque no fim, nada lhe pertence. Pecamos contra Deus e não contra o diabo. Este é o que nos favorece errar para depois falar de nós, pois é mentiroso e pai da mentira.

Nossas vidas devem ser santificadas, para que possamos viver a plenitude da vontade de Deus. E ser santo é um chamado de Deus em nossas vidas, uma credencial que nos é dada pela graça. Assim como o sacerdote Josué recebeu vestes limpas pela palavra do Anjo do Senhor, assim é com todos aqueles que creem em Jesus! A mesma palavra nos é dada, ainda que Satanás fale contra nós!

Em Jesus somos livres do julgo de nossos erros e poderemos vestir vestes brancas na presença de Deus! Aleluias, por tão grande salvação! Jesus nos trouxe isto, e devemos nos apressar em buscar nele esta graça proveniente das misericórdias de Deus! Não deixemos para depois, pois não sabemos quanto tempo nos resta nesta vida. Pandemias, acidentes e tantas mazelas tem tirado vidas preciosas a nós em qualquer idade e tempo. Não temos o amanhã, somente o agora. Que Deus tenha misericórdia de nós!

Cristo é o maior pregador de todos os tempos!

Quando Jesus acabou de proferir estas palavras, estavam as multidões maravilhadas da sua doutrina; porque ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas.
‭‭Mateus‬ ‭7:28-29‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.7.28-29.ara

É fácil saber quando alguém entende ou não de um assunto durante a sua explicação. A naturalidade com que fala, as ideias bem estabelecidas e nossa facilidade em entender o que foi dito mostra a capacidade de síntese e transmissão de quem ensina um assunto. Quando não conhecemos é difícil explicar e até mesmo de fazer entender-se.

Jesus explicou sobre o reino de Deus de tantas maneiras que as pessoas se maravilhavam com ele. Usou de várias parábolas (ainda que o significado não fosse transparente para alguns propositalmente) entendia-se a comparação com as coisas do dia-a-dia, estabelecendo uma base para discussão. Falar do espiritual para pessoas carnais demandou um repertório notável do Senhor.

Jesus, sendo Deus e criador de todas as coisas sabe muito bem como falar de si mesmo e explicar as coisas que construiu. Os profetas foram inspirados por Deus e, portanto, souberam o que Cristo quis que soubessem e falaram dele mesmo. Não foi à toa que Jesus confirmou todos os profetas e livros da Lei. Jesus declarou que veio cumprir o que dele estava declarado e toda a Lei seria espiritualmente embutida no coração daqueles que cressem na sua pessoa.

Jesus é o cumprimento da própria palavra verbalizada nas escrituras. Por isso foi chamado de Verbo pelo apóstolo João! E o Verbo se fez carne e habitou entre nós (João 1.14a). Sua glória foi vista e agora é conhecida de todos que creem nele! Em Cristo temos a explanação da criação, queda e redenção da humanidade, também a direção, libertação e santificação. Nele reside toda a sabedoria e a paz que nos levam à adoração. Em Cristo temos o alimento e a bebida eternas que nunca mais permitirá termos fome ou sede.

Nele há justiça e poder, residem todas as misericórdias e tudo o que de bom possa existir. Ele também é nosso advogado e viveu uma vida humana para se tornar o primeiro dos filhos ao invés de ser o único Filho! Jesus sabe todas as coisas e, por isso, maravilha a todos que o ouvem até nos dias de hoje. Não há como não ser capturado por sua mensagem de amor e arrependimento de pecados, pois veio para salvar a nós pecadores através do seu próprio sacrifício!

Jesus tem toda autoridade para falar o que falou e estabelecer em nós o reino de Deus. Quem mais pode fazer isto por nós? os grandes pregadores falam do que vivem e conhecem. Portanto, não há maior pregador do que Cristo, pois conhece tudo e viveu plenamente a mensagem que deixou para nós! Ele é o mestre e se quisermos segui-lo iremos beber e comer de sua fonte inesgotável, vindo de sua própria pessoa!

Já está posto o machado à raiz!

Vendo ele, porém, que muitos fariseus e saduceus vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras, quem vos induziu a fugir da ira vindoura? Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento; e não comeceis a dizer entre vós mesmos: Temos por pai a Abraão; porque eu vos afirmo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.”
‭‭Mateus‬ ‭3:7-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.3.7-10.ara

João Batista veio apontar a necessidade do salvador. Como ser uma boa árvore e dar bom fruto? Nós que nascemos em um mundo que tende a nos testar e querer sempre mais e garantir a nossa permanência nele fazendo de tudo ao nosso alcance, para nós mesmos, pelo egoísmo. Como mudar nossa maneira de ser forjada a partir de tantas situações que nos fazem buscar nossa auto-proteção, maximização da satisfação pessoal e longevidade?

Nunca foi diferente desde que Adão e Eva foram expulsos do Paraíso. Tinham a proteção de Deus, mas agora precisavam fazer muito mais que antes e não conseguiam ter o mesmo que tinham no Éden. A Terra lhes dava tudo antes, mas agora tinham de ara-la para poderem comer. Com o tempo tivemos que dividir com grupos que queriam tomar à força o que tinha sido semeado e plantado e as guerras começaram. Precisávamos nos proteger dos outros para permanecermos vivos. Que tal atacar primeiro?

Nos tempos de Jesus os Romanos tomavam conta da região e os Judeus queriam sua libertação através de um messias poderoso em batalhas, mas não conseguiram enxergar que Jesus era o messias prometido, pois seu reino é espiritual. Não podemos deixar de fazer o que fazemos se não deixarmos de pensar como pensamos. A permanência no raciocínio de que ganho mais sozinho e que tudo se resume a este mundo não poderá trazer o amor ao próximo e nem a fé em Deus.

Jesus prometeu vida espiritual eterna e abundante e não uma vida terrestre abundante. Nem todos que possuem fé em Deus conseguem ter vidas regaladas, pois acabamos por compartilhar mais e reter menos. Pela fé não ficaremos com tudo porque não recebemos apenas para nós, mas para podermos repartir com quem precisa agora. Como acreditamos em algo muito melhor depois as recompensas não estão aqui e nem a felicidade plena. Sem Deus não há alegria, amor ou paz, apenas nossa perspectiva de um mundo difícil e que não tem como nos dar tudo o que queremos dele.

João Batista nos lembra que há sim um arrependimento de nossas atitudes para podermos enxergar o messias prometido nas escrituras e que se o seguirmos seremos abundantes em frutos de boa qualidade. Cristo em nós é a seiva que nos capacita à boa produção, que nos traz o desejo de amar por amar, de olhar o mundo como a criação divina que merece ser cuidada e aperfeiçoada por nossa boa vontade, que as pessoas só precisam de amor para se tornarem prósperas e que podemos sim ter um mundo melhor ao nosso redor.

João Batista nos ensinou que precisamos ser bem intencionados para com o mundo, pois assim teremos um vigor renovado para transforma-lo. Que precisamos nos esforçar para permanecermos frutíferos, mas que o melhor está em Cristo!

Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível.
‭‭Mateus‬ ‭3:11-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.3.11-12.ara

O batismo de João é para arrependimento, mas o de Cristo é para transformação de caráter e motivação. Não há transformação finalizada sem aplicação da intenção. Sem atos de justiça não mostraremos nossa fé e não glorificaremos a Deus. Somos chamados para as boas obras, e estas são produzidas por corações transformados no Espírito Santo. Que possamos produzir muito fruto e sejamos fervorosos e amorosos para a glória de Deus! Sem frutos, para que permanecermos? Só ocuparemos espaço e estaremos consumindo sem retorno. Viraremos material para ser queimados!

Que o Senhor tenha misericórdia de nossas vidas e possamos ser transformados, em nome de Jesus!

Somos desejáveis ou não? Isso tem a ver com fé?

Qual a macieira entre as árvores do bosque, tal é o meu amado entre os jovens; desejo muito a sua sombra e debaixo dela me assento, e o seu fruto é doce ao meu paladar.
‭‭Cântico‬ ‭2:3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/sng.2.3.ara

O relacionamento homem e mulher é a força da humanidade em progredir não só na sua multiplicação, mas também no conhecimento do nosso propósito. Já discutimos que o homem e a mulher tem em si características de Deus que se complementam e que em determinadas situações nos ajudam a ter um entendimento melhor a respeito do Senhor.

Mas, hoje queremos lembrar que a humanidade não foi criada em pecado ou para o pecado, pois tudo o que Deus fez foi classificado como bom. Assim, o namoro e o romance são coisas boas para o relacionamento do futuro casal e na permanência destes no propósito do casamento.

O homem e a mulher se desenvolvem ao ponto de possuirem características que agradem ao outro. Seja a forma, inteligência, carinho, atenção, integridade ou qualquer elemento do caráter e da personalidade que se destacam, será isto que chamará a atenção do(a) possível parceiro(a).

Estas características são formadas no DNA e também pela experiência de vida. Ocorre que estas duas circunstâncias podem ser boas ou ruins, dependendo de como viveram e vivem nossos pais. Há um fator que ajuda ou atrapalha dependendo de onde nascemos e vivemos. Mas, há outra boa notícia em Jesus, pois nele somos transformados, libertos e reconstruídos, ainda que tenhamos de lutar contra experiências negativas em nossas vidas.

Servir a Deus nos transforma em pessoas com qualidades positivas para todo tipo de relacionamento e a confiança em Deus canaliza a presença dEle em nós, edificando-nos pela fé em pessoas que darão frutos espirituais e servirão de um núcleo melhor para as gerações futuras. Mulheres espirituais desejam homens espirituais e vice-versa, mas não podemos esquecer que homens e mulheres vivem ainda na carne e pela carne são experimentados e trabalhados.

Nossa espiritualidade enxerga a nossa natureza e aprende a usa-la em benefício de nossos relacionamentos. Só a religiosidade critica a sexualidade humana em prol do relacionamento, mas que fique claro que Deus não fez o homem para a promiscuidade, pornografia ou prostituição. A vida a dois é boa no casamento, mas transtorna relacionamentos que não possuem aliança e acaba por desviar o coração humano para o pecado. Por isso aprendemos que o sexo é bom no casamento e deve ficar dentro desta aliança.

Amar em todos os sentidos o cônjuge é muito bom e nos dará relacionamentos maravilhosos. Que possamos usufruir das boas coisas que recebemos de Deus, lideradas pelo Espírito, para nos desenvolvermos em todas as áreas e podermos ser apreciados em nosso caráter, personalidade e fé, para a glória de Deus!

Sim, a fé nos tornará ainda mais desejáveis porque buscaremos viver como Deus nos formou. Pela fé estaremos nos desenvolvendo como o homem e a mulher devem se desenvolver. Uma fé genuína, na oração e busca de Deus trará o coração do Senhor em nossas vidas e isto também atrairá as pessoas até nós. Sejamos fiéis ao Senhor e à Sua palavra e teremos a parceria desejada e abençoada por Deus.

Aprendamos a viver pela fé e pelo amor, sem esquecermos das boas coisas criadas por Deus para que possamos usufruir de nossas vidas passageiras nesta terra. Não sejamos ignorantes e nem egoístas, pois a vida agradável é mutuamente vivida pelos dois e não apenas por um! O versículo fala da esposa admirando as qualidades do esposo. Somos desejáveis assim? Alguém que provê conforto e alegria para a pessoa amada! Que grande benção!

Se permanecermos em nossos pecados não haverá desculpas no tribunal de Deus!

Não me repreendas, Senhor, na tua ira, nem me castigues no teu furor. Cravam-se em mim as tuas setas, e a tua mão recai sobre mim. Não há parte sã na minha carne, por causa da tua indignação; não há saúde nos meus ossos, por causa do meu pecado. Pois já se elevam acima de minha cabeça as minhas iniquidades; como fardos pesados, excedem as minhas forças.
‭‭Salmos‬ ‭38:1-4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.38.1-4.ara

Continuamos enxergando a justiça divina como uma mensagem importante em nossos dias. Nascemos com uma orientação para o pecado encravada no nosso DNA. Ninguém nasce já cometendo pecados, mas nasce com a tendência para ele. Assim, quando chegamos na idade de escolhermos pratica-lo ou não teremos a inclinação de cair nas tentações.

O salmista estava se enxergando no tribunal divino, consciente de que não receberia livramento, mas estava condenado à ira de Deus. No entanto, conhecia a natureza do Senhor onde também há misericórdia.

Sem o auxílio divino ninguém será justificado, pois a nossa natureza caída em Adão não nos permite mais sermos santos como deveríamos. Sem que o Espírito Santo aja em nós não estaremos aptos a vivermos uma vida santa e muito menos dedicada ao Senhor.

Nossa salvação está em Deus, através de seu Filho Jesus Cristo. Em Jesus temos o amor de Deus que nos dá nova oportunidade para que nos arrependamos de nossos pecados e possamos novamente ter comunhão com Deus.

Em Cristo somos justificados e com ele santificados. Passamos da morte para a vida e nenhuma condenação haverá para os que creem! Sem Jesus não há outra oportunidade e os que não crerem já estão condenados.

Se você leu esta mensagem então espero ter compreendido porque Cristo disse que ele é o caminho e a verdade e a vida e ninguém vai ao Pai a não ser através ele (João 14.5). Também desejo sinceramente que tenha já tomado a sua decisão por segui-lo e entrar na eternidade. O dia de amanhã não temos, mas o agora ainda nos pertence. Depois da morte não há como decidir, será tarde demais.

Oro para que o Senhor venha a lhe impactar a cada dia mais e suas doces benção lhe mostrem o caminho a seguir, um caminho de paz e não de mal, pois Ele deseja que todos se salvem, mas não obriga a ninguém segui-lo. Não somos robôs, mas somos pecadores necessitados de um salvador. Se dissermos que não temos pecado O chamamos de mentiroso e a verdade não está em nós (1 João 1.8-10).

Que a graça de Deus nos alcance poderosamente, em nome de Jesus, aquele que deu sua vida por nós, pois não havia nenhuma outra forma de se atender a justiça de Deus!

A justiça de Deus não tarda!

O Senhor conhece os dias dos íntegros; a herança deles permanecerá para sempre. Não serão envergonhados nos dias do mal e nos dias da fome se fartarão. Os ímpios, no entanto, perecerão, e os inimigos do Senhor serão como o viço das pastagens; serão aniquilados e se desfarão em fumaça.
‭‭Salmos‬ ‭37:18-20‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.37.18-20.ara

Ainda que em nossos dias pareçam que os corruptos estejam vivendo regaladamente enquanto os íntegros não estejam há uma justiça divina que não permitirá que isto vá até o fim. Riqueza ou pobreza não impedem males e nem calamidades contra nós, pois são imponderáveis e sem controle da nossa parte. Nossas vidas estão nas mãos do poderoso Altíssimo!

Ímpios são os que não depositam em Deus as suas vidas. Não é questão de riqueza. Ímpios fazem a sua própria vontade e acabam por prejudicarem outras pessoas. Íntegros colocam as suas vidas e escolhas em Deus, buscando viver segundo os seus preceitos.

Portanto, o conceito de integridade está totalmente relacionado com os valores ensinados nas Escrituras Sagradas. Amar a Deus e ao próximo, viver buscando a face de Deus, meditar em suas palavras, ajudar a quem precisa, ter em Jesus seu salvador e Senhor e ouvir a voz do Espírito Santo para que todas as demais ocorram em nossas vidas é o que devemos fazer para seguirmos íntegros.

Ainda que o mundo esteja em crise nós devemos estar em Cristo. Nele estamos seguros espiritualmente e nas mãos do Senhor seremos libertos e ajudados em qualquer circunstância de nossas vidas. As tempestades vêm para todos, mas os que estão em Cristo permanecerão de pé!

O Senhor nos prometeu muitas coisas, mas deixou claro que ainda iríamos ter de receber um novo corpo revestido de incorruptibilidade para adentrarmos os portões celestiais. Assim, se não formos arrebatados acabaremos por morrer um dia. Neste caso, a morte não é um infortúnio para os crentes, mas o início da eternidade prometida. Já para os ímpios será o início do castigo eterno, sem recurso ou qualquer esperança.

A justiça de Deus é oportuna e não tardará, mas chegará no tempo certo. Tema e trema o que procura o mal, mas alegre-se no Senhor o que pratica o bem de acordo com as Escrituras. Continuemos a buscar as virtudes e sejamos conscientes de que sem o Espírito Santo não conseguiremos alcançar a estatura do nosso potencial que é Jesus Cristo, o Justo!