As respostas estão todas em Cristo! Pergunte a ele!

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”
‭‭Isaías‬ ‭53:6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.53.6.ara

As boas novas do evangelho significam que a salvação e sua manutenção não dependem do que fizermos, mas do que Cristo fez por nós! Ele já fez! Carregou sobre si as nossas iniquidades!

A maior dificuldade nossa é justamente compreender a graça de Deus! A ação do Espírito Santo na vida dos homens nos capacita a vivermos pelo amor, gratidão e fé. A identidade cristã permite nos enxergarmos como filhos de Deus, herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo, a imagem e semelhança de Deus.

Isto foi possível porque Jesus nos trouxe de volta ao estado de religamento espiritual com Deus. Sem o Espírito Santo continuamos longe de Deus, incapazes de nos relacionarmos com Ele, de adora-lo como Ele merece, e nos sentindo impotentes ainda que consigamos realizar boas obras.

A tristeza que podemos sentir na tentativa de agradar a Deus é a mesma de um filho que busca agradar ao seu pai achando que será amado apenas se fizer desenhos, tirar boas notas ou se sair bem nas atividades do dia-a-dia. Um verdadeiro pai ama seus filhos independentemente de desempenho. Ama porque vieram de si, da sua semente!

Não amar a própria semente é não amar a si mesmo. Deus nos ama também porque Ele é amor e estabeleceu todas as coisas em amor. Assim, no plano de Deus deveria haver a oportunidade de restabelecer a comunhão eterna. Em todos os tempos temos relatos da revelação de Deus aos homens, fosse pela natureza, por doutrinas recebidas do alto ou aparições sobrenaturais de Deus.

Todas, no entanto, precisam ser confirmadas por Deus através do Filho. Jesus encerra em si todas as demandas por revelações de Deus para os homens. Nenhuma delas é superior ao sacrifício que nos traz a reconciliação com Deus. Em nenhuma outra revelação há o perdão eterno ou a possibilidade de vivermos com Deus pelo que Ele fez por nós!

Assim, o evangelho de Cristo nos traz o perdão e o Espírito de filiação que nos move a vivermos como Jesus viveu entre nós. É uma caminho sem volta, caminho de transformação, uma vereda para a luz divina, a percepção das verdadeiras prioridades, da alegria eterna, da consumação das coisas temporárias, a edificação de um querer viver em adoração e harmonia com toda a criação.

Não são necessárias várias passagens espirituais pela Terra, ou pagar dívidas espirituais adquiridas pelo pecado, ou experimentar cadeias espirituais eternas porque fizemos ou não por merecer. Nada disto importa quando recebemos o perdão em Cristo! Ele gerou o perdão em si mesmo, somos perdoados e justificados diante de Deus!

Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.”
‭‭Hebreus‬ ‭10:16-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.10.16-18.ara

E também:

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
‭‭Romanos‬ ‭8:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.8.1-2.ara

Portanto, se em Jesus Cristo estamos, já não está sobre nós a condenação eterna e não tenho mais de pagar qualquer dívida de pecado. Não há carma e nem obra que me torne digno ou indigno, pois em Cristo somos justificados e nivelados diante de Deus! Esta é a justiça do Pai onde todos somos iguais perante o Senhor. Ou somos pecadores arrependidos e salvos em Cristo ou continuamos apartados de Deus e condenados à morte eterna!

Boas novas é sabermos que em Cristo já temos a solução para a nossa vida espiritual. Nada se compara à sabedoria e à justiça de Deus! Creia no Senhor Jesus e serás salvo!

Não se amarram frutos em galhos para tornar uma árvore frutífera. Por que se espera que fazer boas obras gerem pessoas santas?

Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.”
‭‭Tiago‬ ‭2:24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jas.2.24.ara

Muitas vezes nos pegamos na discussão de como proceder diante do evangelho. Temos o entendimento de que as obras não trazem salvação, mas ao mesmo tempo sabemos que estas mesmas obras são as que serão usadas no dia do julgamento para expor nossa salvação.

Ora, afinal a salvação é ou não dada pelas obras?

A resposta continua sendo não, não é, para que ninguém se glorie ao invés de identificar a graça como a origem de todas as coisas (Efésios 2,8-10).

Uma árvore boa dá bons frutos e a má, frutos ruins. Pelos frutos conheceremos a árvore, diz o Senhor (Mateus 7.17,18).

Portanto, se não formos transformados pela graça de Deus em boas árvores, nunca evidenciaremos bons frutos. Por que a graça? Pois uma árvore nasce da semente de outra árvore! Sem a semeadura, jamais teríamos sido gerados, seja em vida carnal, seja na espiritual.

Ora, se fui gerado, então o meu nascimento se deve a um processo externo que derivou na minha vida! Assim, meu nascimento não é glória minha, mas de Deus!

Portanto, sejamos gratos a Deus por quem somos ou seremos. Sejamos devotados a nos tornarmos árvores de fruto agradável, que gera sementes boas para gerar outras boas árvores. Ainda assim a terra, a luz do Sol e as chuvas são de Deus! Tudo vem dele, é por Ele e para Ele!

Assim, nosso fruto será avaliado em todo tempo, mas o fruto é consequência da qualidade da árvore. Amarre um fruto da Manga no galho de um arbusto e veja se ele se transforma na árvore Mangueira…

Sejamos coerentes com a vida que levamos. Não serão os frutos que nos tornarão salvos, mas a obra do salvo é um bom fruto e estes serão apontados no dia do julgamento.

Alegremo-nos porque Cristo nos enxerta na árvore de Deus para que possamos dar bons frutos! Esta é a nossa parte no Reino, onde poderemos frutificar para a glória de Deus e para a benção dos homens a quem Ele quer bem!

Clamemos a Deus para sermos enxertados na videira verdadeira e possamos frutificar abundantemente em Deus!

Imagem obtida em http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/o-que-usar-para-fazer-enxertia.html

Há boas novas em todo tempo, pois Deus proveu saída para nós!

Nós também temos confiança em vós no Senhor, de que não só estais praticando as coisas que vos ordenamos, como também continuareis a fazê-las. Ora, o Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.”
‭‭2Tessalonicenses‬ ‭3:4-5‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2th.3.4-5.ara

A perseverança é uma qualidade de quem é paciente. É não desistir, dando continuidade a uma atividade até momento oportuno de para-la. Se pararmos antes de atingir o objetivo então não tivemos paciência de chegar até lá.

A paciência (ou longanimidade) proveniente do Espírito Santo está conjugada de outros aspectos como a bondade e o amor. Também com o domínio próprio que nos capacita a definir as prioridades em nossas vidas espirituais. Assim, o fruto do Espírito nos fará alcançar a constância em Cristo.

Esta é uma questão fundamental, pois o fruto cresce por inteiro como uma semente quando se transforma na planta. O fruto será completo em nós para que nos tornemos como Cristo é! Sem a semente do Espírito Santo não chegaremos à imagem e semelhança prometida por Deus. Dependemos dEle para que venhamos a manifestar a Sua natureza.

Portanto, a confiança de que alguém pratica e permanecerá praticando a vida espiritual em Cristo é proveniente da revelação de que o Espírito Santo está transformando aquela vida. Que sinais mostram isto?

Novamente iremos declarar que são as expressões do fruto do Espírito descritas em Gálatas:

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.
‭‭Gálatas‬ ‭5:22-24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.5.22-24.ara

Aqui está a métrica para nos auto-analisarmos. Estas coisas crescendo em nós de maneira simétrica, ao mesmo tempo, denotam a capacitação trazida pelo Espírito em nós. Sem isto, permanecemos em nossas próprias forças e não iremos crescer como convém.

Se não estamos mais pacientes, nem benignos, nem alegres e nem sentindo mais paz que há tempos atrás, então é tempo de clamarmos a Deus pedindo pela graça da salvação em Cristo. Este termômetro espiritual aponta para uma situação de distanciamento de Deus, que nos levará à morte eterna.

A boa notícia é que Cristo nos deu a salvação e o Espírito Santo através de seu sacrifício! Temos a graça de podermos nos entregar a ele e sermos restabelecidos em Deus por toda a eternidade!

Podemos nos alegrar e nos fortalecer em Deus ainda que sejamos pecadores. Cristo morreu por nós pecadores para que pelo Espírito Santo sejamos santificados para Deus. É obra de Deus em nós, mas a decisão é nossa!

Que hoje possamos ser pacientes e continuarmos na busca contínua de nos aproximarmos desta graça eterna, olhando para o Senhor e Pai!

Aleluias! Temos um salvador! Não precisamos viver afastados de Deus, pois Ele mesmo nos proveu a saída!

De quem é a justiça para a salvação do homem?

se, de fato, é justo para com Deus que ele dê em paga tribulação aos que vos atribulam e a vós outros, que sois atribulados, alívio juntamente conosco, quando do céu se manifestar o Senhor Jesus com os anjos do seu poder, em chama de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus.
‭‭2Tessalonicenses‬ ‭1:6-8‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2th.1.6-8.ara

Vivemos com ao menos três hipóteses em nossas vidas:

1 – Nada é como nos dizem e não importa o que façamos iremos morrer e tudo acabou depois da morte;

2 – Há céus e inferno e posso trabalhar minha alma para ser merecedor do céu;

3 – Há céus e inferno e somente Deus pode nos definir como merecedores do céu.

A primeira opção faz com que tudo seja obra do acaso e que não há justiça alguma no mundo. A segunda nos faz trabalhar herculeamente em prol de nosso autocontrole e busca contínua de aperfeiçoamento em obras visíveis a nós e aos outros. A terceira nos faz depender totalmente de Deus e nos aproximarmos cada vez mais dEle.

A primeira não traz nenhuma paz, pois o mundo é caótico e sem controle da nossa parte. A segunda também não, pois somos incapazes de atingir a plenitude do que esperamos para nós mesmos nesta vida. Seriam necessárias várias vidas para vivermos até chegarmos a perguntar qual seria o parâmetro de bondade a ser atingido e quem o define! A terceira só traz paz quando enxergamos a graça de Deus pelo amor de Cristo para conosco.

É possível confiar de que a salvação vem apenas de Deus e não conseguir recebe-la. Não será trocando favores com Deus, senão cairíamos na segunda hipótese de que nossas obras nos dariam a condição de aceitação.

Jesus Cristo morreu por todos nós para que através do seu sacrifício tivéssemos plena aceitação de Deus nos céus. A questão de como viveremos na Terra após receber a salvação é resultado do entendimento de quem somos em Deus!

Um filho de Deus tem paz para entregar aos outros. Tem amor para levar a quem precisa, tem bondade para realizar boas obras, tem alegria em compartilhar suas bençãos e muito mais!

Viver na terceira hipótese nos capacita a vivermos o melhor de Deus hoje. Depender de Deus é te-lo como um eterno Pai provedor, Senhor e amigo. É obedecer com o entendimento de quem reconhece a experiência do Pai e guarda o seu coração para fazer tudo o que Ele orienta.

A terceira hipótese nos revela o Espírito Santo capacitador da graça e orientador da salvação recebida. É preciso ser salvo para ser santo e não ser santo para ser salvo!

Viver em Cristo é a mensagem do Evangelho. Qualquer coisa diferente disto é religiosidade e preceitos de homens. Não faça isto ou aquilo, não coma estas coisas, não faça nada neste dia enquanto alguém precisa de sua ajuda, etc.

Jesus já fez todas as obras necessárias para recebermos a salvação. Receber seu sacrifício é a única opção viável pela terceira hipótese. Desenvolver a salvação é a grande aventura a ser vivida pela fé! Então pergunto:

– Vamos viver pela fé em Cristo?

O tempo não nos separará para sempre. É um aspecto de nossa condição atual.

Saudai todos os irmãos com ósculo santo. Conjuro-vos, pelo Senhor, que esta epístola seja lida a todos os irmãos.”
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭5:26-27‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1th.5.26-27.ara

Será que o que temos escrito para a edificação das pessoas poderia ser lido por todos? Temos tido o zelo de transmitir o amor de tal forma que a mensagem seja universal?

Até hoje as cartas de Paulo edificam e trazem luz e ensinamento. São atemporais, pois servem nos dias de hoje como se fossem escritas para o nosso tempo!

Que legado! Paulo é certamente alguém que todos esperam conhecer depois de Jesus Cristo, Adão, Abraão e Davi! Daniel é também homem conhecido, Ester e Ruth! Ah, como será encontra-los nos céus e podermos agradecer pelas experiências que nos deixaram como trilho a seguir!

O Espírito Santo nos une pelo amor em todos os tempos e nos trará esta alegria na eternidade. Serão tempos intermináveis em conversas e novas aventuras em um universo cheio de novidades!

Hoje estamos lendo sobre os nossos passos na Terra, mas amanhã aprenderemos sobre toda a criação de Deus! Não há limites para aprendermos e o tempo não nos separa de ninguém, é só uma dimensão na percepção restrita da nossa realidade!

Logo estaremos diante do trono de Deus e tudo nos será revelado. Estejamos preparados pois não tardará, seja de uma forma ou de outra! Jesus não nos desamparará!

Somos justificados e santificados por Deus!

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará.”
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭5:23-24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1th.5.23-24.ara

A visão e ensino dos apóstolos é sempre a de que seremos transformados por Deus e não pelo nosso esforço pessoal apenas.

Quem nos santifica? O Deus da paz! Quem nos cura? O Deus da criação! Quem nos conserva para o retorno de Cristo? O Deus da salvação!

Se Deus não nos criasse, não estaríamos aqui. Se não se revelasse, não o adoraríamos. Se não expusesse os nossos pecados e a salvação em Jesus, não nos arrependeríamos.

Sem o Espírito Santo não há santidade, fruto do Espírito ou segurança da salvação em nós! Sem Deus estamos a nossa própria sorte, sem finalidade ou esperança.

Com Ele há desenvolvimento, edificação, esperança e, o mais importante, a salvação. Será loucura achar que alguns irão para um lugar de comunhão com Deus e outros para um lugar sem a graça dEle?

Onde Deus estiver ali a Sua graça será manifesta. Onde Ele não estiver não haverá consolo. Se isto é razoável de se entender então podemos considerar a possibilidade de haver um paraíso e um inferno.

Cabe a cada um buscar a verdade entregue nas escrituras e decidir crer ou não nelas. Os que confiam o chamam de fiel e justo, e esperam a conclusão da obra espiritual que ocorrerá na volta de Jesus Cristo.

Qual a sua visão a respeito destas coisas? Saiba que nossa vida espiritual depende da decisão de acreditar nestas palavras dadas por Deus mediante Cristo. Esta é a fé que salva. Se ainda não a alcançou então peça, pois Deus a entrega a todos, sem acepção de pessoas.

Deus é bom, ainda que sejamos maus. A justiça é justamente dar a todos a mesma oportunidade de arrependimento. Não ignoremos a salvação, pois só em Deus ela existe e nos traz a paz de quem foi perdoado da impagável dívida do nosso pecado!

Ajudando e sendo ajudados pelo Espírito.

Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭5:14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1th.5.14.ara

Temos variadas atividades em nossas vidas e estas são outras a serem efetuadas. Mas, para que estejamos aptos a qualquer atividade exige que nos preparemos.

Admoestar insubmissos é cutucar quem não deseja obedecer a preceitos aos quais temos nos submetido. Ou seja, não podemos ser hipócritas.

Consolar os desanimados é trazer alento aos abatidos ainda que precisemos nos fortalecer!

Ser longânimo é ser paciente em todas as circunstâncias. Paciência é, dentre muitas coisas, perseverar nas atividades que começamos. Assim, é caminhar ao lado de quem precisa, é ouvir o aflito de alma, é falar ao que precisa ter atenção até que não seja necessário.

Estas coisas são possíveis pelo Espírito Santo, pois muitas vezes estaremos justamente nestas situações e precisaremos vence-las para podermos ajudar outros.

Que nos aprofundemos no Espírito e sejamos capacitados para toda a boa obra, para conosco e as demais pessoas, em nome de Jesus!

Grande é o sofrimento de quem se afasta de Deus!

“E falou mais: Foi-se a glória de Israel, pois foi tomada a arca de Deus.”
‭‭1Samuel‬ ‭4:22‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1sa.4.22.ara

A presença de Deus é o nosso bem maior. Enquanto temos a presença de Deus temos alegria, repouso, renovo, alento, cura, paz, toda a sorte de bençãos.

Muitos querem as bençãos de Deus, mas o mais importante é estarmos com Deus. Se precisarmos de bençãos, então Ele nos dará. Não devemos ocupar a nossa mente com as demandas e necessidades, pois se estamos com Ele estas coisas nos serão fornecidas.

Assim, devemos desejar estar com Deus como damos importância àquilo que nos é mais precioso. Pela Sua pessoa é que devemos ama-lo, não pelas nossas necessidades a serem supridas.

Deus não é um gênio da lâmpada ou um supermercado que buscamos quando desejamos algo, mas é quem deve importar mais em nossa escala de prioridades por ser o nosso Criador.

Na Velha Aliança a Arca era o símbolo da presença de Deus no meio do povo. Na Nova Aliança é o Espírito Santo quem revela a Sua presença.

Paulo nos alerta:

Não apagueis o Espírito.”
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭5:19‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1th.5.19.ara

Apagar a presença do Espírito é afastar-se da glória de Deus. Não deixemos isto acontecer. Israel permitiu por várias vezes e arrependeu-se depois. Melhor é arrepender-se antes que seja tarde demais.

Jesus é quem nos recebe pelo arrependimento e nos conduzirá pelo Espírito à presença de Deus. Agora é uma boa oportunidade para isto se estivermos em caminhos que não nos levarão à presença do Pai! Basta pedir perdão. Deus está pronto para nos receber de braços abertos!

Reinar com Cristo é servir em amor!

Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua filosofia e vãs sutilezas, conforme a tradição dos homens, conforme os rudimentos do mundo e não segundo Cristo; porquanto, nele, habita, corporalmente, toda a plenitude da Divindade. Também, nele, estais aperfeiçoados. Ele é o cabeça de todo principado e potestade.”
‭‭Colossenses‬ ‭2:8-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/col.2.8-10.ara

Cristo é Deus! Não há dúvidas para serem discutidas quando se entende a Bíblia como a recebemos. Se há discussão é porque não há entendimento das escrituras.

O próprio Senhor se proclama o Alfa e o Ômega, princípio e fim de todas as coisas. O não entendimento disto impede que pessoas tenham fé nele.

A fé em Jesus Cristo é o que nos dá acesso às regiões celestiais para toda a eternidade. Sem isto estaremos a mercê de filosofias espiritualistas que nos fazem buscar o autodesenvolvimento como se pudéssemos, por nós mesmos, atingirmos um estado mais elevado.

Sem Deus não chegaremos nunca lá. Sem o criador a nos guiar e desenvolver iremos caminhar muito pouco. As filosofias ensinam muitas coisas, mas são conhecimentos para dominar partes da esfera espiritual, não a preparação para vivermos com Deus pela eternidade.

A verdade é que fomos criados para Ele e não para nós mesmos. Assim, a Bíblia nos ensina como sermos filhos e herdeiros de Deus, muito além de termos alguns “poderes paranormais”.

Em Cristo somos constituídos herdeiros do universo e estaremos governando com ele a todas as coisas! É infinitamente maior o nosso chamado bíblico do que qualquer outra filosofia possa nos dar em dimensões racionais.

A plenitude das coisas foram criadas em Cristo e estaremos com ele a governar as potestades. Que possamos entender o chamado e propósito de Deus, segundo a fé que nos é ensinada pelos apóstolos do Senhor!

E governar com Deus é amar a criação dEle! É amar as pessoas e todo o resto por Ele criados. Quem você colocaria para governar sobre as suas coisas e as pessoas que você dispõe? Alguém que deseja o melhor apenas para si mesmo ou alguém que procura trazer o benefício para todos?

Não conquistaremos a verdadeira atitude cristã pelo orgulho e a vaidade de quem quer dominar o universo, mas sim com a atitude de submissão e amor às pessoas que nos estão a cercar e que iremos servir.

Reinar com Cristo é servir em amor. Estes dominarão o universo por toda a eternidade! Estes são leais porque se deixaram transformar pelo Espírito Santo de Deus e são semelhantes ao próprio Deus! São resultado da exposição ao divino poder transformador de Deus e não a auto-suficiência de filosofias humanas…

Temos valorizado estarmos com Deus?

Senhor, Deus dos Exércitos, escuta-me a oração; presta ouvidos, ó Deus de Jacó! Olha, ó Deus, escudo nosso, e contempla o rosto do teu ungido. Pois um dia nos teus átrios vale mais que mil; prefiro estar à porta da casa do meu Deus, a permanecer nas tendas da perversidade.”
‭‭Salmos‬ ‭84:8-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.84.8-10.ara

O salmista enxergou a diferença entre estar perto e longe de Deus, entre estar na presença do Pai ou em qualquer outro lugar!

E nós? Que valor temos dado à nossa intimidade com Deus?

Naquela época, estar com Deus era ir até o templo. Com a Nova Aliança em Cristo, o templo está em cada um de nós. Somos o templo do Espírito Santo e basta orarmos para estarmos falando diretamente com Deus!

O véu de separação do local onde a Arca da Aliança ficava para o interior do templo foi rasgado de cima a baixo na crucificação de Cristo. “Tudo está consumado!” – disse o mestre! Então temos livre acesso ao Pai!

Se temos acesso e não precisamos sair de casa para falar com Deus, o que precisamos é de intimidade com Ele. Estar aos seus pés é nos entregarmos a ouvi-lo, seja por meditação nas escrituras, seja em jejuns e orações, ou fazendo a obra de amor ao próximo.

Deus está conosco ainda que não o enxerguemos. Está ao nosso alcance em qualquer circunstancia ou lugar. O que nos impede de falar com ele?

Pense em você estando ao lado de alguém o tempo todo e não recebe nem um olhar dele (dela). A pessoa sabe que você está ali o tempo todo, mas fica em silêncio e nem olha para você. Ela está lhe dando atenção?

Isto é o que fazemos com Deus quando ignoramos sua presença em nós!

É isto que continuaremos a fazer por toda a vida? Então não entendemos ainda o privilégio da presença de Deus em nós. Se é isto, então, ainda vivemos como se fôssemos desconectados ou vivendo no tempo da Velha Aliança onde ter a presença de Deus era ir para um templo de paredes…

Um pai deseja se relacionar com seu filho. Um filho se agrada de estar com seu pai. Ou entendemos a paternidade de Deus ou não estaremos nos relacionando com Ele da maneira adequada. Precisamos valorizar o Pai em nossas vidas!