As respostas estão todas em Cristo! Pergunte a ele!

Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos.”
‭‭Isaías‬ ‭53:6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.53.6.ara

As boas novas do evangelho significam que a salvação e sua manutenção não dependem do que fizermos, mas do que Cristo fez por nós! Ele já fez! Carregou sobre si as nossas iniquidades!

A maior dificuldade nossa é justamente compreender a graça de Deus! A ação do Espírito Santo na vida dos homens nos capacita a vivermos pelo amor, gratidão e fé. A identidade cristã permite nos enxergarmos como filhos de Deus, herdeiros de Deus, co-herdeiros de Cristo, a imagem e semelhança de Deus.

Isto foi possível porque Jesus nos trouxe de volta ao estado de religamento espiritual com Deus. Sem o Espírito Santo continuamos longe de Deus, incapazes de nos relacionarmos com Ele, de adora-lo como Ele merece, e nos sentindo impotentes ainda que consigamos realizar boas obras.

A tristeza que podemos sentir na tentativa de agradar a Deus é a mesma de um filho que busca agradar ao seu pai achando que será amado apenas se fizer desenhos, tirar boas notas ou se sair bem nas atividades do dia-a-dia. Um verdadeiro pai ama seus filhos independentemente de desempenho. Ama porque vieram de si, da sua semente!

Não amar a própria semente é não amar a si mesmo. Deus nos ama também porque Ele é amor e estabeleceu todas as coisas em amor. Assim, no plano de Deus deveria haver a oportunidade de restabelecer a comunhão eterna. Em todos os tempos temos relatos da revelação de Deus aos homens, fosse pela natureza, por doutrinas recebidas do alto ou aparições sobrenaturais de Deus.

Todas, no entanto, precisam ser confirmadas por Deus através do Filho. Jesus encerra em si todas as demandas por revelações de Deus para os homens. Nenhuma delas é superior ao sacrifício que nos traz a reconciliação com Deus. Em nenhuma outra revelação há o perdão eterno ou a possibilidade de vivermos com Deus pelo que Ele fez por nós!

Assim, o evangelho de Cristo nos traz o perdão e o Espírito de filiação que nos move a vivermos como Jesus viveu entre nós. É uma caminho sem volta, caminho de transformação, uma vereda para a luz divina, a percepção das verdadeiras prioridades, da alegria eterna, da consumação das coisas temporárias, a edificação de um querer viver em adoração e harmonia com toda a criação.

Não são necessárias várias passagens espirituais pela Terra, ou pagar dívidas espirituais adquiridas pelo pecado, ou experimentar cadeias espirituais eternas porque fizemos ou não por merecer. Nada disto importa quando recebemos o perdão em Cristo! Ele gerou o perdão em si mesmo, somos perdoados e justificados diante de Deus!

Esta é a aliança que farei com eles, depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei no seu coração as minhas leis e sobre a sua mente as inscreverei, acrescenta: Também de nenhum modo me lembrarei dos seus pecados e das suas iniquidades, para sempre. Ora, onde há remissão destes, já não há oferta pelo pecado.”
‭‭Hebreus‬ ‭10:16-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.10.16-18.ara

E também:

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte.”
‭‭Romanos‬ ‭8:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.8.1-2.ara

Portanto, se em Jesus Cristo estamos, já não está sobre nós a condenação eterna e não tenho mais de pagar qualquer dívida de pecado. Não há carma e nem obra que me torne digno ou indigno, pois em Cristo somos justificados e nivelados diante de Deus! Esta é a justiça do Pai onde todos somos iguais perante o Senhor. Ou somos pecadores arrependidos e salvos em Cristo ou continuamos apartados de Deus e condenados à morte eterna!

Boas novas é sabermos que em Cristo já temos a solução para a nossa vida espiritual. Nada se compara à sabedoria e à justiça de Deus! Creia no Senhor Jesus e serás salvo!