Não se amarram frutos em galhos para tornar uma árvore frutífera. Por que se espera que fazer boas obras gerem pessoas santas?

Verificais que uma pessoa é justificada por obras e não por fé somente.”
‭‭Tiago‬ ‭2:24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jas.2.24.ara

Muitas vezes nos pegamos na discussão de como proceder diante do evangelho. Temos o entendimento de que as obras não trazem salvação, mas ao mesmo tempo sabemos que estas mesmas obras são as que serão usadas no dia do julgamento para expor nossa salvação.

Ora, afinal a salvação é ou não dada pelas obras?

A resposta continua sendo não, não é, para que ninguém se glorie ao invés de identificar a graça como a origem de todas as coisas (Efésios 2,8-10).

Uma árvore boa dá bons frutos e a má, frutos ruins. Pelos frutos conheceremos a árvore, diz o Senhor (Mateus 7.17,18).

Portanto, se não formos transformados pela graça de Deus em boas árvores, nunca evidenciaremos bons frutos. Por que a graça? Pois uma árvore nasce da semente de outra árvore! Sem a semeadura, jamais teríamos sido gerados, seja em vida carnal, seja na espiritual.

Ora, se fui gerado, então o meu nascimento se deve a um processo externo que derivou na minha vida! Assim, meu nascimento não é glória minha, mas de Deus!

Portanto, sejamos gratos a Deus por quem somos ou seremos. Sejamos devotados a nos tornarmos árvores de fruto agradável, que gera sementes boas para gerar outras boas árvores. Ainda assim a terra, a luz do Sol e as chuvas são de Deus! Tudo vem dele, é por Ele e para Ele!

Assim, nosso fruto será avaliado em todo tempo, mas o fruto é consequência da qualidade da árvore. Amarre um fruto da Manga no galho de um arbusto e veja se ele se transforma na árvore Mangueira…

Sejamos coerentes com a vida que levamos. Não serão os frutos que nos tornarão salvos, mas a obra do salvo é um bom fruto e estes serão apontados no dia do julgamento.

Alegremo-nos porque Cristo nos enxerta na árvore de Deus para que possamos dar bons frutos! Esta é a nossa parte no Reino, onde poderemos frutificar para a glória de Deus e para a benção dos homens a quem Ele quer bem!

Clamemos a Deus para sermos enxertados na videira verdadeira e possamos frutificar abundantemente em Deus!

Imagem obtida em http://www.plantasonya.com.br/dicas-e-curiosidades/o-que-usar-para-fazer-enxertia.html