Julguemos as profecias, pois Deus julgará os profetas!

“Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor Deus.”
‭‭Ezequiel‬ ‭13:9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ezk.13.9.ara

Muitos declaram serem profetas de Deus, levando conselhos e direção à partir do que consideram ser a vontade de Deus para as pessoas.

Deus deixa claro que os que profetizam do seu próprio coração, sem terem a direção de Deus, não terão parte com Ele na vida eterna. A mentira é do diabo e não há comunhão de Deus e o diabo em nenhuma área.

Falar em nome de Deus é um dom, que sempre pode ser imitado. Esta exortação em Ezequiel ocorre porque muitos imitadores existem, seja por vaidade ou por ignorância.

A diferença entre o verdadeiro e o falso profeta está na origem da palavra. Se não vier de Deus ela não tem validade.

Uma profecia pode ser condicionada à obediência ou pode ocorrer independentemente. Quando há alternativas para o homem, pois cada escolha nossa leva a uma situação ligeiramente ou totalmente diferente de futuro, Deus condiciona a resposta. Quando invariavelmente as escolhas trarão o mesmo resultado, então recebemos apenas o aviso do que virá.

Se não acontecer o que Deus determinou ser incondicional, então não foi Ele quem falou! Se Ele falou, então acontecerá.

Nas profecias condicionadas, dependerá de quem recebeu, pela fé, realizar ou não. Estas são mais difíceis de sabermos se Deus falou ou não. Se fizermos e der certo, ou se desobedecermos e o resultado foi o da profecia, então Ele também falou.

O problema ocorre quando não há coerência entre a realização e o resultado. Nestas horas deveremos julgar a profecia e não o profeta, pois este será julgado por Deus e não por nós!

Estejamos atentos às profecias que contrariam o que a Bíblia nos ensina. saibamos o que é de Deus na origem. Deus não contraria a sua própria palavra e não dará profecia que venha a desviar seus filhos do caminho da eternidade!

Estejamos atentos e oremos. Na comunhão do Espírito Santo há a revelação do que é bom para nós. Sem isto, seremos alvos fáceis para ouvirmos o que desejamos e realizarmos as vontades do coração…

É tempo de ousar no Espírito Santo!

“Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”
‭‭Mateus‬ ‭18:19-20‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.18.19-20.ara

Jesus está presente onde os seus servos estão. É o Espírito Santo quem manifesta esta conexão espiritual. Sendo assim, onde houver duas ou três pessoas no mesmo Espírito, haverá a manifestação do que intentarem fazer.

Temos pedido muitas coisas e, geralmente, são pequenas em termos sobrenaturais. A cura de uma enfermidade, a abertura de uma porta de emprego, a restauração de um relacionamento, etc. Deus é poderoso para transformar céus e terras, e o coração de nações.

Precisamos dar um passo de fé e ousadia, pois nada é impossível de ser feito quando Deus atua. Qual o nosso nível de interesse em transformação? Só das nossas vidas? Já é um bom começo, mas podemos ir além.

O ir além pode vir na contramão de nossa segurança física, patrimonial e até da presença de pessoas amigas. Por isso temos um momento de decisão entre viver no conforto da prosperidade alcançada no Evangelho com o servir o Reino de maneira a transtornar o mundo.

É a diferença entre os servos que multiplicaram seus talentos para com o que enterrou o que havia sido dado a ele. Um talento era uma grande fortuna, mas ele simplesmente não desejou multiplica-lo. (Mateus 25.14-30)

Fomos chamados para realizar coisas no lugar de Cristo na Terra e ele garantiu que os que crescem nele fariam obras maiores dos que a que ele mesmo havia feito.

O que temos visto é maior do que fez Jesus? O que temos buscado fazer é mais do que ele fez? Olhemos para os nomes da fé e observemos se o nosso chamado não é o mesmo!

Que possamos acordar da sonolência e buscar fazer coisas grandes para o reino. Começa no pequeno, mas não deve parar aí!

A verdadeira alegria está em Deus!

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.
‭‭Habacuque‬ ‭3:17-19‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/hab.3.17-19.ara

Habacuque declarou esta oração que é também uma canção de louvor e adoração a Deus. Ele nos mostra que a verdadeira alegria não está nas circunstâncias passageiras, mas na imutabilidade da grandeza de Deus e seu amor!

Quando colocamos a percepção da nossa alegria nas bençãos recebidas acabamos por atrelar em coisas passageiras e que não dependem apenas de nossas motivações. Não é porque não tirei uma boa nota, ou não fui promovido, ou estou desempregado que a minha vida é ruim.

Aliás, se isto fosse a nossa motivação para servir, acabaríamos por voltar a nos escravizar ao mundo. Paulo e Silas apanharam de chicote porque estavam pregando o evangelho. Estavam tristes por isso? Não! Louvaram dentro da masmorra e um terremoto se fez ali, trazendo a oportunidade de conversão do carcereiro e toda a família dele.

Quando nosso propósito está em Deus e percebemos que Ele já prometeu aos que creem que estaremos com Ele por toda a eternidade, como perder a alegria? Se temos fé então temos alegria em Deus!

Se entendo quem Deus é na minha vida e que sou seu filho, como deixar que as aparências das situações destruam o meu entendimento espiritual?

Não importa a calamidade, seja financeira, de saúde ou de relacionamentos, há cura em Deus, há renovo no Senhor e nada permanecerá assim para sempre. Quando sabemos o nosso propósito passamos por estas circunstâncias como um soldado passa pelo campo de batalha!

Na eternidade não haverá choro, miséria, dor, tristeza ou qualquer outra circunstância ruim. Se sabemos disso, olhemos para a eternidade e vivamos aqui como quem está caminhando para lá, pela fé e não por vista.

No Espírito Santo conseguiremos viver assim, pois só pelo Espírito é que temos esta certeza espiritual. Sem ele, estaremos focando nas coisas da terra e estas vão e vem, estão e não estão, independentemente de como podemos estar com Deus.

Importa caminharmos com o Senhor, voltando para o jardim, sob os cuidados do Pai! Ali era para permanecermos. Ali há a verdadeira alegria com o Senhor!

O julgamento de Deus é certo. Ai daqueles que desviam a fé das pessoas!

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
‭‭2Pedro‬ ‭2:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.2.1-3.ara

Estamos assistindo a escândalos em várias denominações religiosas, com práticas vis e que afastam as pessoas de Cristo. A verdade não fica escondida de Deus que também mostrará aos homens, pois não ficará sem paga os que desviam aqueles que estão no caminho da salvação.

Como não ser enganado se as obras evidenciam a árvore e estas pessoas mostram boas obras? É que uma árvore boa não dá frutos maus. Ora, se somos pecadores e ainda vamos errar mesmo no caminho, como então diferenciar?

O Fruto do Espírito é como evidenciamos se uma pessoa está no caminho da salvação ou não está. O Fruto é no singular e produz nove evidências que crescem simultaneamente no que crê em Cristo.

Pois o Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23a).

Se alguém demostra amor a algumas pessoas mas é intolerante no tratamento com outras, então este amor seletivo não é o amor espiritual. Paulo nos ensina em 1 Coríntios 13 o que é o verdadeiro amor.

A paz é confiar em Deus e no controle que Ele tem das coisas. A alegria reside no crer no Deus Todo-Poderoso e não nas condições atuais de vida. Em todos os gomos a diferença entre manifesta-lo e fingi-lo é o que nos ajuda a perceber se estamos e quem está também frutificando no Espírito.

Dons espirituais como profetizar e expulsar demônios não garantem o amadurecer no Espírito. Saul e Judas manifestaram estas coisas mas desagradaram a Deus. Sem arrependimento de pecados não há transformação!

Cristo fez tudo por amor e não por vaidade. Se estamos mais preocupados em mostrar as obras do que realiza-las, então não são obras espirituais, mas carnais. Estas carnais gerarão escândalos, cedo ou tarde!

Assim, julguemo-nos a nós mesmos e analise-mos os líderes espirituais a quem estamos seguindo mediante o que as Escrituras nos ensinam. Se estiver diferente, saiamos de debaixo desta autoridade, pois estarão nos desviando do verdadeiro caminho.

Jesus Cristo tem o melhor a nos dar. Não nos tornemos mercadoria nas mãos de pessoas que na verdade não creem. Se crescem de verdade não fariam o que estão fazendo, pois Deus é amor mas também é fogo consumidor!

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! (Mateus 18.7)

Homens santos falaram da parte de Deus!

Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
‭‭2Pedro‬ ‭1:19-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.1.19-21.ara

Pedro teve esta convicção pois ouviu dos céus a voz de Deus no monte da transfiguração declarando que Jesus era o filho amado de Deus. Ali ele viu a transfiguração e entendeu a veracidade das Escrituras.

Assim também temos crido que a Bíblia é a Palavra de Deus e que é inspirada por Deus para nosso crescimento espiritual como filhos de Deus!

Nela há o conhecimento do princípio do mundo, como o homem decidiu viver por sua própria vontade e o que isto gerou de consequencias.

Nela temos o testemunho de a retos e erros de homens e mulheres que estavam a serviço de Deus e também dos que não o conheciam.

A apalavra nos mostra como a natureza humana não mudou pelos séculos, sendo tão atual seus ensinamentos que ficamos estarrecidos com a simplicidade das declarações e ensinos ali contidos.

É por isto que Pedro nos diz para ouvi-la e atende-la, pois nos trará visão espiritual nas trevas em que o mundo vive.

Jesus está descrito na Bíblia de ponta a ponta para que seja mais fácil para nós conhece-lo e segui-lo. Ele é o alfa e o omega, o príncipe da paz e maravilhoso conselheiro. É o que desceu dos céus para nos trazer vida e comunhão com Deus!

Isto está declarado nas Escrituras, pois não havia como conhece-lo durante os 6000 anos cobertos pela Bíblia.

Sejamos gratos a Deus por nos permitir conhece-lo e nos dar oportunidade de sermos restaurados ao Seu reino. Busquemos a luz do mundo, o Senhor Jesus, que nos levará a adentrar os portões celestiais!

Sejamos gratos pelas vidas que foram usadas por Deus para nos ensinar sobre Ele. Sejamos gratos por podermos nos santificar e também sermos instrumentos de Deus em nossos dias, proclamando o Evangelho da graça!

Pela Sua Palavra, Deus está conosco, Emanuel!

Desenvolver a salvação em Cristo começa quando cremos nele.

por isso mesmo, vós, reunindo toda a vossa diligência, associai com a vossa fé a virtude; com a virtude, o conhecimento; com o conhecimento, o domínio próprio; com o domínio próprio, a perseverança; com a perseverança, a piedade; com a piedade, a fraternidade; com a fraternidade, o amor.
‭‭2Pedro‬ ‭1:5-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.1.5-7.ara

Pedro nos ensina a praticarmos a vida Cristã para que não venhamos a fracassar na nossa salvação.

É interessante ler estes versos que nos propõem um modo de vida onde somos diligentes e perseverantes em amor, piedade, fraternidade, fé, domínio próprio, em tudo o que é dado através do Espírito Santo.

Ou seja, não basta ter, mas precisamos praticar. É como ter um carro na garagem e não usar, dinheiro no banco e não gastar. Não basta termos a promessa da salvação se não a exercemos!

Um santo se santifica. Um professor dá aulas. Um profissional exerce sua profissão sempre que há a possibilidade.

Ser Cristão não é poder fazer a obra de Deus, é faze-la e crescer enquanto a realiza! Sem o serviço ao próximo é como ter um diploma e nunca te-lo utilizado…

Jesus nos chamou para pegar a nossa cruz e segui-lo. É servir ao próximo e continuar a aprender com o mestre. Como um mapa do tesouro, a Bíblia só faz sentido quando estamos no caminho que ela descreve, pois para se entender a próxima pista precisamos estar no lugar certo para podermos identificar o próximo passo.

Sejamos diligentes em amar! Assim estaremos vivendo para Deus e exercendo a salvação em Cristo desde agora!

Ao invés de combater pessoas, devemos buscar a nossa transformação espiritual.

Desde aquele dia, resolveram matá-lo. De sorte que Jesus já não andava publicamente entre os judeus, mas retirou-se para uma região vizinha ao deserto, para uma cidade chamada Efraim; e ali permaneceu com os discípulos.
‭‭João‬ ‭11:53-54‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.11.53-54.ara

Jesus evitava locais onde a sua jornada poderia trazer confrontos com os líderes que desejavam mata-lo. Poderia ter feito uso do sobrenatural, mas isso não traria benefício.

Se o fizesse, daria motivos para o povo torna-lo rei e desejar que os livrasse dos Romanos. Não era este o propósito, mas de trazer libertação dos nossos próprios pecados!

O uso da força causa na humanidade o desejo de se impor contra os opositores. A luta do Cristão não é contra as pessoas, mas contra as forças invisíveis do mal. A batalha do servo de Deus é contra as hostes de Satanás que influencia os homens e mulheres que desejam ter poder na carne.

Combates espirituais são resolvidos com jejuns e orações em busca de termos uma vida santa e transformadora, capaz de influenciar outras pessoas a seguirem pelo mesmo caminho.

Sem o Espírito Santo não há como influenciar o espírito de ninguém, mas apenas a razão humana. Ora, a razão pode até trazer alguma mudança, mas será em religiosidade porque não se traduz em vida espiritual com Deus!

Adorar é buscar intimidade espiritual com Deus, não é estabelecer uma rotina religiosa. Rotina é bom, mas se não nos levar à comunhão no Espírito não terá proveito para nós.

Jesus levou seus discípulos com ele e os ensinou em todo tempo, mostrando-lhes as obras de Deus. Um deles não enxergou o verdadeiro valor e não foi transformado. Judas traiu porque viveu pela razão e isto acontecerá com todos os que assim fizerem com o Evangelho.

É tempo de arrependimento e busca espiritual. O mundo deseja matar a nossa fé e não temos que lutar contra as pessoas que não entendem os valores Cristãos. Precisamos é viver para Deus e influenciarmos o mundo com a fé que gera amor em nossos corações!

Viver sob a soberania de Deus é ter vida eterna!

Novamente, se retirou para além do Jordão, para o lugar onde João batizava no princípio; e ali permaneceu. E iam muitos ter com ele e diziam: Realmente, João não fez nenhum sinal, porém tudo quanto disse a respeito deste era verdade. E muitos ali creram nele.
‭‭João‬ ‭10:40-42‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.10.40-42.ara

João Batista era a voz que clamava no deserto preparando o ministério de Jesus. Ele batizava com água e declarou que aquele que era maior que ele viria e batizaria com o Espírito e com fogo, sendo ele mesmo indigno de tirar as sandálias de Jesus.

Ora, o povo reconheceu que João era profeta e viu os sinais que Jesus praticou no meio deles. Isto permitiu que muitos pudessem chegar e crer em Jesus Cristo!

Profetas apontam o pecado e direcionam para aquele que pode perdoar pecados, Jesus! Evangelistas ensinam quem é Cristo, mostrando que ninguém é bom ou sem pecados.

Não importa o ministério do Cristão, todos são chamados a mostrar Cristo ao mundo, sendo luz e sal. João fez a sua parte e hoje somos chamados a fazermos a nossa.

Sempre haverá pessoas precisando do perdão divino e que nunca ouviram falar do amor de Deus. Conhecem o castigo, mas não sabem que onde abundou o pecado superabundou a graça!

Jesus veio ao mundo enquanto todos nós sendo ainda pecadores. O projeto de resgate da humanidade está a pleno vapor e nada vai interferir nos planos de Deus. O que pode acontecer é nos fecharmos à graça e buscarmos por nosso próprio mérito.

Não há mérito algum para o homem porquanto tudo vem de Deus. Se não entendermos isto continuaremos brigando com Deus para sermos nosso próprio salvador. Seremos nossos ídolos, incapazes de nos transformar a nós mesmos.

Que haja sensatez e abertura dos nossos olhos espirituais. Sem o perdão de Deus estaremos prosseguindo para a morte eterna. Isto não precisa ocorrer, pois Jesus já estabeleceu seu batismo no Espírito que nos concede a liberdade para que não queiramos mais pecar, mas viver sob a soberania de Deus!

Quem nos dá apoio espiritual?

Aquele, porém, que entra pela porta, esse é o pastor das ovelhas. Para este o porteiro abre, as ovelhas ouvem a sua voz, ele chama pelo nome as suas próprias ovelhas e as conduz para fora. Depois de fazer sair todas as que lhe pertencem, vai adiante delas, e elas o seguem, porque lhe reconhecem a voz; mas de modo nenhum seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.
‭‭João‬ ‭10:2-5‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.10.2-5.ara

A quem temos seguido ou dado ouvidos? A este temos dado a honra de nos pastorear. Seja um “influenciador”, um político, um líder religioso ou qualquer pessoa a qual fazemos tudo o que ela diz para fazermos.

Se não temos ninguém assim em nossas vidas, então não seguimos a ninguém e somos donos do nosso próprio destino.

A fé Cristã deposita em Cristo, a Palavra viva de Deus, toda a confiança. Somos chamados a vivermos a partir de tudo o que está escrito para nós. Temos a oportunidade de seguirmos o mestre em todos os caminhos, se ouvirmos a voz dele e obedecermos.

Já dissemos aqui que receitas de bolo seguidas pela metade são desastrosas. Assim é quando seguimos apenas uma parte dos ensinos de Cristo.

Do que adianta dizer que amo o meu próximo se não me importo com ele? Como ter fé em Deus sem confiar que a Palavra deixada não é 100% verdade? Como buscar o milagre da cura em Cristo se não confio que ele é o Filho de Deus? Como buscar a salvação em Jesus Cristo se acredito que outras pessoas que já morreram podem interceder por nós diante de Deus?

Se Jesus é o meu pastor, então ele deve ser meu único pastor. Seguir a vários pastores é seguir filosofias diferentes e que entrarão em conflito. Se hora eu sigo uma, hora outra, então eu não sigo nenhuma e faço o que eu desejo. Sou o meu próprio pastor.

Jesus é o bom pastor e devemos ouvi-lo e somente a ele se dizemos que somos Cristãos. É hipocrisia e mentira querer ser chamado ou dizer-se Cristão e não seguir a Cristo.

Podemos até errar o caminho enquanto estamos buscando segui-lo, mas se estamos mesmo fazendo isto, de todo o nosso coração, então seremos encontrados por ele, pois não perde nenhuma das ovelhas que são suas!

Tomemos uma posição e confiemos no autor e consumador da fé! Caminhemos no Evangelho de Cristo e estaremos sobe a cobertura espiritual de Deus.

Na nossa própria força, ou no caminho de outros, quem nos dará apoio espiritual?

Quem pode ressuscitar? A que morte nos referimos?

És maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem, pois, te fazes ser?
‭‭João‬ ‭8:53‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.8.53.ara

A morte não pôde conter Jesus, pois não há pecado nele! Todos os homens morrem, não importando seu nível espiritual atingido, pois ainda esta carne não é aperfeiçoada no amor de Deus.

Jesus é o único que desceu dos céus, mostrou o caminho para Deus, morreu em nosso lugar, ressuscitou e está à direita de Deus. Ainda, nos tornou aptos a recebermos o Espírito Santo ao crermos em sua obra redentora. Todos os demais profetas e líderes religiosos estão mortos, aguardando o dia do julgamento.

Cristo está vivo e será o juiz das nações, quando abrirá os livros dos atos de cada um de nós. Hoje ele é advogado, nos ajudando em nossos delitos, a alcançarmos o perdão divino, mas se tornará juiz de todos.

Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
‭‭João‬ ‭8:58‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.8.58.ara

Tudo se fez através dele, pois é o verbo de Deus! É Deus e esteve entre nós como homem, sofreu conosco, mas tem toda a autoridade nos céus e na terra!

Quem é Jesus em nossas vidas? Um profeta? Um personagem de história? Uma invenção dos religiosos? É Deus que encarnou para nos mostrar o caminho da redenção?

Nosso futuro na eternidade depende desta resposta. Importa termos certeza do que acreditamos. Não respondamos apenas repetindo o que ouvimos a respeito dele. Conheçamos Jesus e, então, respondamos com sinceridade a esta pergunta essencial.

Ressurreição é passar da morte para a vida, tendo o corpo glorificado, uma nova consistência. Não é encarnação, pois esta carne não herdará o céu. Não somos aperfeiçoados nesta carne, mas quando nos desligamos dos seus desejos, morrendo nesta vida carnal e nascendo na espiritual!

Não será tirando a nossa vida, nosso fôlego, mas servindo ao próximo por amor, crucificando os nossos desejos. Quem nos ensina estas coisas? Quem poderá nos guiar até a eternidade? Quem nos deu a ressurreição por herança?