A autonomia do homem é fruto da soberania de Deus!

De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti. Bendito és tu, Senhor; ensina-me os teus preceitos.
‭‭Salmos‬ ‭119:10-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.119.10-12.ara

O salmista externa o seu apreço aos preceitos de Deus, seus mandamentos, a sua palavra! Chega a dizer que as guardou dentro do coração, internalizando a vontade de Deus para não se desviar do caminho.

A vontade de Deus para o homem é que todos sejam salvos e abençoados. Na sua soberania permitiu que o homem decidisse aceitar ou não seguir pelos seus preceitos. Logo no início Adão e Eva decidiram não seguir, perdendo a comunhão e muitas outras bençãos de Deus.

A soberania de Deus fez com que determinasse que não seríamos todos robôs na criação, mas seres pensantes e com autonomia. Nos fez como a Sua imagem e semelhança, poder de nos auto-determinar.

Muitos hoje criticam e questionam a Deus por que Ele nos deu esta autonomia já sabendo que iríamos decidir contra os seus preceitos. Este pensamento questiona a sabedoria de Deus e até a Sua benevolência, colocando na “conta” dele todo o mal que a humanidade pratica.

Ora, se eu educo meus filhos, dando-lhes toda a educação possível, e eles decidem praticar o mal, sou eu o responsável? Não mostrei o que era certo? Não lhes proporcionei o meu melhor? Se não lhes der opção de escolha, mas decidir tudo por eles, serei mais justo por isso? Quem estaria vivendo na verdade?

Somos responsáveis por nossas ações e não adiantará transferir a culpa para ninguém. Adão culpou Eva que culpou a serpente e acabaram todos saindo da presença de Deus. Com maiores poderes de decisão aumentam as responsabilidades.

Um adulto é responsável pelas suas atitudes e escolhas. Como as tomaremos? Pela experiência dos demais que não buscam a Deus? Se não mudarmos o processo não mudaremos nossos resultados! Somos todos iguais e as saídas dependerão das mudanças processuais que são modificadas quando conheço o que Deus planejou para nós.

O homem precisa buscar a Deus para manter um relacionamento com quem pode nos direcionar nas diversas etapas da vida. Este relacionamento começa na meditação das Escrituras, pois são as palavras de Deus para nós! Se buscarmos ouvi-lo de todo o nosso coração não erraremos, pois Ele estará conosco, nos guiando como o Bom Pastor!