Conhecimento sem sabedoria leva ao pre-conceito!

Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina. Assim diz Deus, o Senhor, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.
‭‭Isaías‬ ‭42:1-8‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.42.1-8.ara

No Evangelho de Mateus, capítulo 12 e versículo 17 o evangelhista destaca em Jesus o cumprimento desta passagem de Isaías, pois Cristo havia deixado a cidade e as pessoas o seguiram, foram curadas de todas as enfermidades e foram orientadas por ele que não fizessem propaganda do ocorrido. Jesus não queria movimentos políticos, atenção demasiada nos sinais que realizava, tão somente queria expor a graça de Deus para as pessoas.

Isaías, contudo, profetizou que isto chegaria aos gentios e estes é que mais se beneficiariam pelo Servo do Senhor. Jesus não foi recebido pelo povo judeu, mas os gentios o receberam e se tornaram a igreja. A luz veio ao mundo e os que estavam em trevas a viram. No entanto, os que desconheciam as promessas é que se achegaram a luz, enquanto os que conheciam se afastaram dela. Este mistério é resolvido quando entendemos que conhecimento é diferente de sabedoria!

A sabedoria usa o conhecimento para reforçar um fundamento, mas o conhecimento sem sabedoria nos leva a pré-conceitos, vida superficial e ignorância espiritual. Quantas vezes sabíamos que algo não estava certo e não nos importamos em ver e/ou participar? Isto é ter ciência e não ser sábio. O sábio se afasta do problema, pois é sensato. Ter conhecimento não significa possuir sensatez, apenas teve acesso à informação. Sabedoria é saber fazer bom uso do que aprendemos!

Assim, os gentios foram sábios enquanto os judeus foram considerados insensatos por Jesus. Ele veio para cumprir as promessas sobre o povo judeu, mas estes queriam um messias político e militar, não alguém que iria trazer o Reino de Deus aos corações. O que é melhor, combater uma nação poderosa com a força ou transformar o coração e a mente das nações em prol da paz e do respeito mútuos? O sábio buscará a segunda opção, enquanto o que só possui conhecimento dirá que a melhor defesa é o ataque contra o inimigo.

Jesus veio nos ensinar que não somos inimigos entre nós, veio nos libertar da necessidade de nos defendermos o tempo todo, pois irmãos espirituais se ajudam e não se matam, perdoam-se ao invés de entrar na justiça por ter sido ofendido, estendem a mão ao invés de pisar sobre as de quem está a cair no abismo. Cristo veio trazer luz a um mundo corrompido e sairá vitorioso porque o Pai está providenciando a destruição dos verdadeiros inimigos nossos, as potestades espirituais que trabalham contra as nossas vidas.

Deus não compartilhará a sua honra com nenhum ídolo e todos saberão que só há um único Deus e Pai dos que creem em Jesus Cristo. A terra estremecerá e os tidos conhecedores da verdade do mundo não poderão dizer que não souberam a respeito do Filho, pois o Evangelho terá sido pregado em todo o mundo. O tempo se abrevia e nos alegramos em ver os sinais do retorno do Senhor! Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Busquemos a sabedoria, pois é vida para nós e presença de Deus em nossos caminhos. Deixemos de perseguir a pura ciência sem experiência com Deus, pois falar do que não conhecemos é construir muros de pre-conceito ainda maiores do que já existem em nossas mentes e corações. Creiamos na missão do Filho, pois veio para nos libertar e nos levar ao Pai e recebermos a filiação celestial!

O temor do Senhor é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino.
‭‭Provérbios‬ ‭1:7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/pro.1.7.ara

Ano 2#70