Somos amigos de verdade?

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer.
‭‭João‬ ‭15:13-15‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.15.13-15.ara

Amigo é aquele com quem temos relacionamento advindo de algum interesse comum, seja do trabalho, hobby, esporte, estudo ou mesmo de encontros para alguma atividade física ou social.

Podemos contar com nossos amigos até que se mostrem não confiáveis, mas sempre esperamos o melhor deles. Amigos tem mais influência em nossas decisões do que familiares e pessoas a quem devemos honra, porque entendemos que querem o nosso bem. Há aqui um engano, pois amigos são pessoas que podem errar e nos levar ao erro, ou nos atingir com atitudes imaturas, mas sempre esperamos o melhor delas!

Jesus nos chama de amigos e espera o melhor de nós. Quantas vezes o negamos? Quantas vezes não atendemos ao seu chamado? Quantas vezes dissemos não aos seus conselhos? Quantas vezes fizemos do nosso jeito e não ajudamos algo que ele nos havia pedido para fazer?

Jesus chamou Judas Iscariotes, o traidor, de amigo e a todos nós ele deu sua própria vida para que possamos encontrar a verdade do evangelho, de que pelo Espírito Santo é possível amar a ponto de dar nossas vidas pelos amigos! Pedro teve uma segunda chance e todos nós também temos. Se formos verdadeiramente amigos dele faremos o que ele nos pede, pois sabe todas as coisas e deseja o melhor para todos nós.

Jesus é o melhor amigo e dele podemos seguir todos os conselhos sem ter medo de sermos traídos. Na dificuldade da obediência enxergaremos a mão amiga, ainda que esteja segurando a nossa mão em um corredor da morte. Jesus nos chama de amigos para que sejamos amigos de outras pessoas também, a começar por nossos entes queridos.

Amigos podem escolher com quem andar, mas nunca escolher pelo seu amigo. Podemos falar do que gostamos, mas não gostar por nossos amigos. Ainda que tenhamos ideias parecidas não seremos unânimes em todas as coisas e precisaremos respeitar as diferenças. Amigos possuem respeito e consideração, gozam de certa confidencialidade e trabalham para que o outro cresça em todas as áreas. Amigos influenciam os amigos.

Somos ensinados por Jesus a conhecer o Pai, pois Ele é o maior tesouro que podemos ter. Por isso o evangelho é compartilhado por amigos, pois traz salvação, paz, cura e esperança para toda a vida. Viver o evangelho é dar a vida pelos amigos, é também saber perdoa-los quando nos ofendem e erram contra nós. Portanto, sejamos amigos de Cristo e nos tornemos amigos de verdade para com os nossos amigos! Amemos sem hipocrisia!

Ano 2#143