Pela fé conhecemos o cuidado de Deus!

E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?
‭‭Mateus‬ ‭6:28-30‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/mat.6.28-30.ARA

Nossa fé é o recipiente que usamos para receber de Deus as bençãos, ferramentas e dons espirituais. Jesus nos diz que a nossa fé é pequena, pois acessamos uma porção muito pequena do que Deus preparou para nós.

O certo é que a razão puramente carnal ocupa grande espaço em nossas mentes, deixando pouco espaço para a fé. Onde uma termina, a outra começa! Alguns tem uma grande fé e vivem por ela, esquecendo que Deus dá a ferramenta e a direção de como usa-la, sendo que, algumas vezes, somos nós que a utilizaremos. Ou seja, temos nas mãos espirituais a solução e ficamos esperando que Deus faça tudo. Outra vez queremos fazer tudo enquanto Deus já resolveu a questão, mas queremos do nosso jeito.

Os lírios do campo crescem com as estações e chuvas, com a fertilidade do solo, de acordo com o que recebem de Deus. Não têm como gerar a luminosidade do sol, ou fazer a chuva cair, nem mesmo melhorar a qualidade do solo. Não importa, onde estiverem eles irão prosperar pelo que receberam, pois irão crescer na direção do sol e se espalharão onde espaço houver.

Temos acesso às bençãos espirituais em Cristo e, por ele, o Espírito Santo que nos edifica, consola e ensina. Nossa parte é crescer a partir do que está à nossa disposição, e isto é mais que suficiente. Se precisarmos de mais, já está ao nosso alcance! Que desculpas estamos dando? Governo? Pandemia? Família? Nada disto pode nos impedir de orarmos e acessarmos o reino espiritual. É disto que Jesus está falando aqui, e não devemos usar das questões humanas para colocar impedimento nas celestiais.

Nossa fé será pequena sempre que olharmos com os olhos da carne e crescerá quando olharmos para Deus! Não há limites para o Construtor do universo, o Todo-Poderoso, o Pai que chama a todos a serem seus filhos, através de Cristo! Este passo de fé, em crer em Jesus, é o hall de entrada para os demais passos que precisamos dar para termos uma vida espiritual desenvolvida. Seguindo a Cristo seremos desafiados a caminhar sobre as águas, a curarmos enfermos, a trazer a existência o que não existe, a proporcionar palavras de edificação que produzirão pontes em relacionamentos.

Estamos preocupados com o que vestir? Deus tem muito mais para nós hoje! Pela fé teremos muito mais do que beber, comer ou vestir, teremos uma vida espiritual plena, que nos capacita a irmos muito além do que nossos olhos nos permitem alcançar. Mas, se ficarmos olhando para o que está acontecendo à nossa volta iremos fixar os olhos nas dificuldades, como Pedro fez ao andar sobre as águas. Ao andarmos pela fé precisaremos perseverar. Estaremos em situações desconhecidas e fora do nosso controle racional. Se sairmos da fé nos sentiremos pior que antes, pois estaremos em uma posição em que não sabemos sair ou o que fazer, e ainda mais dependentes da ajuda do Senhor!

Quem anda por fé não tem outra opção senão continuar pela fé! Isto é uma vantagem, pois nos força a crescermos no caminho da dependência de Deus. Também significa entendermos quando fazer e quando não fazer, quando calar e quando falar. Nossa parte é crescer, enquanto Deus nos dá as condições para fazê-lo! Não invertamos os papéis, pois estaremos trazendo ansiedade para as nossas vidas.

Ainda que não sejamos os lírios dos campos observemos como Deus cuida deles. Somos cuidados pelo Senhor e devemos crescer e evidenciar a nossa natureza espiritual de maneira plena. Lírios possuem cores e perfume e nós também! Pela fé espalharemos o bom perfume de Deus!

Ano 2#152