O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a julguem demorada. Pelo contrário, ele é paciente com vocês, não querendo que ninguém pereça, mas que todos cheguem ao arrependimento. 2Pedro 3:9 NAA
https://bible.com/bible/1840/2pe.3.9.NAA
Somos ansiosos por natureza. Difícil esperar o tempo certo. Assim também é para a salvação. Enquanto muitos desejam que Cristo volte logo, Deus aguarda que pessoas sejam salvas. Seu amor impede que a pressa execute a justiça.
Jesus está voltando. Cada dia está mais perto. Não sabemos quando virá para buscar a sua igreja, mas será no tempo certo. Quando entendemos o propósito de Deus passamos a ter mais paciência, pois enxergamos graça e misericórdia.
Tais predicados exigem que tenhamos sabedoria para exercê-las para com os outros. Perdão é uma prática de podermos continuar nossas vidas sem carregarmos o peso de executarmos nossa justiça. É deixá-la de lado, não imputando mais culpa a quem nos prejudicou.
Isto quer dizer que não iremos mais atrás do faltoso para lhe cobrar a dívida, pois não a consideramos mais. Deus perdoa pecados e continua fazendo por sua longanimidade e bondade, além da sua soberania. No entanto, chegará a hora em que exercerá justiça. Há limites para a humanidade.
Que possamos aprender com o Senhor a sermos misericordiosos, esperando um pouco mais quando alguém errar conosco. Melhor é a restauração de um relacionamento que a execução da nossa justiça própria!