Nosso coração é purificado através da fé, na graça vinda em Jesus Cristo!

“Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.”
‭‭Atos‬ ‭15:7-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.15.7-11.ara

Pedro estava defendendo Paulo na questão da salvação pela fé em Cristo ao invés da salvação por obras da Lei de Moisés. Ora, Pedro foi o primeiro apóstolo a ser usado para levar o Evangelho aos não judeus, tendo visto o Espírito Santo descer sobre a casa do centurião Cornelius (Atos 10), onde batizou a todos também.

Muitos hoje colocam a obrigação das obras para que alguém seja considerado justo. Mas, pelos apóstolos podemos aprender que, pela fé em Cristo, recebemos o Espírito Santo. Somente pelo Espírito é que somos transformados a cada dia a ponto de cumprirmos a vontade de Deus. Assim, as obras são a consequência da salvação e não a causa.

Os apóstolos não criaram barreiras, exigindo sacrifícios, manutenção financeira ou qualquer outra atividade de guardar dias como pré-requisito para sermos salvos, mas crer na obra do Cordeiro e entregar nossas vidas a ele!

Ao olharmos para as nossas obras veremos nosso pecado e a necessidade de salvação. A boa notícia é que se nos reconhecemos pecadores e pedirmos perdão à Deus através do senhorio de Cristo, estaremos salvos para a eternidade. Não importa pelo que passaremos, pois a morte física já não tirará a comunhão com Deus!

Se você não tem certeza da sua salvação, ore agora e entregue sua vida para Cristo. Há uma festa nos céus para todo pecador arrependido que crê no Senhor (Lucas 15.7)!!

Creia entregue-se, pois Deus é bom e você o verá na Sua glória!

A ousadia da fé agrada a Deus!

“Em Listra, costumava estar assentado certo homem aleijado, paralítico desde o seu nascimento, o qual jamais pudera andar. Esse homem ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos e vendo que possuía fé para ser curado, disse-lhe em alta voz: Apruma-te direito sobre os pés! Ele saltou e andava.”
‭‭Atos‬ ‭14:8-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.14.8-10.ara

Se um homem que não tinha solução para sua vida, pois era aleijado há 2000 anos atrás, tinha fé suficiente para ser curado (pois cria que poderia receber cura milagrosa), quão mais fácil para nós cremos hoje?!

Às vezes o contrário acontece. Ficamos a mercê da ciência porque agora já haveria meios para o homem mesmo trazer a cura. O impedimento passou a ser a conta no banco. Ora, se Deus cura não pode também trazer o recurso?

Para quem tem fé nada é impossível! Jesus Cristo disse ao pai do menino, que rolava no chão endemoniado, que tudo é possível ao que crê! O que não crê só vê a derrota, o gigante, o problema. Não há solução, tudo vai dar errado…

O que precisamos é saber o nosso propósito e o que podemos fazer para a glória de Deus. Se pensar apenas em mim, e já disse isto antes, posso estar satisfeito pelo que já tenho. Mas, se olhar meu propósito de abençoar outras vidas, possivelmente nunca será o suficiente, pois há sempre quem precisa.

Mais um milagre foi contabilizado pela fé do que não tinha nem poderia. E nós? Vamos permanecer paralíticos ou vamos orar e clamar com fé para aquele que nos criou e nos chamou para sermos suas testemunhas?

Que neste dia nos lembremos que Deus pode mudar a história de qualquer pessoa que, pela fé, deseja surpreende-lo na sua geração!

Sejamos ousados em Deus, sabendo que aquilo que agrada ao SENHOR é justo e deve ser pedido com fé!

As dificuldades são passageiras! Busquemos em Deus as soluções!

“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.”
‭‭Salmos‬ ‭128:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.128.1-2.ara

Pelas mãos de Deus encontraremos saída para as dificuldades. Sim, mesmo nas calamidades iremos encontrar uma saída, ainda que tenhamos de passar por aflições durante um tempo.

Nossa vida deve ser vista como um projeto divino de longo prazo, pela eternidade, mas em cada dia uma decisão de buscar a Deus será necessário.

O que importa é enxergarmos que perdas e ganhos neste mundo são diferente das perdas e ganhos da eternidade. Uma perda financeira aqui não necessariamente é uma perda espiritual, pois pode ter sido em favor de alguém. Entendamos como investimento naquela vida!

Não é assim na educação de nossos filhos? Não pagamos alimentação, livros e até mensalidades? É perda ou investimento? Assim é no Reino de Deus quando nos dedicamos a algo que não rende dividendos, mas abençoa vidas.

Pensemos assim: meu trabalho me permite comer, vestir e sustentar a família. Feliz já sou! Se ainda me permite ajudar alguém mais, sou próspero se o fizer! Melhor é dar do que receber!

Agradeçamos por aquilo que Deus nos dá e busquemos nEle a saída para as nossas dificuldades. Fazendo assim, nos alegraremos em nossa caminhada em todo tempo. Que as bençãos de Deus lhe alcancem neste dia, em nome de Jesus Cristo!

Adoremos em todo o tempo e lugar!

“Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor.”
‭‭Salmos‬ ‭122:1‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.122.1.ara

Nos dias presentes a Casa do Senhor precisa ser a nossa casa pois, em atendimento às autoridades e pelo zelo pelas vidas, estamos fazendo apenas assembleias (cultos e reuniões) online.

Se esta é a condição, cada lar pode se tornar uma igreja, um ministério. Está nas nossas mãos o orarmos juntos em família. Já não depende da assembléia agendada todos os Domingos ou durante a semana.

Onde está o nosso compromisso? Em atender uma agenda social ou o chamado para prestarmos um culto ao SENHOR?

Quando podíamos frequentar o prédio da igreja livremente o fazíamos por qual motivo? Por que pai e mãe iam? Para não ouvir reclamação durante o resto da semana? Por que o pastor ia perguntar?

Agora que não podemos ir chegou a hora de percebermos a nossa verdadeira motivação! O que se alegrava em ir para a Casa do Senhor, por causa do SENHOR, deve estar um pouco triste, mas buscando gerar a mesma oportunidade de louvar em casa.

A verdadeira igreja não é a que se reune no templo, mas a que louva a Deus em qualquer lugar e circunstância. É a que busca adora-lo em espírito e verdade.

Temos a oportunidade de olharmos para nós mesmos e nos concertarmos diante do Pai. Basta tocar no Filho que nos foi dado para que nossos pecados sejam perdoados!

Arrependei-vos pois está próximo o Reino dos Céus, disse Jesus Cristo! Temos a certeza de que a cada dia que passa o tempo se aproxima e continuamos não sabendo quando será. Mas sabemos que ainda dá tempo de nos arrependermos e buscarmos humildemente por aquele que nos ama enquanto pecadores.

Oremos e busquemos mesmo em casa, pois somos o templo do Espírito Santo e esta deve ser a nossa alegria! Cuidemos uns dos outros, clamemos uns pelos outros e adoremos a Deus!

As misericórdias de Deus são para todos os habitantes da terra!

“Com isso, desgostou-se Jonas extremamente e ficou irado. E orou ao Senhor e disse: Ah! Senhor! Não foi isso o que eu disse, estando ainda na minha terra? Por isso, me adiantei, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus clemente, e misericordioso, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.”
‭‭Jonas‬ ‭4:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jon.4.1-2.ara

Deus é paciente e está esperando que as pessoas reconheçam seus erros e peçam perdão. Sim, o comportamento da humanidade não é bom e não precisa ser Cristão para ver isto. Todas as crenças, independentemente de crerem em um deus ou no Deus Todo-Poderoso, reconhecem que precisamos nos adequar a uma vida menos egoísta e mais preocupada com o bem estar geral.

Jonas não foi diferente de nós, mas conheceu a benignidade de Deus como nenhum outro a ponto de não querer exerce-la na vida de seus inimigos! Não desejava que Deus perdoasse um povo mal, mas que deixasse que permanecessem na maldade para terem a justiça contra eles.

Muitos hoje podem estar desejando que a ira de Deus venha mesmo a um mundo onde muitos distribuem drogas, fortalecem a prostituição, onde reina a corrupção, mas a verdade é que ninguém é bom e todos precisamos das misericórdias de Deus!

É tempo de arrependimento para todos nós, alguns mais e outros menos, mas saber que o bem pode ser feito e não fazê-lo também é pecado de omissão diante de Deus!

As misericórdias de Deus se renovam a cada dia e são a razão de ainda não termos sido destruídos da face da terra (Lamentações 3.22). Mas, tudo tem limite e um dia a conta virá sobre todos os que aqui habitam. A responsabilidade é de todos, assim como a oportunidade do arrependimento também. Deus é justiça e amor!

Que estejamos sempre atentos às oportunidades que Deus nos dá. Jesus é o caminho que nos traz o Espírito que aviva e capacita a nos transformarmos em vidas agradáveis ao Pai! Creiamos todos e obedeçamos, para a glória de Deus!

O amanhã pertence a Deus, ou não foi assim que aprendemos?

“Não conte vantagem a respeito dos seus planos para o futuro, pois você não sabe o que vai acontecer amanhã.”
‭‭Provérbios‬ ‭27:1‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/pro.27.1.ntlh

Não conseguimos dominar os acontecimentos futuros. Há quatro meses atrás ninguém pensaria em ficar dias inteiros em casa sem ser de férias. Hoje não podemos fazer festa de casamento e nem mesmo nos despedirmos dos que estão morrendo. Há quem seja impedido de trabalhar e todos se perguntam o que será que vai acontecer amanhã?

Por que antes de tudo isto pensávamos diferente? Nunca tivemos o amanhã. A Bíblia sempre nos ensina para pedirmos de Deus a compreensão do tempo em que vivemos e o que devemos fazer para enfrentarmos o hoje!

Estamos aprendendo a duras penas que não somos quem está no controle de tudo. Deus está! É para Ele que devemos correr e pedir ajuda. Na segurança de Deus estaremos sim enxergando o que nos aguarda.

Portanto, que neste momento nos sujeitemos à Sua vontade. No amor de Deus olharemos as circunstâncias de outra forma. O que devemos fazer então? Não olharmos para nós mesmos, mas para os que estão à nossa volta.

Ao olharmos para quem está conosco enxergaremos os planos de Deus! Ele pensa no coletivo enquanto nós pensamos no individual.

Não posso fazer o que você precisa fazer pela sua família e sua vizinhança, mas posso fazer pela minha. O que serve para mim não necessariamente serve para você. Então, não te julgo pelas suas decisões e espero que não me julgues pelas minhas.

Tempo de cuidar dos nossos, sabendo que somos os responsáveis por eles em primeiro lugar. Peçamos sabedoria a Deus e então façamos a nossa parte.

Que o Todo-Poderoso nos ajude nas difíceis decisões que iremos tomar nesses dias. Oremos e confiemos naquele que enviou o Filho para nos trazer um relacionamento profundo com Ele!

De quem é o Reino de Deus?

“Então Jesus chamou as crianças para perto de si e disse: — Deixem que as crianças venham a mim e não proíbam que elas façam isso, pois o Reino de Deus é das pessoas que são como estas crianças.”
‭‭Lucas‬ ‭18:16‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/luk.18.16.ntlh

No Reino de Deus não há malícia, não há maquinação do mal. Nossos pensamentos devem estar na vontade de estarmos juntos, desenvolvendo atividades que fortalecem a comunhão e a unidade.

Crianças sabem que estão protegidas pelos seus pais e dependem deles para tudo, enquanto se capacitam no crescimento natural. Até a maturidade estão sob a dependência emocional e financeira deles.

Deus é o Pai que cuida de todos os Seus filhos. Nem todos são filhos de Deus, mas todos são criaturas. Todo o que crê em Cristo se torna filho de Deus, herdeiro e co-herdeiro das promessas de Deus.

O Pai deseja cuidar de todos, por isso enviou Jesus Cristo, para que todo aquele que nele crer tenha a vida eterna (João 3.16), por amor!

Foi Deus quem se reaproximou de nós que estávamos afastados por causa do pecado. Crianças aprendem com os seus erros mais facilmente e desejam agradar os pais. Fica triste quando erra e pede desculpas clamando por um abraço!

Neste tempo onde estamos esperando o mundo retornar ao ritmo normal, precisamos recobrar este comportamento. Um pai amoroso quer o melhor para seu filho. Aproveita o tempo para estarem juntos e direcionar o futuro da criança.

Ouçamos a voz de Deus para as nossas vidas. Não sejamos desobedientes e rebeldes, mas filhos obedientes e que se deixam ser embalados, cuidados e ensinados pelo Pai maravilhoso!

Quem tem o Filho tem o Pai. Tempo de arrependimento e entrega. Tempo de ouvir a voz de Deus e caminhar com Ele! Tempo de abraça-lo e descansar no Seu colo!

Tenhamos um dia de vitória, em nome de Jesus Cristo!

Onde está o Reino de Deus? Como o percebemos?

“Alguns fariseus perguntaram a Jesus quando ia chegar o Reino de Deus. Ele respondeu: — Quando o Reino de Deus chegar, não será uma coisa que se possa ver. Ninguém vai dizer: “Vejam! Está aqui” ou “Está ali”. Porque o Reino de Deus está dentro de vocês.”
‭‭Lucas‬ ‭17:20-21‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/luk.17.20-21.ntlh

Creio que nunca foi tão fácil entender esta passagem. Vírus são coisas invisíveis aos nossos olhos, mas causam um impacto enorme em nossas vidas.

O Reino de Deus é espiritual e também não pode ser visto pelos olhos humanos. No entanto, a presença do Espírito Santo gera transformações no indivíduo de forma que seu comportamento mudará.

O Reino de Deus não traz males a nós. Em termos espirituais, constrói no indivíduo um caráter daquele que busca os interesses do coletivo ao invés do individual. Proporciona o interesse de ajudar antes de ser ajudado, de dar antes de receber, de amar antes de ser amado.

Portanto, haverá sim transformações físicas no indivíduo. Seu rosto formoseia, sua aparência é de quem deseja o bem, de quem sabe quem é e para onde vai. Tem aparência de quem tem paz e a revela aos demais.

O Reino de Deus é o maior tesouro que pode existir para alguém, sendo que não pode ser roubado desta pessoa. Sim, podemos abrir mão do Reino, mas só o faremos se esquecermos do seu valor. Quem busca a eternidade celestial jamais abandonaria o Reino de Deus, pois é o melhor presente de Deus para s humanidade!

Creiamos no Filho de Deus que veio nos apresentar o Reino através do arrependimento dos nossos pecados e na fé nele que nos redimiu no seu sangue!

Que esta graça de Deus jamais seja esquecida em nossas vidas e seja o combustível da nossa fé, em nome de Jesus!

Aumentando a fé em tempos de crise!

“Os apóstolos pediram ao Senhor: — Aumente a nossa fé. E ele respondeu: — Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: “Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!” E ela obedeceria.”
‭‭Lucas‬ ‭17:5-6‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/luk.17.5-6.ntlh

Qual o tamanho da sua fé? Ela pode ser maior que isto, independentemente do tamanho atual.

A fé não se deposita na nossa capacidade, mas no que Deus pode fazer. A fé é acrescentada na medida em que vou conhecendo Deus e Sua vontade. Por isso ela pode ser acrescentada! Ao ter a revelação de quem Deus É e reconhecer que Ele é soberano, começo a entender que nada mais é impossível.

Embora Deus possa fazer todas as coisas, Ele não vai contra a Sua própria Palavra. Quanto mais O conheço, mais estabeleço como posso orar e pedir a respeito das coisas.

Sendo prático, Deus não vai destruir uma família porque me interessei pela esposa de alguém. Meu desejo carnal não gera fé, mas pecado. Desejos carnais geram expectativa, enquanto a vontade espiritual de que Deus faça aquilo que é bom para o Reino reforça a minha fé.

Nos dias de COVID-19 que estamos vivendo, o que seria fé? É crer que Deus está no controle de nossas vidas e que a misericórdia de Deus pode mudar o curso desta doença.

Estamos orando para que neste período de pausa forçada em todo mundo as pessoas se lembrem de Deus e se arrependam da vida fora dos propósitos dEle. Trazendo uma palavra de conforto aos corações que em Jesus Cristo não importa o que acontecerá com a nossa vida, pois teremos a certeza de irmos para o céu com Ele.

Sem fé estaremos nos agarrando ao desejo de não passar pela situação do vírus e apavorados com o que está acontecendo com o mundo. Com fé, sabemos o que Deus preparou para nós e já não precisamos mais nos preocuparmos com a doença. Venha o que vier, somos de Deus e viveremos com Ele.

Nesse aspecto, estaremos pedindo direção para como iremos ajudar a quem está no medo, pois este medo paralisa as pessoas. Estaremos olhando para as oportunidades em construir esperança nos corações, enquanto vivemos com os nossos olhos voltados para o céu.

Peçamos como os discípulos que pediram para o Senhor lhes acrescentar fé, pois assim, estaremos mais fortalecidos para atravessarmos qualquer vale, ainda que na sombra da morte. Não teremos medo, porque Ele prometeu cuidar de nós. É promessa e Ele É Fiel para cumprí-la pois é Todo-Poderoso!

Há dois dias falamos da paz em Cristo no meio das dificuldades. Ainda estamos em casa, aguardando o pior passar, mas estamos na paz que só a fé nAquele que prometeu pode nos dar! Porque estamos guardados pela Sua palavra estamos confiantes. A fé vem pelo ouvir das grandezas escritas na Palavra de Deus!

Dia abençoado e de paz a todos, em nome de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz!

Honestidade e adoração: onde estes temas se entrelaçam?

“Quem é fiel nas coisas pequenas também será nas grandes; e quem é desonesto nas coisas pequenas também será nas grandes. Pois, se vocês não forem honestos com as riquezas deste mundo, quem vai pôr vocês para tomar conta das riquezas verdadeiras? E, se não forem honestos com o que é dos outros, quem lhes dará o que é de vocês?”
‭‭Lucas‬ ‭16:10-12‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/luk.16.10-12.ntlh

Esta vida é um teste para a próxima. Deus tem muito interesse em nos colocar como administradores do universo por Ele criado.

Pense comigo. Você tem três pessoas que trabalham no mesmo lugar, sendo que uma supervisiona o trabalho das duas. Quando este supervisor for transferido, quem você colocaria no lugar? O que trabalhou melhor ou o pior? O que fez o que lhe mandaram bem feito ou o que fez de qualquer maneira?

Quem cuida das pequenas coisas com zelo cuidará das importantes também com zelo. É uma atitude da pessoa. Ela leva isto para todas as áreas de sua vida. No entanto, poderá ser mais efetiva em uma área do que outra. Nem todo bom trabalhador é bom pai, mas possivelmente busca ser.

Deus procura adoradores que o adorem em espírito e verdade (João 4.23). Não é qualquer adorador. Se não o adorarmos nas pequenas vitórias, no entendimento da vida, tampouco o adoraremos nas maravilhas que diariamente vivenciamos.

Um adorador assim busca agradar a Deus nas pequenas coisas que temos à fazer, cuidando com zelo da obra. Esta é a nossa parte! O que adianta receber o Espírito Santo de Deus e o deixar engarrafado para a hora que desejarmos usa-lo? Somos chamados a sermos reis e sacerdotes de Deus, mas só se aprende a ser rei conhecendo o trabalho do rei.

Erra quem pensa que os mais altos cargos ganham mais pela importância política. Ganham mais porque trabalham muito mais que todos e para todos. Ser rei é pensar no reino dia e noite, é defende-lo junto com o exército, é planejar a melhoria da vida dos súditos e estar em todas as festas que proclamar ao povo.

Nem sempre o rei tem tempo para a família ou para pensar em si mesmo. Assim o servo de todos é o rei, enquanto o servo de si mesmo não é nada no reino de Deus!

Esta palavra não é para ser vista com tristeza, mas com alegria. Afinal, o rei conhece as coisas do reino e dele faz parte e constrói. Coloca seu nome na história e tem um legado para deixar para os seus filhos e herdeiros.

Não tenhamos medo do trabalho e nem fiquemos em nossa zona de conforto. Afinal, fomos chamados para reinar com Cristo, o rei dos reis e Senhor dos senhores! Só quem tem esta atitude é que permanece ao seu lado!

Portanto, adoração é servir à Deus, pois o reino é espiritual! Sejamos adoradores e tenhamos mais um dia abençoado, em nome de Jesus Cristo!