Com qual batismo estamos batizados?

Então, Paulo perguntou: Em que, pois, fostes batizados? Responderam: No batismo de João. Disse-lhes Paulo: João realizou batismo de arrependimento, dizendo ao povo que cresse naquele que vinha depois dele, a saber, em Jesus. Eles, tendo ouvido isto, foram batizados em o nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam.
‭‭Atos‬ ‭19:3-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.19.3-6.ara

Ainda nos dias atuais há diversos batismos sendo ensinados no meio das religiões chamadas Cristãs. Há batismo de crianças recém-nascidas, batismo de adolescentes e adultos no arrependimento ensinado por João Batista e também o batismo no Espírito Santo praticado por poucas denominações. Assim como Paulo identificou estas coisas no seu tempo ainda ocorrem nos nossos dias!

Por que isto é importante? Porque a nossa transformação ocorre a partir do que recebemos de Deus como instrumentação para a vida espiritual. É como reconhecermos a necessidade de mudarmos de vida, ao nos alistarmos em um exército da salvação, e recebermos instrução e os instrumentos para realizarmos o trabalho. Batismo significa estas transições de posicionamento.

Será que um recém-nascido pode mudar sua forma de agir ao receber água sobre si? Todos os batizados de nascença têm procedido de maneira agradável a Deus e dado bons testemunhos diante dos homens? Se sim, por que então um país de batizados de nascença não muda em termos de erradicação da corrupção e maldades no meio do povo?

Por outro lado, muitos estão se decidindo batizar já com idade mais avançada por reconhecerem a necessidade de se arrependerem de seus pecados e obter a salvação em Cristo Jesus! Este batismo é o de João Batista, que nos capacita a enxergarmos nossa condição de vida e buscar a santificação. É como nos alistarmos e recebermos a instrução de mudança e capacitação.

Mas, há a necessidade da instrumentalização, para transformação do mundo a nossa volta. O batismo de arrependimento muda a percepção do indivíduo sobre si mesmo, capacitando-o para toda boa obra em Cristo. Ocorre que o batismo do Espírito Santo traz o avivamento e o fogo do Evangelho para a transformação de vidas. Avivamentos ocorrem pela manifestação do Espírito Santo e onde há este fervor há sinais e maravilhas.

O que estamos vendo é que muitos se batizam no arrependimento e se frustram esperando um avivamento. E por não enxergarem isto, ou abandonam a fé ou se limitam a viver uma vida em si mesmos, não potencializando a voz do Evangelho. O batismo no Espírito Santo deve ser buscado, pois fortalece os dons e traz a existência muitas oportunidades de operação de sinais nas vidas dos descrentes além de testemunhar o poder de Deus para o mundo.

Em que batismo estamos? Será que temos nos importado com isto? Fará diferença buscarmos o poder de Deus para nossas vidas e das pessoas à nossa volta. Aquele que busca encontra. Batismos não significam salvação, pois esta foi dada por Cristo aos que creem, mas promove a transformação do indivíduo que busca mais de Deus.

Será que estamos buscando viver uma vida de poder ou estamos apenas satisfeitos em nos chamarmos de Cristãos? Esta segunda postura também não muda uma nação, embora comece a reduzir as mazelas da sociedade. O que transforma o mundo é o Espírito Santo movendo corações e mentes na direção do propósito de Deus. Portanto, busquemos o batismo do Espírito Santo.

No Pentecostes havia dezenas de pessoas que começaram a transformar o mundo. Hoje há milhões de Cristãos. O que não fará o Espírito Santo com tamanha quantidade? Certamente não estaríamos vivendo os dias tenebrosos que estamos assistindo se este número fosse de batizados no Espírito Santo…

Ano 2#25

Permaneceremos cegos espirituais se não possuirmos fé em Deus!

Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com Jesus. Perguntou-lhe Jesus: Que queres que eu te faça? Respondeu o cego: Mestre, que eu torne a ver. Então, Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E imediatamente tornou a ver e seguia a Jesus estrada fora.
‭‭Marcos‬ ‭10:50-52‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.10.50-52.ara

Fé é o firme fundamento das coisas que se espera (Hebreus 11.1), ou seja, certeza de algo que ainda não ocorreu. Fé em Deus é esperar naquilo que Ele prometeu! Onde está a nossa fé? Na promessa dos homens que não podem garantir o amanhã ou em Deus que sustenta todas as coisas?

Se a minha fé está nos homens então eu só possuo expectativa, mas se em Deus, recebo a paz e a paciência para esperar, pois Ele É fiel para cumprir! E isto é o que faz toda a diferença em nossas vidas. Viver pela fé é viver por uma recompensa espiritual certa e não por aquilo que poderíamos obter do mundo.

Se eu viver pelas expectativas do mundo não terei paz e nem paciência, pois aqui não se produz justiça. Mas, se vivo pelas promessas de Deus, entendo que já recebi a recompensa da vida eterna em Cristo, e passo a viver em gratidão e não em obrigação e exigências para com as pessoas.

O Fruto do Espírito, derramado sobre aqueles que crêem em Jesus como Senhor e salvador, produz uma vida em fé, onde os valores do mundo vão sendo substituídos pelos divinos e o nosso desejo de estar cada vez mais com Jesus nos vai tornando diferentes. O resultado de longo prazo são pessoas mais pacientes, amorosas e alegres, fiéis e humildes, pois o mundo e seus desejos já não os dominam, mas Cristo e seu amor!

O cego Bartimeu ouviu falar de Jesus e teve apenas uma chance para estar com ele. Não deixou passar a sua oportunidade, recebeu sua cura e também sua salvação porque creu naquele que pode nos dar as duas coisas! É este Jesus Cristo que hoje está passando perto de nós sempre que alguém fala o seu nome, pois está em todos os lugares onde seus discípulos estão e sua palavra está sendo ministrada.

O evangelho são as Boas Novas da salvação em Cristo, sair da expectativa do que o mundo pode nos dar para a certeza do que Deus nos prometeu na eternidade através do seu Filho! Qual será a escolha de cada um? Dependerá da lógica individual. Nem todos crerão porque estão muito ligados ao que conseguem enxergar. Mas Deus não se enxerga, se crê, é um outro estágio não explicável pela razão do homem, mas do Espírito!

Que o mundo diminua em importância aos nossos olhos em termos de oferta de vida e creiamos nesta palavra do Evangelho de Cristo. Assim poderemos ganhar a verdadeira vida e vivermos com alegria em um mundo onde só vemos tristezas a nossa volta, ainda mais nestes tempos sombrios. Há uma luz a brilhar nas noites e um sopro de vida no meio de tantas mortes, mas nada disto vem do mundo, mas de Deus! Nele somos abençoados por toda a eternidade quando tomamos posse de Suas promessas!

Depois, trazendo-os para fora, disse: Senhores, que devo fazer para que seja salvo? Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa. E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa. Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites. A seguir, foi ele batizado, e todos os seus. Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa; e, com todos os seus, manifestava grande alegria, por terem crido em Deus.
‭‭Atos‬ ‭16:30-34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.16.30-34.ara

A alegria da salvação não tem preço ainda que, para que venhamos a ver vidas sendo salvas, os que pregam venham a sofrer fisicamente. A recompensa de terem sido instrumentos é muito maior. O Evangelho transtorna mentes, governos e corações porque é poder de Deus e não sabedoria de homens.

Não deixemos de pregar a todo tempo, pois vidas estão sendo ceifadas por expectativas não cumpridas e não conhecem as promessas de Deus. Há suicídios hoje porque o que se construiu neste mundo está sendo perdido na pandemia, mas se olharmos para Deus encontraremos alento e promessas em que a Sua presença trará as respostas que tantos precisamos. Se não estamos enxergando a Deus é porque só estamos olhando para o mundo. Olhemos para Deus e sejamos curados de nossa cegueira espiritual, em nome de Jesus!

Ano 2#24

O que é justiça para Deus?

Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
‭‭Romanos‬ ‭10:1-4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.10.1-4.ara

Paulo estava falando dos Judeus, pois cuidavam de seguir a Lei sem entenderem que o fim da Lei é a pessoa de Jesus Cristo. Não entendendo a justiça de Deus, vivem na sua própria justiça.

Ora, na justiça de Deus todos estamos condenados e não há obra que façamos capaz de mudar isto. Não adianta dar esmolas para justificar um adultério e nem doar cestas básicas para justificar uma mentira. Isto não é justiça perante Deus. O que justifica é o amor que vem de Deus e este se apresenta na pessoa de Jesus Cristo.

Ora, buscando obras para se justificar faz com que haja a percepção errada de justiça e injustiça de Deus e até impunidade. Sendo Deus justo pela perspectiva humana então o mundo deveria ser diferente. Como Ele poderia deixar um estuprador vivo e a mulher estuprada morta? Que Deus é este se perguntam os homens?

Mas a justiça de Deus não é esta. Se todos estamos em pecado, então o estuprador e a mulher estuprada estão ambos condenados diante de Deus e ambos irão para o inferno. Se a mulher estuprada que morreu cria em Jesus, então foi para o céu e não para o inferno e já está feliz com Deus aguardando a ressurreição dos mortos. Se o estuprador se arrepender genuinamente e crer em Jesus Cristo também irá para o céu, ainda que venha a sofrer na prisão e até ser morto lá.

A justiça de Deus é para a vida eterna enquanto a dos homens se restringe aqui. Enquanto não entendermos a justiça de Deus estaremos brigando com Ele e nos “afastando” dEle, como se estivéssemos juntos a Ele… Assim fizeram os Judeus a ponto de Deus enviar Jesus ao mundo, pois o mundo não estava se tornando melhor como deveria, pois a religiosidade se mede por desempenho de obras, enquanto a salvação é medida pela fé em Jesus Cristo!

Homens que se arrependem deixam o pecado e vivem com Cristo. A mudança é depois de sermos salvos pela fé. As boas obras serão consequência da presença de Deus em nossas vidas. Então, deixemos de julgar as pessoas pelo nosso padrão de justiça quando falarmos de salvação e não venhamos a traduzir a justiça de Deus pela dos homens. Nossos magistrados exercem a lei feita por homens injustos e só a exercem para a vida na carne.

A justiça dos homens aceita tudo o que os legisladores concordarem, mas a justiça de Deus não muda e não mudará. O que era pecado ontem continuará sendo amanhã.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
‭‭Gálatas‬ ‭5:19-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.5.19-21.ara

Tais coisas estão, em sua maioria, ignoradas nas leis humanas, mas impedirão a salvação das pessoas. Aqui só assassinatos, roubos e crimes de natureza sexual são taxados de importantes, mas diante de Deus até nossos pensamentos contam! Aqui só o que é efetivamente realizado, mas para Deus a intenção conta. Ninguém escapará da justiça de Deus, e ela não é como a maioria pensa.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
‭‭Hebreus‬ ‭11:6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.11.6.ara

Que possamos nos render ao Senhor e nos alinharmos ao Seu padrão de justiça e não ao nosso. A Lei mostrou o pecado assim como a placa de trânsito nos mostra a velocidade indicada, mas isto não nos impede de infringi-la. O Espírito Santo de Deus, ao passar a habitar em nós é quem nos fará viver segundo a vontade de Deus e só o recebo quando creio em Jesus Cristo como Senhor e salvador da minha vida.

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.
‭‭Gálatas‬ ‭2:19-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.2.19-21.ara

Jesus não morreu em vão, pois os que creem nele estão salvos e justificados pela fé! E se Cristo vive em nós, então mudaremos o mundo a nossa volta! Se isto não está ocorrendo, então Jesus voltará novamente, e trará a justiça à Terra! Ele não tardará…

Ano 2#23

Venceremos com Jesus, não na nossa força!

Com o teu auxílio, vencemos os nossos inimigos; em teu nome, calcamos aos pés os que se levantam contra nós. Não confio no meu arco, e não é a minha espada que me salva. Pois tu nos salvaste dos nossos inimigos e cobriste de vergonha os que nos odeiam. Em Deus, nos temos gloriado continuamente e para sempre louvaremos o teu nome.
‭‭Salmos‬ ‭44:5-8‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.44.5-8.ara

A descoberta de que a nossa vitória vem de Deus traz dois pensamentos de pronto. O primeiro é que, no final, nossos esforços atingem o nosso objetivo apenas quando Deus permite ou nos auxilia e o segundo é que nEle podemos buscar auxílio sempre que precisarmos!

É, ao mesmo tempo, um alívio para os humildes e abatimento para os vaidosos. Saber que meu esforço depende das mãos de Deus me traz o conforto de esperar o melhor quando estou dependendo dEle e uma incógnita quando busco fazer na minha força. Na minha experiência de vida sou feliz enquanto me coloco nas mãos do Pai quando vou fazer algum trabalho. Aprendi duramente a lição ao tentar fazer na minha força e perder quase tudo o que eu desejava.

Nossos planos muitas vezes são caminhos de morte e precisamos da ajuda de Deus para nos desviar do mal.

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.
‭‭Jeremias‬ ‭29:11-13‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jer.29.11-13.ara

Estamos em um momento propício em nos alinharmos com os planos de Deus para as nossas vidas. Ele nos dá o querer e o realizar, enquanto nos separamos para fazer a Sua vontade.

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
‭‭Filipenses‬ ‭2:12-13‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/php.2.12-13.ara

Desenvolver a salvação é viver operando em favor do reino, como instrumentos bem afinados. Ao desejar fazer do meu jeito desafino, mas se sigo as orientações do Senhor produzo as notas esperadas e me alegro com o resultado. Não estamos desconectados do restante das pessoas e nossas atitudes as impactarão, para o bem ou para o mal. Precisamos reconhecer que não sabemos o que ocorrerá no futuro e dependemos daQuele que sabe todas as coisas!

Oremos por nossas vidas, de nossa nação, para que possamos viver dias melhores e atuemos em prol da edificação das vidas e do reino de Deus, em Cristo Jesus!

Ano 2#18

Não podemos deixar o primeiro amor!

E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes? Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.
‭‭Atos‬ ‭9:20-22‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.9.20-22.ara

Uma convicção nos traz determinação em um assunto. Com o tempo pode se tornar algo comum em nossas mentes e corações. Mas, o evangelho não deve ser assim. Há uma expressão no meio das igrejas chamada de “primeiro amor”, proveniente da passagem de Apocalipse 2.4:

Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.
‭‭Apocalipse‬ ‭2:4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rev.2.4.ara

Uma pessoa que acabou de conhecer o caminho em Cristo, declarando sua fé nele e em arrependimento de pecados, recebe o Espírito Santo e todo o Fruto do Espírito de uma tacada só. Essa experiência é uma injeção de ânimo tão poderosa que não se consegue guardar só para si e a pessoa tende a compartilhar o evangelho com destemor e sem vergonha. Mas, com o tempo, se não cultivar em seu coração e mente esta experiência irá acabar apagando esta expressão de amor em sua vida.

Seria como um casal de namorados que estão juntos há muito tempo e não se casam, acostumando-se com a presença um do outro, e já não fazem mais uma declaração de amor quando se torna apenas uma amizade sem compromisso. Abandonar o primeiro amor é tornar comum a intimidade, sem a valorizar e nem exalta-la ao ser amado. É esquecer-se do valor de te-la e de quão especial é poder proclama-la!

O ser humano possui esta tendência de tornar comum o que lhe era especial e caro. Toda conquista se perde no tempo quando não é mais apreciada. Por isto muitos vencedores não a sustentam, pois já não possuem o mesmo valor enquanto não a possuíam. Isto também se refere a emprego, imóveis, carros e até relacionamentos, sejam de amizade, de negócios ou amorosos.

No reino de Deus perder este amor para com o Senhor é o mesmo que dizer que Ele já não tem o mesmo valor de antes para nós. É torna-lo comum e, por isso, deixar de evidencia-lo em nossas vidas. Precisamos ser como Paulo foi, determinado até o fim para evidenciar o amor de Deus para as vidas e o quanto a presença de Deus eta importante para ele:

Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.
‭‭Filipenses‬ ‭1:21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/php.1.21.ara

Incomparável é podermos viver com o Senhor! Não há nada mais importante, pois as demais coisas são vividas e apreciadas com maior intensidade e sensibilidade quando temos o amor de Deus sendo exalado em nós e através de nós!

Que possamos nos arrepender de tratar este amor tão sublime como comum e nos voltarmos de todo coração em adoração a Deus e declarar ao mundo por tão maravilhosa salvação!

Ano 2#16

O encontro com Cristo impacta e transforma!

Saulo, respirando ainda ameaças e morte contra os discípulos do Senhor, dirigiu-se ao sumo sacerdote e lhe pediu cartas para as sinagogas de Damasco, a fim de que, caso achasse alguns que eram do Caminho, assim homens como mulheres, os levasse presos para Jerusalém. Seguindo ele estrada fora, ao aproximar-se de Damasco, subitamente uma luz do céu brilhou ao seu redor, e, caindo por terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues? Ele perguntou: Quem és tu, Senhor? E a resposta foi: Eu sou Jesus, a quem tu persegues; mas levanta-te e entra na cidade, onde te dirão o que te convém fazer.”
‭‭Atos‬ ‭9:1-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.9.1-6.ara

O então Saulo, mais tarde conhecido como apóstolo Paulo, estava em perseguição contra os primeiros Cristãos, conhecidos como os do Caminho. Ele era um homem firme de propósito e desejava agradar a Deus. No entanto, estava seguindo o caminho errado. Como não houvesse quem tivesse coragem para evangeliza-lo, visto o apedrejamento de Estêvão que havia explicado o evangelho ao Sinédrio e fora rejeitado, o próprio Jesus fala com Saulo.

Isto está ocorrendo há séculos em toda a Terra. Regiões e pessoas não alcançadas pelos missionários do evangelho são visitados pelo próprio Senhor Jesus. Pessoas que antes eram contra Cristo tornam-se seus embaixadores, dando a própria vida pelo evangelho. Por que esta transformação tão radical?

Ter uma visitação do próprio Jesus não é algo que se possa ignorar ou ficar indiferente. A presença de Deus em nossas vidas nos impacta profundamente e não há como permanecer da mesma forma que estávamos antes. Mas, por que algumas pessoas têm este privilégio e a maioria não têm? Jesus responde a esta questão:

Mas o Senhor lhe disse: Vai, porque este é para mim um instrumento escolhido para levar o meu nome perante os gentios e reis, bem como perante os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe importa sofrer pelo meu nome.
‭‭Atos‬ ‭9:15-16‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.9.15-16.ara

A missão de Saulo era grandiosa, mas ele mesmo passaria por uma transformação interior profunda. Cada chamado exige um nível de preparo e cada propósito um chamado ao nível do empreendimento. A conversão pode ser tão marcante quanto o ministério, mas não é uma regra e não desejamos estabelecer doutrinas a partir disto. Tudo depende do quanto nos será necessário valorizarmos a obra de Deus em nossas vidas. Alguns precisam ver Jesus para isto, outros não!

Saulo tornou-se Paulo, incansável na pregação do evangelho a ponto de praticamente alcançar sozinho os gentios da região conhecida em sua época. Cada um de nós está sendo chamado pelo Senhor, para conhece-lo e caminharmos com ele para o seu reino. Não somos chamados a irmos sozinhos, mas levarmos junto conosco aqueles que nos cercam, para uma vida abundante a partir do que estamos vivenciando hoje.

Assim como Paulo ensinou e viveu para que outros vivessem, assim devemos ser. Cada um no seu chamado e na dimensão dada por Cristo. Como está a nossa compreensão do chamado? Temos certeza dele? Estamos caminhando em nossos propósitos? Ainda não nos encontramos com Jesus? Cada dia se torna uma nova oportunidade e podemos buscar o alimento de hoje para nossas vidas. O Senhor é tudo em todos e isto será o nosso combustível como foi para Paulo.

Continuemos a caminhar em busca de Cristo. Cedo ou tarde este encontro nos transformará para toda a eternidade e seremos conhecidos dele e com ele viveremos com alegria e paz, contentamento e confiança, pois é o Senhor de todas as coisas!

Ano 2#14

Não procrastine em abraçar a fé em Cristo!

Então, Filipe explicou; e, começando por esta passagem da Escritura, anunciou-lhe a Jesus. Seguindo eles caminho fora, chegando a certo lugar onde havia água, disse o eunuco: Eis aqui água; que impede que seja eu batizado? [Filipe respondeu: É lícito, se crês de todo o coração. E, respondendo ele, disse: Creio que Jesus Cristo é o Filho de Deus.] Então, mandou parar o carro, ambos desceram à água, e Filipe batizou o eunuco.”
‭‭Atos‬ ‭8:35-38‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.8.35-38.ara

O Eunuco de Candace teve uma escola bíblica apenas, antes de seu batismo. Felipe foi efetivo em explicar a respeito de quem é Jesus Cristo e como devemos buscar o novo nascimento, representado no batismo, para confirmar a nossa fé e atitude em viver pelos preceitos de Deus.

Nosso batismo nos fortalece para a caminhada. É uma iniciação e reconhecimento do pertencimento ao grupo dos novos nascidos em Cristo! Morrer para os pecados é decidir não continuar nas práticas de antes, enquanto nascer em Cristo é vivenciar novas experiências espirituais e a filiação em Deus!

Ambas ocorrem em paralelo. Enquanto buscamos aprender como viver no Espírito vamos deixando de viver na carne. Passamos a frutificar no Espírito e abandonar as obras da carne. Para um novo nascido o diabo não tem mais poder de influencia-lo a ponto de arranca-lo das mãos de Cristo. Perdeu este poder e não há culpa do diabo na decisão de operar na carne pelo novo nascido. O Espírito Santo é muito mais forte tanto em força como em expressividade e a decisão em ouvi-lo ou ignora-lo é apenas nossa.

O que ocorre muitas vezes é a indecisão em ouvir e obedecer ao Espírito, o que permite que a voz do diabo consiga ser ouvida. Ainda assim, quem decide pecar somos nós e o diabo não pode nos forçar a isto. Um novo nascido precisa reconhecer que é liberto do diabo e não pode mais culpa-lo de suas faltas para com Deus.

Ao pecarmos como novos nascidos estaremos ofendendo ainda mais a Deus, pois o Espírito Santo está habitando em nós e é como ter filhos dentro do carro ouvindo um pai dando uma “cantada” em outra mulher que não sua mãe e até mesmo os colocando no quarto de motel durante seu ato de adultério. Lembrando que o Espírito Santo ouve nossos pensamentos, imaginemos quantas ofensas fazemos a Deus enquanto não buscamos nos santificar. Este homem era Eunuco e não tinha este desejo sexual, e olha a atitude que tomou! Muitas vezes achamos que só o sexo nos faz pecar, mas a lista é enorme!

O Eunuco entendeu a necessidade premente de morrer para o pecado e, arrependido, viver em santificação e adoração pela vida espiritual. Bastou reconhecer a filiação em Jesus e a proposta da salvação pela fé na presença do Espírito Santo em nós que imediatamente decidiu-se pelo batismo e perseverar em uma vida plena com Deus. E nós? Iremos procrastinar esta decisão? Empurraremos com a barriga como se houvesse alguma vantagem em deixar isto para depois? O que nos impede de tomarmos esta atitude?

Possivelmente ainda não tivemos a mesma percepção do Eunuco para tomar esta decisão imediata. É premente, pois a cada dia estamos mais próximos de nossa saída deste mundo e o que fizermos aqui impactará na forma como entraremos na eternidade. Qual será nossa resposta para a proposta de Deus? O batismo é atitude, um ponto de passagem obrigatória para quem decidiu por se arrepender e receber a salvação por Cristo e não pararemos por aí.

Que possamos entender o chamado em Jesus, uma vida livre dos pecados e do diabo, ainda que lutemos contra a nossa natureza. Glórias a Deus pela presença do Espírito Santo para quem tomar esta atitude de fé!

Ano 2#13

A geração da tribulação será a que não se arrepender!

Das profundezas clamo a ti, Senhor. Escuta, Senhor, a minha voz; estejam alertas os teus ouvidos às minhas súplicas. Se observares, Senhor, iniquidades, quem, Senhor, subsistirá? Contigo, porém, está o perdão, para que te temam. Aguardo o Senhor, a minha alma o aguarda; eu espero na sua palavra. A minha alma anseia pelo Senhor mais do que os guardas pelo romper da manhã. Mais do que os guardas pelo romper da manhã,
‭‭Salmos‬ ‭130:1-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.130.1-6.ara

Quem sobreviveria ao julgamento do SENHOR? Sem misericórdia morre o pecador. Sem perdão o que está condenado no corredor da morte será executado. A humanidade está em pecado contra Deus e temos uma sentença de morte contra nós. Quem subsistirá? Estamos aflitos com esta condição ou desligados do que está ocorrendo em nossos espíritos?

Graças a Deus as misericórdias dEle se renovam sobre nós e temos o socorro em Cristo Jesus. Estamos em uma guerra frenética contra o mal que ainda existem em nós e buscamos vigiar a todo momento. As vigílias se tornam cansativas porque a batalha dura eternamente e sempre que os dias ficam mais sombrios, quando a batalha aperta e sentimos mais a concentração das forças contra nós, mais nos angustiamos de noite e nos aliviamos quando o dia amanhece.

Nossas almas precisam de Deus! NEle somos fortalecidos, alimentados e podemos fechar os olhos e dormir o sono do descanso. Sem a confiança nEle sucumbiremos ao cansaço. Estamos vivendo tempos assim, onde as dúvidas de quem deseja o nosso bem, sobre se teremos ou não dinheiro amanhã, se nossa nação estará de pé, se a qualidade de vida vai cair, se nossos filhos terão empregos, se estaremos vivos ou mortos pela pandemia, tantas dificuldades que sem a fé em Deus iremos naufragar como cidadãos terrenos e também celestiais.

Nos momentos de angústia precisamos nos agarrar ao Deus Todo-Poderoso e confiarmos nEle. Ansiamos por uma resposta e esta só Ele pode nos dar. Reconheçamos hoje os nossos pecados, pois eles nos tornaram ansiosos, responsáveis por parte do que está acontecendo e nos cegam para a dificuldade de todos à nossa volta.

Dobremos nossos joelhos hoje e agradeçamos pela misericórdia de Deus. É tempo de clamarmos pelo perdão do Pai, porquanto a humanidade se desvia e não confia nos preceitos de Deus. Quanto mais distantes estivermos mais difícil será retornarmos. Maiores as lutas e as dificuldades, maiores as mazelas sociais e espirituais. Deus permite que façamos a nossa vontade e, por isso, chegamos neste momento histórico onde o medo e a ganância subjugam nações inteiras. Os ricos estão muito mais ricos e os pobres ainda mais pobres e desesperançados.

Se olharmos só para nós já veríamos o que está posto, mas se entendermos que não estamos sós, veremos piores mazelas se avizinhando em todas as direções. Nunca a palavra Apocalipse foi tão pronunciada, mas são os tempos que estamos vivendo e serão difíceis porque a humanidade não se arrepende e continua subjugando o seu próximo. Não há como impedirmos? Sim no nosso tempo se nos humilharmos e clamarmos pelas misericórdias de Deus.

A geração que passará pela tribulação é aquela que não se arrepender de seus maus caminhos. Passará e ainda assim não se arrependerá! Temos a oportunidade de pedirmos a Deus o Seu perdão e buscarmos o concerto. Há saída, pois Deus é bom e a Sua benignidade dura para sempre!

Estejamos sujeitos à Deus!

Porque para todo propósito há tempo e modo; porquanto é grande o mal que pesa sobre o homem. Porque este não sabe o que há de suceder; e, como há de ser, ninguém há que lho declare. Não há nenhum homem que tenha domínio sobre o vento para o reter; nem tampouco tem ele poder sobre o dia da morte; nem há tréguas nesta peleja; nem tampouco a perversidade livrará aquele que a ela se entrega. Tudo isto vi quando me apliquei a toda obra que se faz debaixo do sol; há tempo em que um homem tem domínio sobre outro homem, para arruiná-lo.
‭‭Eclesiastes‬ ‭8:6-9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ecc.8.6-9.ara

Não sabemos o que há de ocorrer no dia de amanhã! Muitos gastam fortunas tentando entender ciência e paranormalidade para, de alguma forma, obter previsibilidade dos fatos que irão acontecer. É assim nas guerras, mundo dos negócios e para que governos se preparem para os dias que virão.

A pandemia que estamos vivendo foi anunciada, pois o homem busca desenvolver vírus há tempos e houve até datas e locais de previsão. Da mesma forma, a Bíblia nos ensina a olharmos para as coisas a nossa volta porque muitas delas podem ser observadas em sua evolução e saberemos esperar desdobramentos. No entanto, esta palavra fala de imponderáveis, daquilo que não se pode prever ou dominar.

Ainda que façamos de tudo pela segurança de voo, do trabalho, equipamentos mais seguros, Air-bags, ABS, acidentes fatais continuam ocorrendo. Desenvolvemos vacinas, mas vírus se transformam nos corpos e podem se tornar mais fortes que nossas defesas. A verdade é que não temos certeza de nada, somente que todos os que nasceram neste mundo irão partir dele um dia! Não sabemos o como e nem quando e isto tem se tornado um motivo para o domínio das pessoas.

Religiões auxiliam na descoberta de como será após a morte ou como vivermos aqui para podermos viver “melhor” depois, ou se existe ou não um depois. A vida e a morte são condicionadas a acesso à àgua, alimentos, moradia e saúde. Em todas estas áreas há homens controlando homens, dominando e arruinando vidas. Estamos vivendo tempos extremamente complexos em um cabo de guerra entre homens que na sua vaidade acreditam possuir a solução do que não se pode solucionar pela razão do homem. Nesta luta pelo domínio ninguém está a salvo.

Sempre foi e será assim até que Jesus venha em seu trono de glória e estabeleça seu reino na Terra. Aqui teremos direção certeira, conhecimento do amanhã, cuidado espiritual e físico, sem lutas por conquistas ou domínio de homens sobre homens. Teremos equilíbrio e paz, até que venha o momento de nova oportunidade de por a prova as escolhas dos homens. Infelizmente Deus já escreveu que sempre tentaremos nos dominar uns aos outros enquanto não tivermos nossos corações voltados para Ele.

A saída é crer em Cristo e nos submetermos à ele. E em Cristo não temos de dominar ninguém, ou forçar ninguém para qualquer caminho, pois o Espírito Santo é quem confirma nos corações os dons e propósitos de cada um. Não devemos estabelecer separações baseadas nas nossas determinações, mas nas de Deus! Senão, de que adiantou termos o Espírito Santo se ainda dominamos homens? Isto será destruição para todos.

Portanto, confiemos em Deus e não em nós mesmos, homens. Prossigamos em conhecer o Senhor e vivamos em harmonia, uns para com os outros, revelando a graça e a misericórdia de Deus em um mundo atribulado pela ignorância das verdades contidas no Pai! Não sejamos dominadores, mas aqueles que apontam o caminho para Cristo, o Senhor!

Haverá autoridades constituídas sobre nós, para que haja regras e respeito às leis, mas não significa domínio, mas serviço. Os que estão investidos de autoridade são servos e merecem respeito. E servir não é dominar! Precisamos estar debaixo do domínio de Deus, para que possamos servir melhor e nos submetermos às autoridades. Isto trará benefício a todos!

Ano 2#9

Precisamos ter a Palavra de Deus como nosso pão diário!

E logo, durante a noite, os irmãos enviaram Paulo e Silas para Bereia; ali chegados, dirigiram-se à sinagoga dos judeus. Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.
‭‭Atos‬ ‭17:10-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.17.10-11.ara

Como temos recebido as mensagens evangelísticas a respeito do reino de Deus? Absorvemos sem ver se estão amparadas nas Escrituras? Tenho enviado mensagens a diversas pessoas há mais de um ano e pergunto se os que as estão lendo estão verificando se estou sendo bíblico ou falo por ignorância. Devemos reter apenas o que é segundo o que Cristo, seus profetas e seus apóstolos nos ensinam. Doutrinas humanas podem nos afastar do caminho. Jesus Cristo é o único caminho, conforme ele mesmo declara em João 14.6, o autor da carta aos Hebreus em Hebreus 9.27 e muitos outros textos!

É necessário que conheçamos as escrituras para não seguirmos por achismos pessoas, ou pior, por achismos alheios. Os ouvintes de Bereia foram chamados de mais nobres porque buscavam confirmar e ouviam com avidez. Este deve ser o nosso proceder em relação às Escrituras. Importa-nos conhecer a vontade de Deus. Fazendo isto, não nos desviaremos e nem iremos desviar pessoas.

Quantas vezes já lemos a Bíblia em nossas vidas? Podemos dizer que conhecemos todo o texto bíblico e somos capazes de analisar uma pregação? Pelo Espírito Santo podemos buscar entendimento destas palavras, mas muito mais em com ele em estudos bíblicos onde podemos analisar até diferenças de entendimento das correntes teológicas Cristãs. Se em nossos corações não estamos vivendo o amor e a transformação diária é porque não estamos nos permitindo ter contato com a Palavra de Deus que deveria ser nosso pão diário.

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele é como árvore plantada junto a corrente de águas, que, no devido tempo, dá o seu fruto, e cuja folhagem não murcha; e tudo quanto ele faz será bem-sucedido.
‭‭Salmos‬ ‭1:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.1.1-3.ara

Há vida em meditar sobre a Palavra de Deus! Não ignoremos a importância de conhece-la. Isto será vida, sucesso espiritual e segurança para a eternidade, tanto nossa quanto dos que estão à nossa volta.

Ano 2#8