“E logo pregava, nas sinagogas, a Jesus, afirmando que este é o Filho de Deus. Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes? Saulo, porém, mais e mais se fortalecia e confundia os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Cristo.”
Atos 9:20-22 ARA
https://www.bible.com/1608/act.9.20-22.ara
Uma convicção nos traz determinação em um assunto. Com o tempo pode se tornar algo comum em nossas mentes e corações. Mas, o evangelho não deve ser assim. Há uma expressão no meio das igrejas chamada de “primeiro amor”, proveniente da passagem de Apocalipse 2.4:
“Tenho, porém, contra ti que abandonaste o teu primeiro amor.”
Apocalipse 2:4 ARA
https://www.bible.com/1608/rev.2.4.ara
Uma pessoa que acabou de conhecer o caminho em Cristo, declarando sua fé nele e em arrependimento de pecados, recebe o Espírito Santo e todo o Fruto do Espírito de uma tacada só. Essa experiência é uma injeção de ânimo tão poderosa que não se consegue guardar só para si e a pessoa tende a compartilhar o evangelho com destemor e sem vergonha. Mas, com o tempo, se não cultivar em seu coração e mente esta experiência irá acabar apagando esta expressão de amor em sua vida.
Seria como um casal de namorados que estão juntos há muito tempo e não se casam, acostumando-se com a presença um do outro, e já não fazem mais uma declaração de amor quando se torna apenas uma amizade sem compromisso. Abandonar o primeiro amor é tornar comum a intimidade, sem a valorizar e nem exalta-la ao ser amado. É esquecer-se do valor de te-la e de quão especial é poder proclama-la!
O ser humano possui esta tendência de tornar comum o que lhe era especial e caro. Toda conquista se perde no tempo quando não é mais apreciada. Por isto muitos vencedores não a sustentam, pois já não possuem o mesmo valor enquanto não a possuíam. Isto também se refere a emprego, imóveis, carros e até relacionamentos, sejam de amizade, de negócios ou amorosos.
No reino de Deus perder este amor para com o Senhor é o mesmo que dizer que Ele já não tem o mesmo valor de antes para nós. É torna-lo comum e, por isso, deixar de evidencia-lo em nossas vidas. Precisamos ser como Paulo foi, determinado até o fim para evidenciar o amor de Deus para as vidas e o quanto a presença de Deus eta importante para ele:
“Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
Filipenses 1:21 ARA
https://www.bible.com/1608/php.1.21.ara
Incomparável é podermos viver com o Senhor! Não há nada mais importante, pois as demais coisas são vividas e apreciadas com maior intensidade e sensibilidade quando temos o amor de Deus sendo exalado em nós e através de nós!
Que possamos nos arrepender de tratar este amor tão sublime como comum e nos voltarmos de todo coração em adoração a Deus e declarar ao mundo por tão maravilhosa salvação!
Ano 2#16