O que é justiça para Deus?

Irmãos, a boa vontade do meu coração e a minha súplica a Deus a favor deles são para que sejam salvos. Porque lhes dou testemunho de que eles têm zelo por Deus, porém não com entendimento. Porquanto, desconhecendo a justiça de Deus e procurando estabelecer a sua própria, não se sujeitaram à que vem de Deus. Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê.
‭‭Romanos‬ ‭10:1-4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.10.1-4.ara

Paulo estava falando dos Judeus, pois cuidavam de seguir a Lei sem entenderem que o fim da Lei é a pessoa de Jesus Cristo. Não entendendo a justiça de Deus, vivem na sua própria justiça.

Ora, na justiça de Deus todos estamos condenados e não há obra que façamos capaz de mudar isto. Não adianta dar esmolas para justificar um adultério e nem doar cestas básicas para justificar uma mentira. Isto não é justiça perante Deus. O que justifica é o amor que vem de Deus e este se apresenta na pessoa de Jesus Cristo.

Ora, buscando obras para se justificar faz com que haja a percepção errada de justiça e injustiça de Deus e até impunidade. Sendo Deus justo pela perspectiva humana então o mundo deveria ser diferente. Como Ele poderia deixar um estuprador vivo e a mulher estuprada morta? Que Deus é este se perguntam os homens?

Mas a justiça de Deus não é esta. Se todos estamos em pecado, então o estuprador e a mulher estuprada estão ambos condenados diante de Deus e ambos irão para o inferno. Se a mulher estuprada que morreu cria em Jesus, então foi para o céu e não para o inferno e já está feliz com Deus aguardando a ressurreição dos mortos. Se o estuprador se arrepender genuinamente e crer em Jesus Cristo também irá para o céu, ainda que venha a sofrer na prisão e até ser morto lá.

A justiça de Deus é para a vida eterna enquanto a dos homens se restringe aqui. Enquanto não entendermos a justiça de Deus estaremos brigando com Ele e nos “afastando” dEle, como se estivéssemos juntos a Ele… Assim fizeram os Judeus a ponto de Deus enviar Jesus ao mundo, pois o mundo não estava se tornando melhor como deveria, pois a religiosidade se mede por desempenho de obras, enquanto a salvação é medida pela fé em Jesus Cristo!

Homens que se arrependem deixam o pecado e vivem com Cristo. A mudança é depois de sermos salvos pela fé. As boas obras serão consequência da presença de Deus em nossas vidas. Então, deixemos de julgar as pessoas pelo nosso padrão de justiça quando falarmos de salvação e não venhamos a traduzir a justiça de Deus pela dos homens. Nossos magistrados exercem a lei feita por homens injustos e só a exercem para a vida na carne.

A justiça dos homens aceita tudo o que os legisladores concordarem, mas a justiça de Deus não muda e não mudará. O que era pecado ontem continuará sendo amanhã.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.
‭‭Gálatas‬ ‭5:19-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.5.19-21.ara

Tais coisas estão, em sua maioria, ignoradas nas leis humanas, mas impedirão a salvação das pessoas. Aqui só assassinatos, roubos e crimes de natureza sexual são taxados de importantes, mas diante de Deus até nossos pensamentos contam! Aqui só o que é efetivamente realizado, mas para Deus a intenção conta. Ninguém escapará da justiça de Deus, e ela não é como a maioria pensa.

De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam.
‭‭Hebreus‬ ‭11:6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.11.6.ara

Que possamos nos render ao Senhor e nos alinharmos ao Seu padrão de justiça e não ao nosso. A Lei mostrou o pecado assim como a placa de trânsito nos mostra a velocidade indicada, mas isto não nos impede de infringi-la. O Espírito Santo de Deus, ao passar a habitar em nós é quem nos fará viver segundo a vontade de Deus e só o recebo quando creio em Jesus Cristo como Senhor e salvador da minha vida.

Porque eu, mediante a própria lei, morri para a lei, a fim de viver para Deus. Estou crucificado com Cristo; logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim. Não anulo a graça de Deus; pois, se a justiça é mediante a lei, segue-se que morreu Cristo em vão.
‭‭Gálatas‬ ‭2:19-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.2.19-21.ara

Jesus não morreu em vão, pois os que creem nele estão salvos e justificados pela fé! E se Cristo vive em nós, então mudaremos o mundo a nossa volta! Se isto não está ocorrendo, então Jesus voltará novamente, e trará a justiça à Terra! Ele não tardará…

Ano 2#23