Não tenhamos o coração endurecido, mas ouçamos o convite dos céus!

Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto, onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova, e viram as minhas obras por quarenta anos. Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos. Assim, jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso. Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama Hoje, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado.
‭‭Hebreus‬ ‭3:7-13‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.3.7-13.ara

A incredulidade nos afasta de Deus, pois significa não acreditar nos seus estatutos. Os homens que não seguem as regras sociais são os anarquistas e rebeldes, pois não aceitam viver debaixo de uma regra definida pelos que vivem naquele lugar.

Diferentemente dos homens que podem gerar regras para benefício de poucos, a Palavra de Deus existe para o benefício de todos. Ignora-la é seguir o caminho oposto ao que Deus espera de nós.

Uma geração inteira foi incrédula e morreu no deserto pois não desejou viver pelos desígnios de Deus. A vida com o Pai celestial é vivida pelos preceitos espirituais e não carnais. Desejar o paraíso é submeter-se às leis espirituais do amor, da paz, da benignidade e do frutificar no Espírito Santo.

Hoje estamos sendo chamados a vivermos por estes parâmetros e não o do sucesso como empresários ou como acadêmicos, quem tem mais dinheiro ou diplomas, mas quem consegue abrir mão do seu recurso em favor do próximo, quem dispõe do seu tempo para ensinar a outro.

Não ignoremos por falta de fé no Todo-Poderoso, pois a eternidade será o convívio com as pessoas de mesma índole, os crentes com os crentes e os descrentes com os descrentes. Não será como no mundo, onde as pessoas que não desejam viver sob a proteção da lei fazem o que bem entendem enquanto não são separadas das demais. No céu, quem não crer nem entrará! A escolha é nossa e é para ser feita agora!

O Espírito Santo nos leva à santidade!

Vós, porém, amados, lembrai-vos das palavras anteriormente proferidas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo, os quais vos diziam: No último tempo, haverá escarnecedores, andando segundo as suas ímpias paixões. São estes os que promovem divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo, para a vida eterna.
‭‭Judas‬ ‭1:17-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jud.1.17-21.ara

O tempo é de orar buscando intimidade com o Espírito Santo de Deus. As dificuldades sempre estiveram por aqui, mas com o Espírito sabemos que venceremos até sermos chamados pelo Senhor.

É tempo de agradecermos por tudo o que já alcançamos e pela salvação em Cristo. Se temos o nome escrito no Livro da Vida do Cordeiro, então a morte já não nos causa mais nenhum terror.

Saber que estaremos com Deus e não no inferno é ter paz em qualquer tempo. Importa que outras vidas alcancem tamanha paz! Hoje é dia de crer em Jesus e amanhã será também, mas haverá um tempo onde será mais difícil professar a fé, como já acontece nos países onde Cristãos são perseguidos.

Sejamos gratos também por vivermos em uma nação onde temos liberdade de cultuar a nossa fé e expressa-la. Nem todos os lugares são assim!

Mantenhamos comunhão pela fé comum e sejamos vigilantes contra os que buscam destrui-la. A verdade é a luz e trevas não serão capazes de dete-la. A verdade é Jesus Cristo, o Filho de Deus.

Muitos desejam destruir o Evangelho e farão de tudo para apagar a fé das pessoas. Serão caluniadores e farão com que as pessoas deixem de crer na Igreja. Mas importa crer em Cristo. Afinal, quem nele crê sabe que é pecador e que nele recebeu perdão pelos pecados, ainda que cometa alguns aqui e ali. A santificação é um caminho onde entra um pecador arrependido e sai um servo de Deus justificado pela fé em Cristo!

Não ouçamos a voz dos que vivem como se Deus não existisse e não é santo, pois não é verdade. O Pai é Todo-Poderoso e espera que seus filhos sejam santos como Ele É!

Frutificando no Espírito Santo!

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.
‭‭Gálatas‬ ‭5:22-23‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.5.22-23.ara

Nosso amadurecimento espiritual pode ser medido pela nossa capacidade em expor os nove gomos do fruto do Espírito.

Se é em fruto então significa a manifestação do propósito do indivíduo. O fruto do abacateiro é um abacate. O fruto de um discípulo de Jesus é o fruto do Espírito Santo.

O amor, a alegria e a paz são estados interiores que provém do conhecimento da graça de Deus para as nossas vidas. Se reconhecemos a nossa situação espiritual anterior à salvação em Cristo, então seremos gratos à Deus, estaremos em paz pois sabemos para onde iremos, a alegria da salvação nos manterá firmes nas lutas e o amor do Senhor será compartilhado porque a graça dEle nos constrange a não sermos egoístas!

Longanimidade (paciência), benignidade (pensar no bem) e bondade (fazer o bem) serão consequências de uma vida de quem busca levar o amor a outras pessoas. Quem pensa fazer o bem a alguém e procura fazer da maneira certa, tem de suportar o humor ou a ignorância daquele a quem queremos prestar o serviço. Nem todos entendem o bem que podemos querer fazer e muitas vezes não seremos bem recebidos ou receberemos gratidão de quem quisermos ajudar. Mas a abnegação de Cristo está inclusa nisto!

Fidelidade (ou fé), mansidão e domínio próprio são os aspectos visíveis e exteriores daquele que frutifica no Espírito. Sou do tempo em que havia uma expressão sobre alguém que hoje chamamos de “ponta firme”. A gente dizia que “colocava fé” no fulano porque sabia que ele não nos deixaria na mão. Uma pessoa fiel produz fé no coração daqueles que o conhecem! Ser manso e ter domínio próprio são capacidades de controlar o estado emocional e buscar tratar os outros com ar humilde e brando.

Contra estas coisas não há lei, o que significa que estão acima de qualquer lei religiosa e que nenhuma doutrina é capaz de supera-las! Exige conhecimento e relacionamento com o Espírito Santo, não um mero proceder religioso baseado em faça isto e não faça aquilo.

Crer em Jesus e receber o Espírito Santo é viver diariamente sendo transformado em seres espirituais maduros, ainda que em algumas áreas tenhamos mais dificuldades. Certamente viveremos pelo melhor de Deus e estaremos ajudando a transformar o mundo à nossa volta.

Creia em Jesus Cristo e serás salvo tu e tua casa (Atos 16.31), pois o fruto do Espírito Santo será manifesto em nós e através de nós, para a glória de Deus!

O Pentecostes está chegando. Estamos sensíveis ao Espírito Santo?

E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
‭‭Atos‬ ‭1:4-5‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.1.4-5.ara

Jesus, na noite em que foi traído, havia orado pelos discípulos e soprado sobre eles para que recebessem o Espírito Santo quando este descesse sobre a Terra. No dia seguinte ele foi morto e sepultado.

Após o dia da Páscoa, contam-se 50 dias para a festa chamada Pentecostes, a das Primícias, onde os primeiros frutos da colheita eram trazidos para o templo e dados como oferta diante de Deus.

No Brasil, o Pentecostes será no Domingo 31/05/2020. Será comemorado amanhã em Israel. Entre a Páscoa e o Pentecostes há um tempo de observarmos tudo o que Deus fez e faz para que sejamos abençoados. Não guardamos as festas Judaicas, mas buscamos aprender os fundamentas que elas trazem.

Antes de ser elevado aos céus Jesus deu a orientação para que permanecessem em Jerusalém. Como havia ficado 40 dias com eles após a ressurreição e havia ressuscitado no terceiro dia depois da Páscoa, esperaram em torno de uma semana para a festa.

Neste período oraram e ficaram juntos. O certo é que obedeceram e se prepararam para receber o poder que veio do alto sobre eles. No Pentecostes eles foram batizados pelo Espírito Santo e passaram a ter autoridade espiritual que não tinham até então.

No dia de Pentecostes houve o primeiro grupo de convertidos, 3000 pessoas creram em Jesus como salvador e foram batizados. Estes foram as primícias dos salvos pela fé em Jesus!!!!

Desde então, homens e mulheres que entregam suas vidas a Cristo e são batizados pela fé no caminho para Deus estão vivendo para serem testemunhas da transformação espiritual que Deus faz na vida do homem.

Há dois caminhos: permanecer no atual, que não transforma o homem, ou o de Cristo, que edifica o espírito para a vida eterna com Deus. Antes do Pentecostes estávamos sozinhos para buscarmos a edificação espiritual. Agora, o Espírito Santo está aqui para nos ajudar!!!!

Louvado seja Deus que nos deu nova oportunidade, e esta não deve ser ignorada! Que o Espírito Santo nos ajude e tire de nós toda ignorância e nos revele a verdade de Deus, em Cristo Jesus!

Somos ou não da verdade?

Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.
‭‭João‬ ‭18:37‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.18.37.ara

Cedo ou tarde seremos confrontados com esta afirmação de Jesus Cristo. E qual é a nossa resposta hoje?

Pilatos ouve esta afirmação e logo perguntou o que era esta verdade que Jesus afirmou existir e que veio para expo-la ao mundo?

Se não sabemos, então importa conhece-la, pois será esta a verdade que nos libertará da falsa sensação de controle que temos da nossa vida, dos erros que sabemos que cometemos e não conseguimos para-los, dos erros que nem temos conhecimento que estamos praticando e do destino que espera a todos quantos não se ocupam de viver para e pelo Senhor!

Se estamos ouvindo e praticando o que foi ensinado através dos livros da Bíblia, então devemos estar vivendo uma vida de santificação e de frutificação no Espírito Santo. Se não, ainda estamos na religiosidade ou na ignorância da verdade de Cristo.

Jesus declarou que as pessoas erram porque não conhecem as escrituras e nem o poder de Deus. Por isso não conseguem discernir suas obras e nem viver no propósito certo.

Se desejamos conhecer a verdade e viver por ela, então precisamos conhecer a Cristo, pois ele mesmo é o verbo que desceu dos céus e estava com Deus desde o princípio!

Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. João 17.17 ARA

Se desejamos usar um instrumento, uma máquina ou um aplicativo na sua plenitude precisamos ler o manual e aplicar as instruções ali contidas. O manual da vida humana é a Bíblia!!! Procuremos conhece-la!

Peçamos ao Espírito Santo que nos ensine enquanto a lemos. Afinal, a Bíblia é o único manual cujo autor está disponível para explicar passo a passo cada detalhe e a melhor forma de aplicar os ensinamentos nela contidos!

Não há condenação para quem está em Jesus Cristo!

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.
‭‭Romanos‬ ‭8:1-4‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.8.1-4.ara

Antes de fazer esta declaração Paulo estava demonstrando como o nosso desejo interior é fazer a vontade de Deus, mas nosso corpo tem outra vontade que é contra Deus.

Defendeu a dificuldade do homem vencer o corpo carnal que consente de que a lei de Deus é boa, pois mostra a nossa tendência à rebeldia sempre que nos opomos a ela.

Ao depositarmos nossa fé em Jesus Cristo passamos a ter mais força espiritual à ponto de conseguirmos subjugar a nossa carne, dizendo não a ela sempre que desejarmos.

Ora, se não tenho força para me opor a algo então não tenho liberdade de escolha. Se não consigo superar o deseja da minha carne sempre farei a vontade dela.

Cristo veio nos dar liberdade para decidirmos viver pela nossa carne ou pelo Espírito de Deus! Ao escolhermos o Espírito então esmagamos a carne e já não decidimos mais pelo pecado que a carne nos pede para realizar.

Portanto, não há condenação para quem reside em Cristo, pois não vive pecando, mas agora responde ao chamado de Deus e consegue fazer aquilo que seu íntimo deseja fazer!

Glórias a Deus que se revelou através de Jesus e nos capacita pelo Espírito Santo. Sem Deus não temos escolha além de continuarmos em eterna rebeldia contra Ele!

Nosso ajudador é o Espírito Santo!

Assim, pois, amados meus, como sempre obedecestes, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvei a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade.
‭‭Filipenses‬ ‭2:12-13‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/php.2.12-13.ara

Um dos princípios mais elementares no trabalho é que: quem determina a missão de um trabalhador é quem é o responsável para lhe dar os meios de realizar o trabalho. O mesmo ocorre no Reino de Deus!

Paulo aqui atesta que Deus é quem nos dá a missão de nos santificarmos e também o Espírito Santo para nos mantermos em santidade. Quem tem o Espírito já é santo e corre para se manter assim.

Desenvolver a salvação com temor e tremor é levar à sério este propósito. Ignorar a nossa vocação nos levará a errarmos no nosso caminho e nos resultados para nós esperados e isso é justamente a definição de pecado.

Já dissemos que pecar não é simplesmente fazer algo que desagrada à Deus, mas justamente não fazer o que agrada à Deus!

Quando Ele diz: – Não matarás! e matamos, erramos porque não O obedecemos… Pecar é errar o alvo, é nos desviarmos do que fomos chamados para fazermos.

Se Deus diz para permanecermos em um lugar porque ali Ele espera que façamos algo para o Reino e simplesmente saímos de lá, pecamos! Não cometemos nenhum pecado definido na Palavra de Deus de maneira explícita, mas ignoramos o nosso propósito em Deus! Aqui está o princípio!

Portanto, se não tenho relacionamento com Deus vou ignorar o que o Espírito fala comigo e chegará o ponto onde nada do que eu deveria estar fazendo será cumprido por mim.

No meu desejo de só fazer a minha vontade estarei sempre em desobediência, o que as Escrituras chamam de iniquidade. É quando já não nos damos conta do nosso caminho e, mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos mais voltar para ele.

Cuidemos de ouvir o Espírito Santo. Ele é o nosso Consolador, nosso amparo, nossa ajuda constante, aquele que está conosco para nos apoiar nas nossas dificuldades e nos lembrar de tudo o que Jesus Cristo é e nos disse para sermos.

Temos tudo o que precisamos para vivermos espiritualmente com Deus se o Espírito Santo estiver em nós. Só precisaremos caminhar permitindo que ele nos guie e obedecermos à voz de Deus!

Para o Senhor somos todos importantes!

Há, todavia, uma coisa, amados, que não deveis esquecer: que, para o Senhor, um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia. Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento.”
‭‭2Pedro‬ ‭3:8-9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.3.8-9.ara

Jesus Cristo ressuscitou e subiu aos céus há quase dois mil anos atrás. Desde então a igreja foi crescendo e ensinando sobre a graça em Cristo a todas as nações.

Desde o princípio da igreja que estamos esperando a volta de Jesus, mas não sabemos quando será. Pedro já estava explicando, em torno de 30 anos depois da ascensão de Cristo, que para Deus o tempo não passa como para nós.

As pessoas já se preocupavam se Jesus já havia vindo, pois parecia demorar. O que dizer 2000 anos depois? Pedro já estava respondendo para nós também.

A longanimidade de Deus em esperar que todas as nações aprendam sobre o Seu amor e a salvação em Jesus para que a justiça seja cumprida. Mas que justiça é esta? A do homem poder escolher entre receber a salvação em Cristo ou continuar vivendo pela sua própria vontade.

Desde que Adão e Eva decidiram comer o fruto do conhecimento do bem e do mal o homem passou a ser responsável por suas escolhas, para todos os tempos. Assim, a responsabilidade em transmitir a salvação em Cristo é também do homem.

Foi assim na Antiga Aliança e é assim na Nova Aliança. Se as pessoas são importantes para nós, então precisam receber a benção que temos para compartilhar, pois isso é amor! Quem não ama guarda para sim o que considera bom.

Partindo dessa premissa é que importa que Jesus Cristo seja conhecido de todos os povos, pois ele é vida para quem o conhece, ampara em todo momento, cura e libertação para um mundo cheio de dificuldades.

Jesus é o Filho de Deus que traz a paz que não há no mundo e nos enviou o Espírito Santo para nos ajudar todos os dias! E o Espírito é quem conduz o homem ao arrependimento de seus pecados!

Busquemos conhecer a Cristo, pois ele é salvador e Senhor! Louvemos a Deus, pela Sua paciência para conosco, para que todos cheguemos ao arrependimento!

Precisamos de Jesus, ainda que não saibamos disso!

E aconteceu que, concluindo Jesus esses discursos, saiu da Galileia e dirigiu-se aos confins da Judeia, além do Jordão. E seguiram-no muitas gentes e curou-as ali.
‭‭Mateus‬ ‭19:1-2‬ ‭ARC‬‬
https://www.bible.com/212/mat.19.1-2.arc

Quando desejamos muito algo não fazemos de tudo para obtê-lo? Quando temos necessidades iremos buscar resolve-las a qualquer custo, não é verdade?

As pessoas estavam enfermas e com todo tipo de problemas. Ao saberem dos milagres que Jesus fazia em todos os lugares, curando todo tipo de doenças e expulsando demônios, iam atrás dele onde quer que ele fosse.

Jesus hoje está à direita de Deus. Como busca-lo aqui na terra? Como podemos alcança-lo? Como podemos nos achegar até ele para sermos curados e libertos?

Em primeiro lugar é importante lembrar que ele subiu aos céus para que o Espírito Santo fosse derramado sobre a terra. Assim, o Espírito Santo trabalha nos corações e mentes para que a nossa fé seja aumentada.

A fé em Jesus faz com que o busquemos. Crendo nele passamos a ter a presença constante do Espírito Santo que nos trará a sabedoria e nos conduzirá à participar do corpo de Cristo, a igreja.

Todo o que crê em Jesus tem poder para fazer obras espirituais segundo o dom que o Espírito Santo distribui. Todos podem orar para a cura de alguém e pela libertação, mas há pessoas com dom especial para isto.

A fé nos habilita a alcançarmos a Jesus Cristo e as bençãos espirituais separadas para nós. Respondendo, oremos com fé e peçamos a presença e a graça de Deus sobre as nossas vidas e daqueles com quem estamos.

Deus é poderoso para fazer, mesmo que estejamos longe da pessoa pela qual estamos orando. Um centurião romano pediu a Jesus que curasse o seu servo que estava longe, pois sabia da autoridade de Jesus que nem precisaria ir até lá, mas que apenas desse uma palavra para que o seu servo fosse curado. E assim foi feito! (Mateus 8:8)

O que estamos esperando para nos relacionarmos com Cristo? Se só ele tem palavras de vida eterna, como podemos ficar no mesmo lugar se ele está disponível a todos os que o buscam?

Só não vai até Jesus quem não confia que precisa dele, quem não acredita em suas palavras, quem não entende precisar de um salvador espiritual. Mas a verdade é que precisamos e ele está esperando por todos nós!

Que o Espírito Santo venha a nos mostrar a nossa condição espiritual e nos acenda o desejo da necessidade de estarmos buscando a Jesus, o Cristo, até que nos encontremos frente a frente com ele!

Em que porta estamos entrando?

“Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.”
‭‭Mateus‬ ‭7:13-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.7.13-14.ara

Se não houvesse o livre-arbítrio Jesus não diria para escolhermos uma porta. Ele simplesmente diria para esperarmos os tempos para que tudo estivesse decidido por nós. Assim, o destino de cada um está em nossas mãos!

Somos alertados de que o caminho para os céus é estreito como aqueles nas montanhas. São caminhos onde só passa um de cada vez, exigem perseverança e foco. Teremos ajuda na caminhada, pois assim o Senhor nos fortalece e apoia!

O caminho largo é aquele onde temos facilidade em nos mover e não é trabalhoso. A preguiça facilmente nos levará por ele. É o caminho de quem não perdoa. Perdoar é difícil e exige passar por cima da minha vontade e do meu orgulho…

O caminho largo é o caminho do traidor. Manter a aliança com as pessoas nem sempre traz lucro ou melhora minha condição. Preciso aceitar perdas ou conviver com situações que me desagradam…

O caminho largo é o caminho do caluniador. Para nos defender de alguém que nos incomoda podemos cair no erro de falar mal dela. É mais fácil destruir a pessoa do que seus argumentos…

O caminho estreito é aquele por onde Jesus Cristo passou e nos chama para passar. É o de negar-se a si mesmo e tomar a própria cruz para alcançar o nosso lugar com ele.

Em termos espirituais é o caminho da santificação onde dizemos não a tudo o que Deus abomina e que muitas vezes gostamos de fazer.

Todos os dias temos um caminho a trilhar. Qual deles vamos escolher hoje? Só um nos mantem na trajetória para o lar celestial. Se o caminho está difícil, oremos para que o Espírito Santo renove as nossas forças.

Na linha de chegada há um prêmio que vale toda e qualquer dificuldade enfrentada. Mas não esperemos o final. Nossas dores, cansaços e frustrações são carregadas diariamente quando entregamos nossa vida à Cristo! Basta confiar nele e segui-lo no único caminho para o Pai!