Guardemos firmes as promessas em Cristo!

Pois toda casa é estabelecida por alguém, mas aquele que estabeleceu todas as coisas é Deus. E Moisés era fiel, em toda a casa de Deus, como servo, para testemunho das coisas que haviam de ser anunciadas; Cristo, porém, como Filho, em sua casa; a qual casa somos nós, se guardarmos firme, até ao fim, a ousadia e a exultação da esperança.
‭‭Hebreus‬ ‭3:4-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.3.4-6.ara

Deus estabeleceu todas as coisas, inclusive alianças com os homens. Na Antiga Aliança havia o Tabernáculo onde Deus se manifestava, e Moisés foi quem o construiu como lugar para se procurar a face de Deus.

Tal lugar é comumente chamado de casa de Deus, onde mais tarde se tornou o Templo de Salomão.

Entretanto, o próprio Deus determinou que não moraria em casas feitas por mãos humanas como as nossas edificações, mas no próprio coração dos homens.

Assim veio Jesus Cristo, Deus encarnado, para mostrar que o Reino de Deus está dentro de nós a partir da Nova Aliança feita através do seu sangue.

Crer em Jesus é um passo de fé que não ocorre sem a própria manifestação divina. Se Deus não se manifestasse através dos tempos jamais teríamos o buscado por nossa própria conta.

Cristo veio até nós para que tenhamos fé no Deus único e Todo-Poderoso, na eternidade que habitará em nossos corações se assim tomarmos posse das promessas.

O Reino dos Céus não é alcançado por mérito do homem, mas pelo mérito do próprio SENHOR. No entanto, exige esforço diário para não abrirmos mão das promessas.

Deus as condicionou pela manutenção da fé que Ele mesmo nos deu, com a ajuda do Espírito Santo. Podemos calar a voz do Espírito e também desobedece-lo. Nossa consciência e vontade são aptas a tomar decisões contrárias à vontade de Deus.

Portanto, se crermos seremos casa de Deus, desde que guardemos firme, até o fim, a esperança de tomarmos posse das promessas feitas pelo SENHOR!

O mundo traz aflições e lembrança de que tudo acaba, seja a tristeza ou a alegria. Jesus traz a esperança de que na eternidade não haverá mais tristeza, somente alegria, pois na presença eterna com Deus!

Não haverá dor ou necessidades, mas saúde e paz! A escolha é nossa, mas a glória é de Deus!

Namorados com ou sem a presença de Deus?

“Se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; o cordão de três dobras não se rebenta com facilidade.”
‭‭Eclesiastes‬ ‭4:12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ecc.4.12.ara

O amor de um casal deve estar estabelecido na vontade de Deus. Casar-se sem o vínculo do Espírito Santo é não ter a terceira dobra do cordão, é não ter a verdadeira cola que junta a corda e faz dela um instrumento capaz.

O Dia dos Namorados passou e devemos nos perguntar sobre a qualidade de nossos relacionamentos. Se sinceros diante de Deus ou não.

Adão e Eva decidiram retirar a terceira dobra quando foram rebeldes à vontade de Deus. Ananias e Safira (Atos 5.1) decidiram mentir ao Espírito Santo em concordância, vindo à morrer diante de Pedro.

Não é toda concordância de um casal que é benção diante de Deus, mas apenas aquelas estabelecidas por Deus. Entrar em um casamento sem Deus ou sair dele sem a direção de Deus trarão dor e sofrimento, podendo ir até a eternidade!

O divórcio sem que tenha ocorrido relações sexuais ilícitas por um dos cônjuges não dá oportunidade de separação diante de Deus. Nem a traição de um ou ambos. Existe perdão e oportunidade de arrependimento. O adúlteros não entrarão no Reino de Deus!

Para Deus o relacionamento homem-mulher deve ser sagrado e mantido em santidade. A sociedade atual está banalizando este conceito tão importante para Deus.

Sejamos unidos no Espírito Santo e vivamos o melhor de Deus como casais, pois isto é bom e foi criado pelo Senhor! É bom que o homem não esteja só e melhor ainda quando os dois concordam com a vontade de Deus!

Se isto não está acontecendo é momento de pararmos e consertarmos, pois o tempo da justiça está próximo e podemos acertar através de Jesus Cristo!

Que as bençãos de Deus sejam derramadas nas vida dos casais, em nome de Jesus!

Todos precisamos da misericórdia de Deus!!

“se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.”
‭‭2Crônicas‬ ‭7:14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2ch.7.14.ara

Esta promessa de Deus a Salomão foi feita quando Deus se agradou do templo construído para Ele. Há uma palavra de benção e de maldição para os judeus a respeito da obediência deles à Lei.

Se desobedecessem haveria uma série de problemas que ocorreria sobre eles, pois seria consequência dos seus maus procedimentos. A promessa veio para dar a eles saída. A misericórdia de Deus viria se eles se arrependessem e buscassem a Deus de coração humilde e suplicando pela ajuda.

Hoje os Cristãos assumem esta palavra para si também, pois acreditamos que não somos diferentes em índole dos Judeus, ainda mais quando ignoramos a ação do Espírito Santo em nossas vidas. Esta passagem e a do Filho Pródigo em Lucas 15.11 nos faz entender que há misericórdia de Deus para quem o desobedece, desde que haja arrependimento sincero!

Nem sempre haverá tempo para isto, pois muitos causam sérios problemas e a violência, drogas e doenças podem tirar a vida antes que a pessoa caiam em si, compreenda a sua situação.

Glórias a Deus que em Cristo Jesus nos trouxe entendimento de nossos pecados e podemos buscar a face de Deus a qualquer hora e em qualquer lugar. Basta um coração contrito e quebrantado que o Senhor não desprezará!

Há perdão para o pecador! Creiamos em Jesus Cristo e busquemos viver uma vida santa. Se cairmos, ele é justo para nos ajudar e interceder diante do Pai por nós.

Cuidado com a hipocrisia. Devemos ser agentes do bem!

Pois, onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.
‭‭Tiago‬ ‭3:16-17‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jas.3.16-17.ara

Tiago nos ensina a reconhecer situações e pessoas, a origem dos nossos procedimentos. Onde há confusão originada na inveja, haverá todo o tipo de artimanhas do inferno.

As coisas de Deus não trazem confusão. Em um ambiente onde o Espírito Santo tem liberdade há paz, amabilidade, perdão e edificação de todos.

Falar mal de outra pessoa, seja no ambiente de trabalho ou outro lugar, para fazer com que assumamos sua posição é um dos exemplos de sentimento faccioso. Por que destrui-la? Deus pega homens incapazes e os edifica em pregadores, ganhadores de almas.

Assim, se alguém não sabe fazer o seu trabalho e está na nossa oportunidade em ajuda-lo(a), façamos isto. O que desejamos para nós devemos fazer ao próximo. Ajude e não critique. Se não formos ajudar, ao menos nos calemos. Vem do diabo o falar mal e derrubar pessoas.

Deus é bom e a misericórdia é não pagar o mal com o mal. Podemos fazer melhor, muito melhor, através do Espírito Santo. Estaremos edificando e não destruindo. Este é o papel do Cristão!

Jesus criticou os religiosos na cara deles, não sendo hipócrita. Ele morreu como um cordeiro mudo, para nos edificar. Ele nos ama e devemos nos amar uns aos outros como ele faz!

Jesus é o pão da vida!

Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele. Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá. Este é o pão que desceu do céu, em nada semelhante àquele que os vossos pais comeram e, contudo, morreram; quem comer este pão viverá eternamente.
‭‭João‬ ‭6:56-58‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.6.56-58.ara

Muitos se escandalizaram e abandonaram Jesus porque não entenderam o sentido espiritual das suas palavras.

Comer do corpo e beber do sangue de Jesus Cristo é ter plena comunhão com ele e o Pai, vivendo espiritualmente para a eternidade! Quando comemos e bebemos dos alimentos naturais somos fortalecidos, mas logo depois a fome volta e o corpo um dia morrerá.

Jesus declara ser o pão de Deus, aquele que traz vida. É o verbo de Deus encarnado, o poder trazido para nos dar vida espiritual abundante. Os reflexos na vida carnal são visíveis, pois a atitude das pessoas muda para melhor:

Onde havia ódio passará a existir perdão. Onde havia tristeza passará a haver alegria. Onde havia conflitos teremos paz!

Se desejamos um mundo melhor então precisaremos deste alimento! Vem do Pai pelo Filho e distribuído hoje a partir do Espírito Santo. Deus triúno, sabedoria de Deus e mistério para nós!

Esta comunhão do corpo e do sangue de Cristo é celebrada nas Igrejas como a ceia foi celebrada por ele e seus discípulos na véspera da crucificação. Foi a partir da ceia que ele estabeleceu o mandamento de celebrarmos a sua morte e ressurreição até a sua volta. (Lucas 22.19,20)

Temos comunhão com ele se fazemos o que ele nos pede! E o seu mandamento é que nos amemos uns aos outros como ele nos ama! Se nos alimentarmos dele seremos como ele é! Comamos do corpo e bebamos do sangue de Jesus, pois ele é o pão da vida!

O Espírito Santo traz intrepidez na pregação do Evangelho!

“agora, Senhor, olha para as suas ameaças e concede aos teus servos que anunciem com toda a intrepidez a tua palavra, enquanto estendes a mão para fazer curas, sinais e prodígios por intermédio do nome do teu santo Servo Jesus. Tendo eles orado, tremeu o lugar onde estavam reunidos; todos ficaram cheios do Espírito Santo e, com intrepidez, anunciavam a palavra de Deus.”
‭‭Atos‬ ‭4:29-31‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.4.29-31.ara

Interessante observar que o Espírito Santo já havia descido sobre estes homens no dia de Pentecostes, mas ao determinarem a glória de Deus sobre o que deveriam fazer foram cheios do Espírito Santo!

Ser cheio do Espírito é buscar incessantemente estar debaixo das mãos e sendo instrumento de Deus. Quem está cheio do Espírito está desenvolvendo o Reino de Deus, em si mesmo e às pessoas com que se relaciona.

O Espírito Santo traz intrepidez e autoridade no Evangelho, pois é a fé sendo desenvolvida nas atitudes e palavras.

Temos verdadeiramente conhecido e confiado em Cristo? Esta intrepidez está em nós ou estamos acanhados no Evangelho? Experiência com o Senhor Jesus traz revelação do poder de Deus!

Seremos como crianças que, ao serem confrontadas por outras maiores e mais fortes, apenas diz: – Meu pai vai pegar vocês!

Não precisamos temer o mal quando temos o Espírito Santo, pois é a certeza de que o Pai está cuidando de nós. Busquemos, então, sermos cheios do Espírito Santo, para a glória de Deus!

Jesus é ressurreição!

Falavam eles ainda ao povo quando sobrevieram os sacerdotes, o capitão do templo e os saduceus, ressentidos por ensinarem eles o povo e anunciarem, em Jesus, a ressurreição dentre os mortos;
‭‭Atos‬ ‭4:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.4.1-2.ara

A Igreja de Cristo é perseguida desde a sua concepção e continuará sendo porque traz o conhecimento do Deus Todo-Poderoso alcançável através de Jesus.

As autoridades dos povos que pretendem manter as vidas dependentes dos seus governos nunca aceitarão o domínio de Cristo. Isto acontecerá inclusive no tempo em que o próprio Senhor reinar na Terra.

No livro do Apocalipse vemos como o Cordeiro irá reinar mil anos enquanto Satanás estará preso. Mas, ao ser solto, rapidamente será constituído um exército contra o Cordeiro (Apocalipse 20.7-10).

Isto significa que sempre haverá a necessidade de reconhecermos o senhorio de Cristo e nos arrependermos de nossa rebeldia, senão seremos usados no exército de Satanás, seja no tempo em que for.

Assim foram os religiosos que se colocaram contra Jesus há 2000 anos atrás e assim será depois dos mil anos de reinado de Jesus Cristo. Como não errar?

Arrependendo-nos de nossos pecados e ouvindo a voz do Espírito Santo, cumprindo a justiça de Deus pelo amor. Exige perseverança diária, mas estaremos felizes ainda que perseguidos.

Não importa quão evoluída possa parecer a sociedade, paixões, desejos, violência, orgulho e vaidade são características humanas que só são transformadas pelo Espírito.

Não é questão de tecnologia ou tipo de governo. É espiritual e só se amadurece espiritualmente quando estamos mergulhados em Deus. O que será amanhã já aconteceu ontem, pois não há nada de novo debaixo do sol! Os mesmos desejos e a mesma rebeldia.

Deus tem o melhor para todos nós e este melhor passa por crermos em Jesus Cristo, em arrependimento. Jesus é ressurreição para os mortos espirituais!

Ao olharem para nós, o que encontrarão?

Pedro, fitando-o, juntamente com João, disse: Olha para nós. Ele os olhava atentamente, esperando receber alguma coisa. Pedro, porém, lhe disse: Não possuo nem prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou: em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, anda! E, tomando-o pela mão direita, o levantou; imediatamente, os seus pés e tornozelos se firmaram;
‭‭Atos‬ ‭3:4-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.3.4-7.ara

Pedro disse ao homem que olhasse para eles. Ao olhar ficou esperando esmolas, mas Pedro e João tinham muito mais a lhe dar que recursos financeiros.

Quem somos hoje? Podemos dizer às pessoas que olhem para nós porque poderão receber algo de Deus através das nossas vidas? O que iremos dar a elas?

O aleijado precisava de cura e não de permanecer aleijado recebendo esmolas. Assim, os despenseiros de Deus devem dar o que importa para as pessoas saírem de suas dificuldades. Dar o que possuem de Deus!

Haverá momentos em que pessoas precisarão de um abraço porque não são amadas, de um sorriso porque são desprezadas, de uma palavra de vida porque são perseguidas, de dinheiro porque estão despreparadas…

Em todo o Reino de Deus há descanso das nossas obras e oportunidade de exercermos a obra do Pai, fazendo que todos conheçam a Cristo, herança nossa!

Em Cristo receberemos todas as provisões necessárias para o dia, não só para nós mas também para outros em nosso caminho. Deus é provedor do que efetivamente importa em nossas vidas!

Para quem olharemos hoje? O que olharão em nós? A quem poderemos estar em condições de ajudar? Estas perguntas serão respondidas se andarmos no Espírito Santo, aquele que nos foi dado ao crermos em Cristo, para nos ajudar a vivermos a vontade de Deus!

Se vivemos no Espírito andemos também no Espírito! (Gálatas 5.25)

O que podemos dar não veio de nós, mas de Deus! Assim, somos despenseiros da graça do Senhor se assim aprendermos a ser. Que a graça de Deus superabunde em nossas vidas e possamos também abençoar a quem estiver no caminho. Sejamos como o Bom Samaritano!

Somos chamados por Cristo para sermos aprovados espiritualmente!

Tais fostes alguns de vós; mas vós vos lavastes, mas fostes santificados, mas fostes justificados em o nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.
‭‭1Coríntios‬ ‭6:11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1co.6.11.ara

Paulo fala aos Coríntios sobre a questão de como o homem não está pronto para as questões celestiais, mas que através da obra de Deus em nós estará!

Descontando a natureza diferente entre um homem e um animal, se perguntarmos para um adestrador de cães se um animal nasce preparado para fazer uma prova de obediência ele diria que não, que seria necessário passar por um processo de adestramento de acordo com as características do cão.

Se perguntássemos a um instrutor de pilotagem de avião, ou mesmo a de um automóvel, se um aluno que nunca experimentou o aparelho estaria apto a passar no teste de obtenção da habilitação, certamente ele diria que não. Dependeria de um trabalho personalizado ao indivíduo que não nasceu com esta habilidade pronta para uso.

Assim é a vida espiritual. Nascemos carnais e não espirituais. Precisamos de treinamento espiritual individualizado para passarmos no teste espiritual. O treinador é o Espírito Santo, que é quem nos capacitará a chegarmos diante de Deus aprovados!

Jesus Cristo é aquele que veio nos mostrar a necessidade de deixarmos de ser carnais, o que nos pega pela mão e leva ao instrutor da vida. Sem Jesus não chegaremos diante do instrutor e, portanto, não seremos preparados. Sem Jesus não há possibilidade alguma. Não há outra escola capaz de passarmos no teste espiritual, pois nenhum outro explica o caminho para o Pai.

Doutrinas falam de um deus exotérico, não o Todo-Poderoso que criou céus e terra para adora-lo. Não fala do Deus que enviou seu Filho para morrer por nós e crermos através dele.

Todos precisaremos passar no teste espiritual do amor de Deus, mas somente o Espírito Santo é o que nos prepara para tal. Jesus Cristo está batendo em cada coração para nos mostrar o caminho, exibindo o amor de Deus e sendo o modelo para todos nós, o resultado espiritual que devemos alcançar!

Ouçamos ao chamado de Cristo, pois estaremos iniciando o processo que será finalizado no dia que adentrarmos, aprovados, nas moradas celestiais do Pai!

O santuário de Deus é sagrado e não deve ser destruído!

“Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”
‭‭1Coríntios‬ ‭3:16-17‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1co.3.16-17.ara

Aquele que confia em Deus é protegido por Ele. Se assim estamos, não será qualquer pessoa que poderá nos destruir. A fé aliada à experiência torna o homem forte nas batalhas espirituais e não serão as dificuldades da vida que o abaterão.

Há várias passagens bíblicas sobre a proteção de Deus a respeito dos seus. Nos Salmos 91 há a declaração bastante conhecida que diz que os que habitam no esconderijo do altíssimo descansarão na sombra do Deus onipotente, que tem poder sobre todas as coisas.

Ora, se algo nos tocar só pode ter sido por permissão de Deus e com a nossa forma de correr para fora da sombra dEle. Se Ele permitir é porque precisávamos da lição, como um pai que deixa o filho cair sozinho quando está aprendendo a andar.

No Pai não seremos destruídos, pois somos eternos no espírito. Entretanto, o santuário, que é o nosso corpo, poderá ser destruído. Embora possa parecer perda para nós em termos de sairmos deste mundo, ao estarmos com Deus será ganho. Mas não é por isso que facilitaremos para a morte! Seria muita ignorância da nossa parte.

A verdade é que se tivermos o nosso corpo destruído por alguém, o próprio Deus trará a vingança. Nada fica sem resposta aos olhos de Deus! Por isso as guerras, violências, abortos e todo o tipo de situação que levam à morte são tratados com tanto zelo por Deus.

Não nos enganemos quando povos e nações passam por lutas, pois a mão de Deus vingará os servos e inocentes mortos pelos inimigos de Deus. O que precisamos fazer é orar para que os homens se arrependam das violências que praticam e se voltem para Deus. Ele é misericordioso e não deseja destruir a própria criação, mas já o fez uma vez pelos mesmos motivos.

Sem o amor de Deus na Terra chegaremos sempre ao mesmo resultado de mortes e destruição em massa. Precisamos reverter este quadro. Cada um precisa fazer a sua parte, pois ninguém é melhor do que ninguém e temos todos a mesma natureza.

No final, sobram dois grupos: os arrependidos e os não arrependidos. Uns se encontrarão com o Pai e os outros não! A escolha é nossa e ela se chama Jesus Cristo! Os arrependidos creem nele e recebem o amor de Deus para transmiti-lo ao mundo!