Não apagueis o Espírito Santo!

“Não apagueis o Espírito.”
‭‭1Tessalonicenses‬ ‭5:19 ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1th.5.19-22.ara

Paulo, em sua primeira carta aos Tessalonicenses, deixa várias instruções para a igreja que nos são importantes até hoje.

No versículo acima ele nos instrui a não apagarmos o Espírito Santo! O que isto significa?

Ora, o Espírito Santo é um fogo dentro de nós que acende quando nos ensina sobre as nossas atitudes. Ao querermos fazer algo de errado vem aquele incomodo que nos repreende na hora. Quando estamos fazendo a obra, a sensação de alegria vem. Quando lemos a Palavra, sabedoria é constituída em nossas mentes.

Apagar o Espírito Santo é cala-lo em nossas vidas. Não sentiremos nada mais quando estivermos fazendo as coisas. Não teremos alarme para os nossos erros e nem alegria nos acertos. Será uma vida morta!

Como apagamos o Espírito Santo? Simplesmente ignorando-o. Se ao sermos alertados continuamos a cometer os mesmos erros é porque não nos importamos com as orientações dele. Se não nos alegramos na obra de Deus, então não temos interesse nela.

Apagar o Espírito Santo é desistir da fé em Cristo, voltando à vida que tínhamos antes de recebe-lo em nossas vidas. É permanecer no pecado e cuspir em Cristo novamente.

Importa prestarmos atenção em nossas vidas espirituais. Se ouvirmos o Espírito Santo estaremos nos santificando! Oremos e continuemos nossa caminhada com o Senhor. Fazendo assim estaremos edificando o Reino de Deus e cumprindo a justiça do Pai!

Jesus é Deus!

Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU.
‭‭João‬ ‭8:57-58‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.8.57-58.ara

Toda a Bíblia é centrada na figura de Jesus, o Cristo! Messias é o redentor prometido por Deus aos Judeus, desde o Antigo Testamento. Na sua primeira vinda à Terra Jesus veio pelo nascimento sobrenatural entre a união de Deus e do homem.

Assim, Deus se relacionou com o ser humano para que, na forma de homem, toda a humanidade pudesse enxergar a redenção no amor de Deus. João, no seu evangelho, declara que Jesus é o verbo que estava com Deus desde o princípio da criação do mundo e tudo o que foi feito o foi através de Cristo (João 1.1-3).

Ao reconhecermos que Jesus é Deus enxergaremos nele todo o poder e a autoridade que ele tem nos céus e na terra. Não enxergaremos os milagres como algo para apenas testemunharmos o poder dele na terra, mas sim a misericórdia e o amor de Deus para com os homens.

Jesus andou entre nós para nos ajudar em todas as áreas de nossas vidas. Trouxe liberdade espiritual a quem estava preso por demônios, transformação mental aos que não haviam entendido as Escrituras e cura física de todos os tipos de mazelas que homens e mulheres tinham (Lucas 4.21).

Em Jesus não há nenhum impedimento para que a plenitude do poder de Deus seja manifesta:

Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
‭‭Mateus‬ ‭28:18-20‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.28.18-20.ara

Sendo Jesus Deus, qual o impedimento para ele cumprir suas promessas? A Nova Aliança foi feita em seu sangue, porque quis dar a sua vida por nós! Não lhe foi tirada, mas escolheu da-la por toda a humanidade. Isto é ser redentor! (João 10.17)

Ao crermos em Cristo como Senhor estaremos executando a obra de Deus para as nossas vidas (João 6.29). Ele nos traz vida e nos torna justiça de Deus. Passamos a ser considerados justos e santos. Ao reconhecermos Cristo como Deus e o seu amor por nós não poderemos continuar vivendo da mesma forma que antes.

Quem crê nele não será confundido. Passou da morte para a vida! Cristo é Senhor e está à direita de Deus!

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.
‭‭Filipenses‬ ‭2:5-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/php.2.5-11.ara

Jesus Cristo é Senhor!

Proclamemos as virtudes de Cristo!

“Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;”
‭‭1Pedro‬ ‭2:9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1pe.2.9.ara

Esta palavra havia sido dada ao povo de Israel, para declarar o propósito deles. A igreja recebeu a mesma orientação em Pedro. Ao recebermos Cristo passamos a pertencer a mesma família celestial de Abrahão!

Ser raça eleita significa pertencer ao povo escolhido. Ser sacerdote real significa prestar culto a Deus sendo da linhagem real. Ser nação santa significa ser separado para a santificação própria e para ajudar outros a se santificarem também.

Nossa felicidade deve ser a de pertencer a esta nação e de buscar a santificação! Era-nos impossível e nunca poderíamos estar nesta situação sem a vinda de Cristo!

O próprio povo de Israel não alcançou esta dádiva ao longo dos séculos, pois abandonavam o Deus Todo-Poderoso! Agora todos podemos pertencer a esta nação separada para dar glórias a Deus!

Não há felicidade maior do que sabermos que somos amados pelo Pai e que estamos sendo guiados por Ele! Juntos com Jesus estaremos caminhando para os portais eternos. Busquemos caminhar com o maior número possível dos nossos conhecidos!

Proclamemos as virtudes de Cristo Jesus, ressurreto e poderoso, que tira o pecado do mundo e nos entrega o Espírito Santo de Deus! Louvado seja o nome do Senhor!

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;”
‭‭Isaías‬ ‭9:6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.9.6.ara

Conversão significa mudar o caminho de vida alinhando-o com a vontade de Deus!

“Sais ao encontro daquele que com alegria pratica justiça, daqueles que se lembram de ti nos teus caminhos; eis que te iraste, porque pecamos; por muito tempo temos pecado e havemos de ser salvos? Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças, como trapo da imundícia; todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniquidades, como um vento, nos arrebatam. Já ninguém há que invoque o teu nome, que se desperte e te detenha; porque escondes de nós o rosto e nos consomes por causa das nossas iniquidades.”
‭‭Isaías‬ ‭64:5-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.64.5-7.ara

Se esta oração de Isaias não fosse verdade então não haveria necessidade de um salvador e nem mudança de aliança.

Porque o homem é propício ao pecado, tende a viver uma vida fora dos desígnios de Deus. Não podemos ignorar que Deus é amor e também fogo consumidor (Hebreus 12.29)!

Assim, o homem que peca não está destinado ao céu, a viver junto de Deus. Permanece expulso do Paraíso! O retorno à restauração de relacionamento com Deus depende de entrarmos na condição de justos, e isto não conseguimos fazer por nós mesmos.

Para resolver esta questão é que Jesus Cristo revela a vontade de Deus e cumpre cabalmente a Velha Aliança, entregando-se como sacrifício suficiente para tornar justo a todos os que creem neste ato diante de Deus. Deus nos ama e enviou Jesus para nosso socorro (João 3.16).

Só precisa de salvador quem reconhece ser pecador. Se este entendimento não estiver em nós, não há porque buscarmos salvação. É um entendimento espiritual e individual!

A Nova Aliança em Cristo é que nos justifica e nos torna aptos a vivermos novamente com Deus no Paraíso. Este é um momento para refletirmos sobre as nossas atitudes e identificarmos se estamos vivendo no pecado ou estamos praticando atos de justiça.

Arrepender-se é o princípio da mudança, reconhecendo o erro, enquanto converter-se é passar a caminhar na direção de Deus! É tempo de salvação, tempo de reconhecermos a Cristo como salvador e Senhor! Que o Espírito Santo nos revele e convença sobre a nossa verdadeira condição espiritual!

Um exemplo de oração de entrega a Cristo é assim:

“Senhor, reconheço que sou pecador e estou longe dos teus caminhos. Peço-te perdão pelos meus pecados e renego a vida que tenho vivido afastado de ti. Recebo Jesus Cristo como meu salvador e caminho a seguir. Escreve o meu nome no Livro da Vida e reine sobre a minha vontade. Em nome de Jesus Cristo eu entrego o meu ser a ti!”

Esta oração traz nova vida a quem a faz! É nascer de novo, pois automaticamente o Espírito Santo tomará esta vida nas mãos e a conduzirá pelo caminho de Cristo até os portais celestiais! Só a nossa própria vontade nos impede de fazer isto!

Que Jesus Cristo seja o Senhor de nossas vidas e possamos estar todos juntos quando o Cordeiro nos chamar no grande dia!

Prossigamos em conhecer o amor de Cristo!

“Peço também que, por meio da fé, Cristo viva no coração de vocês. E oro para que vocês tenham raízes e alicerces no amor, para que assim, junto com todo o povo de Deus, vocês possam compreender o amor de Cristo em toda a sua largura, comprimento, altura e profundidade. Sim, embora seja impossível conhecê-lo perfeitamente, peço que vocês venham a conhecê-lo, para que assim Deus encha completamente o ser de vocês com a sua natureza.”
‭‭Efésios‬ ‭3:17-19‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/eph.3.17-19.ntlh

A natureza de Deus é o amor para com a Sua criação! Para entendermos Deus precisamos entender o amor. Não há como reconhecermos algo que não conhecemos.

Jesus Cristo veio revelar o amor de Deus pela humanidade e sem ele não conseguiremos alcançar a eternidade prometida. Sem amor não adianta religião, ciência ou qualquer atividade humana para conquistarmos a vida eterna!

Paulo trabalha a questão do amor na primeira carta aos Coríntios, capítulo 13:

“Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.”
‭‭1Coríntios‬ ‭13:3‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/1co.13.3.ntlh

A presença de Deus nos faz compreender o Seu amor. Paulo pede que este conhecimento de Cristo venha a transformar cada Cristão em um ser completo, empoderado no amor divino para transformar o mundo.

O amor é o que nos move em direção às pessoas, a lhes levar o melhor de nós. Ir até elas para provar que podemos ou que temos para levar é apenas orgulho. O amor não pede nada em troca e não é ciumento.

Deus nos ama e ser filho de Deus é amar. Isto só é possível se tivermos o conhecimento de Cristo! Prossigamos em conhece-lo em todas as dimensões possíveis, para a glória de Deus!

Amemos uns aos outros assim como Cristo nos ama! Este é o mandamento da Nova Aliança feita em Jesus!

O que realmente precisamos é da presença de Deus!

“Por esse motivo, eu me ajoelho diante do Pai, de quem todas as famílias no céu e na terra recebem o seu verdadeiro nome. E peço a Deus que, da riqueza da sua glória, ele, por meio do seu Espírito, dê a vocês poder para que sejam espiritualmente fortes.”
‭‭Efésios‬ ‭3:14-16‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/eph.3.14-16.ntlh

Importa a presença de Deus em nossas vidas! Não há melhor situação do que termos Deus conosco! No princípio do mundo, Deus andava com o homem no jardim e agora, pelo Seu Espírito, anda novamente conosco. Cristo tornou isto possível na cruz!

O poder de Deus nos é transmitido pelo Espírito Santo, no caminhar Cristão. Há diferentes formas do Pai se apresentar em nossas vidas, e a mais perceptível não é pelas bençãos recebidas, mas pela paz e a alegria na caminhada com Ele.

Há muitas pessoas com saúde e dinheiro, mas sem paz ou alegria. Há muitos com poder e autoridade, mas não tem a presença do SENHOR!

O que é melhor? A presença dEle ou a falsa sensação de benção porque temos facilidades materiais? Não é porque sou rico que sou abençoado ou porque sou pobre e sou amaldiçoado. Benção e maldição são espirituais.

A presença de Deus traz conforto espiritual em qualquer circunstância, assim como a sua ausência nos impede de termos este conforto. A presença do Espírito Santo em nós é mais do que sermos abençoados, é sabermos que estamos com Deus e em Deus!

Paremos para refletir sobre a nossa vida espiritual. Estamos satisfeitos porque nos sentimos abençoados? No que consiste nossa fé? Estamos buscando o Deus da benção ou a benção de Deus somente?

O Pai deseja o melhor para os filhos e gosta de estar com eles. E os filhos? Gostam do Pai ou dos Seus presentes?

Oremos pela presença de Deus em nossas vidas e sejamos gratos pela nossa situação de hoje, seja ela qual for! Com Ele, seremos abençoados, eternamente!

Cristo é a pedra fundamental!

“Vocês são como um edifício e estão construídos sobre o alicerce que os apóstolos e os profetas colocaram. E a pedra fundamental desse edifício é o próprio Cristo Jesus. Ele mantém o edifício todo bem firme e faz com que cresça como um templo dedicado ao Senhor. Assim vocês também, unidos com Cristo, estão sendo construídos, junto com os outros, para se tornarem uma casa onde Deus vive por meio do seu Espírito.”
‭‭Efésios‬ ‭2:20-22‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/eph.2.20-22.ntlh

É tremenda a afirmação do próprio SENHOR de que Ele não vive em templos construídos pela mão humana (Isaías 66.1), pois o Seu trono está estabelecido nas regiões celestiais.

Jesus Cristo nos declarou que o Reino de Deus está dentro do homem nascido da água e do Espírito, sendo então a habitação santa para Deus! Se somos transformados, então somos agora o templo do Espírito Santo de Deus!

A pedra fundamental, Jesus Cristo, é a pedra pela qual toda a estrutura da fé no Pai está sendo suportada. Sendo ele o Filho, através da cruz em que realizou a obra de redenção da humanidade, estabeleceu em si mesmo o fundamento do corpo que é a Igreja.

O crescimento do corpo é o avançar do conhecimento de Deus trazido por Cristo e ensinado através dos apóstolos até o dia de hoje. Não há variação na formação Cristã enquanto Jesus Cristo for o fundamento.

Muitos buscam tirar a santidade de Cristo ou reduzir a sua importância ao elevar homens e mulheres à condição de intercessores diante de Deus. Na verdade, desejam alterar o fundamento, pois farão ruir a edificação.

Só há um Deus e um mediador entre Deus e os homens e este é Jesus Cristo (1 Timóteo 2.5), o único que poderia morrer por todos e ser o Cordeiro perfeito! Não devemos desviar o nosso entendimento à respeito do fundamento do Evangelho, pois o erro levará à perda da fé em Cristo.

Com Jesus temos a presença do Espírito Santo que nos toca e nos ajuda em nossas dificuldades de todas as naturezas. Pelo Espírito conseguimos perdoar, superar perdas (pois é o Consolador), enxergar nossa verdadeira situação espiritual, nos trazendo paz e humildade.

Assim conseguiremos nos transformar em tijolos e construirmos parte do Reino de Deus, sendo ajudadores nesta obra grandiosa do Pai!

Louvemos a Deus com nossas vidas! Tudo começa pelo Filho! Ele é a pedra fundamental!

Estamos valorizando quem realmente nos ajuda em nossas vitórias?

“Não foi com espadas que os nossos antepassados conquistaram aquela terra; não foi com o seu próprio poder que eles venceram. Eles venceram com o teu poder, com a tua força e com a luz da tua presença. Assim tu mostraste o teu amor por eles.”
‭‭Salmos‬ ‭44:3‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/psa.44.3.ntlh

Como temos entendido o que ocorre em nossas vidas? Como a soma das nossas competências e incompetências? Seria justo pensar assim. No entanto, há muito mais por detrás disto tudo.

Nascemos com uma carga de DNA que nos dá certas capacidades que podemos ou não desenvolve-las na plenitude. Nascemos em famílias ricas ou pobres que podem estar em processo de empobrecimento ou enriquecimento.

Há tanto a corrente que declara que somos produto do meio como a que declara que somos o que somos porque nascemos assim. Mas, em Jesus Cristo, somos o que Deus diz que somos! Somos Filhos e eleitos, a menina dos olhos do Pai!

Quando Deus entra em nossas vidas transforma situações, corrige caráter, cura doenças e muda nossa condição financeira também. Muitas vezes veremos pessoas empobrecerem por causa do Evangelho e pessoas enriquecerem por causa do mesmo Evangelho.

Assim, ao vivermos pela Palavra de Deus, nossas vitórias virão do Senhor, nossa prosperidade virá dEle e nosso desejo de compartilhar o que temos também virá de Deus. Ele promoverá tudo isto a partir de pessoas usadas por Ele em nossas vidas e pela ação do Espírito Santo em nós.

Nosso DNA será o celestial e o ambiente que nos transforma será o espiritual. No amor de Deus encontramos a verdade de que somos herança do SENHOR!

Glorifiquemos a Deus nas nossas vitórias! Sejamos gratos a Ele e às pessoas que nos têm ajudado nesta terra, pois não chegamos até onde chegamos sozinhos e não iremos para a eternidade sozinhos!

Confiemos a Deus as nossas lutas e Ele trará paz aos nossos corações!

“Sejam amáveis com todos. O Senhor virá logo. Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido. E a paz de Deus, que ninguém consegue entender, guardará o coração e a mente de vocês, pois vocês estão unidos com Cristo Jesus.”
‭‭Filipenses‬ ‭4:5-7‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/php.4.5-7.ntlh

Já havia compartilhado que o entendimento sobre gratidão a Deus havia trazido paz ao meu coração, principalmente na hora de enxergarmos o tempo bom e o tempo ruim acontecendo simultaneamente nas vidas a nossa volta.

O mesmo se aplica a nossa vida. Paulo nos ensina que a nossa preocupação pode ser vencida com uma oração de entrega a Deus sobre as nossas dificuldades. E mais, quando entregarmos, que seja com um coração grato, como se estivéssemos já alegres contemplando a solução.

A fé é elemento que precisa participar de nossas orações. Se não crermos, como enxergaremos Deus resolvendo a situação? Por isso não devemos descarregar nossas tristezas e sermos desagradáveis aos outros, mas amáveis e ajudando os outros nas suas dificuldades. Nossa fé alimentará a de outras pessoas.

Certo é que, em Cristo, nossas mentes e corações são trabalhados pelo Espírito Santo para que a fé, a esperança e a gratidão aumentem, trazendo uma paz que o mundo e a razão humana não conseguem explicar.

É estar calmo na tempestade, sentir-se seguro em meio a pandemia, sentir-se livre estando no cárcere… Com Deus à frente não há momento difícil que não possa ser superado. Lembremos que a morte, para um Cristão, é o encontro com Deus e a chegada na morada celestial e não o fim.

Quando a preocupação bater à porta deveremos dobrar os joelhos e entrega-la à Deus, agradecendo pelo que Ele vai fazer. Façamos a nossa parte, pois Deus É fiel e nos ama a ponto de transformar céus e terra à nosso favor!

Ele não poupou o próprio Filho para que pudéssemos nos achegar a Ele. O que não fará mais a nosso favor? Que a paz do Senhor cubra agora nossos corações, em nome de Jesus Cristo!

“Por que estou tão triste? Por que estou tão aflito? Eu porei a minha esperança em Deus e ainda o louvarei. Ele é o meu Salvador e o meu Deus.”
‭‭Salmos‬ ‭42:5‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/psa.42.5.ntlh

Correndo para Cristo, a vitória é certa!

“Não estou querendo dizer que já consegui tudo o que quero ou que já fiquei perfeito, mas continuo a correr para conquistar o prêmio, pois para isso já fui conquistado por Cristo Jesus. É claro, irmãos, que eu não penso que já consegui isso. Porém uma coisa eu faço: esqueço aquilo que fica para trás e avanço para o que está na minha frente. Corro direto para a linha de chegada a fim de conseguir o prêmio da vitória. Esse prêmio é a nova vida para a qual Deus me chamou por meio de Cristo Jesus.”
‭‭Filipenses‬ ‭3:12-14‬ ‭NTLH‬‬
https://www.bible.com/211/php.3.12-14.ntlh

Todo corredor corre para chegar na linha de chegada! Assim também corremos na corrida Cristã. Não queremos ficar pelo caminho, ou nos desviarmos da verdade e cairmos nos abismos espirituais.

Importa que estejamos atentos ao que está à frente. Se olharmos para trás na corrida vamos acabar perdendo a reta. Da mesma forma, na vida Cristã não devemos olhar para trás, o que significaria ter saudades de fazer o que fazíamos antes e que agora sabemos não ser mais adequado.

Olhar para trás é também ficar se remoendo das coisas do passado, de mágoas, derrotas, erros e pecados que nos entristecem. Ao crermos em Jesus Cristo tivemos nosso passado encravado na cruz, onde o Senhor declara que somos nova vida e fomos designados para vivermos com nova perspectiva.

Olhar para frente com esta nova atitude é o que devemos fazer todos os dias. Cristo é a linha de partida e a linha de chegada. O Espírito Santo corre conosco e nos apoia todo o tempo. O prêmio é a vida eterna com o Pai!

Nesta corrida, só tropeça quem olha para trás! É hora de corrermos para a vitória, em Cristo Jesus!