O julgamento de Deus é certo. Ai daqueles que desviam a fé das pessoas!

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
‭‭2Pedro‬ ‭2:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.2.1-3.ara

Estamos assistindo a escândalos em várias denominações religiosas, com práticas vis e que afastam as pessoas de Cristo. A verdade não fica escondida de Deus que também mostrará aos homens, pois não ficará sem paga os que desviam aqueles que estão no caminho da salvação.

Como não ser enganado se as obras evidenciam a árvore e estas pessoas mostram boas obras? É que uma árvore boa não dá frutos maus. Ora, se somos pecadores e ainda vamos errar mesmo no caminho, como então diferenciar?

O Fruto do Espírito é como evidenciamos se uma pessoa está no caminho da salvação ou não está. O Fruto é no singular e produz nove evidências que crescem simultaneamente no que crê em Cristo.

Pois o Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23a).

Se alguém demostra amor a algumas pessoas mas é intolerante no tratamento com outras, então este amor seletivo não é o amor espiritual. Paulo nos ensina em 1 Coríntios 13 o que é o verdadeiro amor.

A paz é confiar em Deus e no controle que Ele tem das coisas. A alegria reside no crer no Deus Todo-Poderoso e não nas condições atuais de vida. Em todos os gomos a diferença entre manifesta-lo e fingi-lo é o que nos ajuda a perceber se estamos e quem está também frutificando no Espírito.

Dons espirituais como profetizar e expulsar demônios não garantem o amadurecer no Espírito. Saul e Judas manifestaram estas coisas mas desagradaram a Deus. Sem arrependimento de pecados não há transformação!

Cristo fez tudo por amor e não por vaidade. Se estamos mais preocupados em mostrar as obras do que realiza-las, então não são obras espirituais, mas carnais. Estas carnais gerarão escândalos, cedo ou tarde!

Assim, julguemo-nos a nós mesmos e analise-mos os líderes espirituais a quem estamos seguindo mediante o que as Escrituras nos ensinam. Se estiver diferente, saiamos de debaixo desta autoridade, pois estarão nos desviando do verdadeiro caminho.

Jesus Cristo tem o melhor a nos dar. Não nos tornemos mercadoria nas mãos de pessoas que na verdade não creem. Se crescem de verdade não fariam o que estão fazendo, pois Deus é amor mas também é fogo consumidor!

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! (Mateus 18.7)