“Ora, tendo acabado Jesus de dar estas instruções a seus doze discípulos, partiu dali a ensinar e a pregar nas cidades deles.”
Mateus 11:1 ARA
https://www.bible.com/1608/mat.11.1.ara
Há várias formas de se tentar liderar. A de Jesus é a baseada no discipulado. Ele mostra o que fazer, ele explica como fazer e ele pratica tudo o que pretende que as pessoas façam. É a mesma forma como se faz nas Forças Armadas e outras entidades que ensinam aqueles que recebem na organização.
É muito diferente de uma empresa onde as contratações são baseadas em perfis profissionais de quem já tem um mínimo de conhecimento para assumir a vaga e vai completar a adaptação vendo outros trabalharem e se virando para permanecer útil à organização.
Empresas mandam embora os que estão servindo mal e contratam novas pessoas. Descartam os que não atingem o desempenho esperado. Na vida militar não se deixa um soldado para trás e os que estão fazendo de maneira inadequada sofrem repreensões, prisões, passam por nova instrução, até que se ajuste aos demais.
A filtragem é antes de entrar, em uma avaliação rigorosa. Depois que entrou, tudo será feito para que todos cheguem juntos e a vitória seja de todos. É claro que sempre haverá os que fazem bem feito desde o início, mas todos devem atingir o padrão mínimo esperado.
Como é o Reino de Deus? Como uma empresa que manda embora os que não se ajustam ou como um exército que filtra na entrada e leva todos à conquista?
Jesus disse que enviaria o Consolador, o Espírito Santo que nos capacitaria em santificação para que chegássemos ao padrão de Cristo! Também disse que nenhum dos dele seria tirado de suas mãos. Ainda, que os que perseverassem até o fim seriam vitoriosos com ele e receberiam a coroa da vida!
Jesus Cristo não é um diretor de empresa ou dono para mandar embora quem não está trabalhando bem. Ele contrata pessoas incapazes e as capacita em amor, dando muitas oportunidades para que se ajustem ao padrão do cidadão celestial.
Jesus é um general que conduz pela experiência, pois viveu entre nós e venceu o pecado e a morte! Ele nos chama a participarmos das batalhas espirituais para alcançarmos vidas para o seu reino! E fazemos bem em buscar nos aprimorarmos em obediência e compromisso com a obra de Deus!
Não somos dos que deixam os feridos para trás ou desistimos dos que estão com baixo desempenho. Jesus não desistiu de nós enquanto pecadores. Nos chamou, selecionou e aprovou para estarmos em seu exército. Então, nos capacitará e nos mostrará como atingirmos o objetivo e nos alegraremos com ele por toda a eternidade!