O verdadeiro fermento é o Espírito Santo!

Disse-lhes outra parábola: O reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher tomou e escondeu em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado.
‭‭Mateus‬ ‭13:33‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.13.33.ara

A fé em Jesus Cristo, ensinada no evangelho, traz o reino de Deus para dentro de nós, assim como o fermento é misturado à massa.

A fermentação cresce a massa, gerando volume e preparando para o aquecimento que produzirá um pão pronto.

Assim também nós, a partir da vivência do evangelho estaremos crescendo espiritualmente e superando as dificuldades do mundo, nos tornando aptos a participarmos do reino de Deus!

Sem o reino em nós não há crescimento. Erra quem acha que as obras são o fermento para sermos bons para o reino. É o reino em nós que nos transforma em pessoas melhores. É a graça que nos salva e transforma. Obras confirmam nosso estado.

O reino em nós é estabelecido pelo Espírito Santo de Deus, que nos move e nos faz crescer em entendimento e obras. As lutas da vida nos preparam para que possamos engrandecer o nome do Senhor. Afinal, um pão perfeito e gostoso para ser comido não é mérito do pão, mas do padeiro!

Já o religioso possui um fermento que estraga a massa que jamais chegará a se desenvolver ou ter um gosto agradável. Só pelo Espírito temos o crescimento espiritual adequado. Os religiosos colocarão em si mesmos o poder de adentrarem o reino dos céus, mas isto pertence somente à Deus mediante a graça.

Como não compreendeis que não vos falei a respeito de pães? E sim: acautelai-vos do fermento dos fariseus e dos saduceus. Então, entenderam que não lhes dissera que se acautelassem do fermento de pães, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus.
‭‭Mateus‬ ‭16:11-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.16.11-12.ara

Só pela fé em Cristo há salvação. Creiamos e sejamos salvos em Jesus! Sejamos pães agradáveis e que levem o verdadeiro fermento ao mundo!