“José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, comandante da guarda, egípcio, comprou-o dos ismaelitas que o tinham levado para lá. O Senhor era com José, que veio a ser homem próspero; e estava na casa de seu senhor egípcio. Vendo Potifar que o Senhor era com ele e que tudo o que ele fazia o Senhor prosperava em suas mãos, logrou José mercê perante ele, a quem servia; e ele o pôs por mordomo de sua casa e lhe passou às mãos tudo o que tinha. E, desde que o fizera mordomo de sua casa e sobre tudo o que tinha, o Senhor abençoou a casa do egípcio por amor de José; a bênção do Senhor estava sobre tudo o que tinha, tanto em casa como no campo.”
Gênesis 39:1-5 ARA
https://www.bible.com/1608/gen.39.1-5.ara
José sofreu em muitas ocasiões, ainda que o Senhor era com ele. Foi traído, vendido, desejado, encarcerado e esquecido, mas tudo isto tinha um propósito muito maior. José era um jovem temente a Deus e, por isso, o Senhor nunca o desamparou.
Depois de passar por tantas aflições José se tornou o maior no Egito, somente abaixo do Faraó. Suas humilhações foram esquecidas com a família que formou e pôde salvar toda a geração de seu pai e irmãos.
Por mais que tentemos entender as maneiras de Deus operar, nunca chegaremos a compreender porque se utiliza das dificuldades, fraquezas e violências dos próprios homens para expor a Graça e a misericórdia. O certo é que Ele faz e transforma situações terríveis em condições de paz, terra arrasada em lugares férteis e relacionamentos destruídos em um oásis de amor.
Não podemos ignorar que Deus é poderoso para mudar a sorte das pessoas quando elas se voltam para Ele. Vemos Raabe sendo transformada de meretriz à linhagem de Jesus, o ladrão da cruz arrependendo-se em seus últimos momentos e sendo salvo, os apóstolos de várias origens sendo transformados em homens de Deus, ainda que com perseguições e lutas nesta terra.
O importante é a eternidade com o Senhor. Lutas teremos em toda a vida, mas se não nos levarem para a eternidade com Deus, de que adiantou sofrer? Que possamos buscar os combates dos eleitos, a batalha da conquista da Jerusalém celestial, e esta só pode ser vencida se estivermos no exército do Cordeiro.
A vida pode estar nos levando para situações difíceis neste momento, mas tenhamos bom ânimo, pois com Jesus venceremos e nos alegraremos em cada batalha vencida, para a glória de Deus!
Se o momento não é bom, ore ao Senhor e clame por Seu auxílio. Ao nos chegarmos a Deus, teremos a direção e a ajuda que precisamos e não será em vão que esperaremos pela misericórdia. Importa confiarmos em Deus e nos Seus caminhos!