Não há vergonha quando estamos em Cristo!

Muitos dos que creram vieram confessando e denunciando publicamente as suas próprias obras.”
‭‭Atos‬ ‭19:18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.19.18.ara

Diferentemente do pecado, o perdão não nos envergonha. Viver em pecado traz peso e faz com que nos escondamos nas trevas. Quando todos pecam, já não há percepção de pecado e ninguém se esconde mais, o que chamamos iniquidade. Nesta passagem de Atos o evangelista Lucas descreve o momento em que houve o arrependimento de pecados pela fé em Cristo e os novos convertidos denunciavam os pecados que haviam deixado para trás, como vitória!

Sim, deixar o pecado é uma vitória e só se expõe o pecado aquele que foi liberto dele, pois tem certeza que não o cometerá novamente. A confissão de pecados traz cura interior e expressa a superação da questão. No meio de pessoas espirituais isto trará alegria a todos e ninguém irá julgar a ninguém, pois todos sabem de sua própria história e de quais pecados fora liberto!

Do lado da iniquidade, proclamar os pecados também é motivo de vanglória no meio dos iníquos, com a motivação da vaidade em se dizer quem é o maior transgressor. A diferença trazida na passagem de Atos está na palavra “denunciando”. Denunciar é expor o erro. Ou seja, entende-se que se está errado, portanto o seu apontamento se torna uma denúncia e não vanglória!

Muitos hoje expõem seus erros mas não há um tom de denúncia, mas às vezes até de auto-piedade como se tivesse sido conduzido irresistivelmente a praticar o ato do pecado. Pior é quando quem denuncia torna-se mais confrontado do que quem realizou o ato pecaminoso. Imagine uma adolescente expondo ter sido abusada por um tio ou outro parente? Muitas vezes será acusada de ter destruído a família ao invés do abusador receber a própria culpa. Há que se estabelecer os limites para não ocorrer tais desvios.

Estamos vivendo tempos onde ninguém assume suas responsabilidades e autoridades estão se esquivando de seus erros, não denunciando seus atos, mas buscando transferir a culpa. Isto não procede no comportamento Cristão e espiritualmente está sendo registrado diante de Deus. Não haverá nada escondido que não será exposto no tribunal do Justo juiz e todos saberão. Importa hoje nos arrependermos e recebermos o perdão divino enquanto há tempo.

Muitos dependem das nossas decisões e devemos assumir nossas responsabilidades. Melhor conhecer a Palavra de Deus que irá nos conduzir pelo reto caminho do que vivermos pecando, nos desviando e desviando outros. O evangelho nos traz a correção e a alegria de sabermos o caminho a seguir. Com Jesus teremos segurança em cada passo e não seremos envergonhados no Dia do Senhor, porque passamos da transgressão para a justiça, do pecado para a santidade, da morte para a vida!