“Por fim, tenham todos o mesmo modo de pensar. Sejam cheios de compaixão uns pelos outros. Amem uns aos outros como irmãos. Mostrem misericórdia e humildade. Não retribuam mal por mal, nem insulto com insulto. Ao contrário, retribuam com uma bênção. Foi para isso que vocês foram chamados, e a bênção lhes será concedida.”
1Pedro 3:8-9 NVT
https://www.bible.com/1930/1pe.3.8-9.nvt
Cristão raiz sofre mas não desiste de suportar por amor a Deus e ao próximo. Retribuir o mal com o bem é sofrer o dano e seguir em frente. A misericórdia é justamente não responder o mal com o mal. Se Deus fizesse isto conosco, já teríamos sido destruídos!
“As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;”
Lamentações 3:22 ARA
https://www.bible.com/1608/lam.3.22.ara
“Felizes os misericordiosos, pois serão tratados com misericórdia.”
Mateus 5:7 NVT
https://www.bible.com/1930/mat.5.7.nvt
É tempo de suportarmos uns aos outros para podermos nos ajudar mutuamente. No entanto, devemos buscar não fazer o mal nem primeiro e nem em resposta ao mal recebido. Misericórdia vem antes de sacrifícios e agrada a Deus como já escrevemos inúmeras vezes. Jesus trouxe esta direção confirmando os profetas que ensinavam Israel, mas preferiam pecar e sacrificar à obedecerem os preceitos de Deus.
Adianta pagarmos o mal com o mal e depois irmos ao culto dar uma oferta em dinheiro ou dar aos pobres esperando perdão pelo mal que fizemos? Melhor é perdoar do que tentar cobrir o erro com obras humanas. Adianta ficar indo aos cultos ou missas fielmente mas sermos intransigentes com a família ou ficarmos falando mal dos outros ou mentir?
De que adianta prestar um culto com os lábios mas agir contrário ao que se está ensinando no evangelho? A quem estamos enganando? Nem a nós mesmos… Precisamos parar de tentar nos enganar. Não enganamos a Deus e nem aos homens. Pelas nossas atitudes demonstramos a nossa fé. Quem é fiel a Deus obedece aos seus ensinos. Quem não é fiel a Deus também não será ao seu próximo e isto é facilmente verificável.
Oremos e peçamos ao Espírito Santo de Deus que nos revele e nos convença de nossa religiosidade e possamos verdadeiramente atender ao chamado de Deus!
“Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê.”
1João 4:20 ARA
https://www.bible.com/1608/1jn.4.20.ara
Nunca estivemos tão demandados sobre esta palavra. Quanto mais as dificuldades se avizinham mais somos exigidos em nossa atitude para com Deus e o próximo. Não desesperemos, pois Deus trará a saída, basta ter fé!
Jesus traz poder em nossas vidas e o que recebemos através dele nos capacita a ajudar e ainda termos para nós. Em Cristo nos tornamos fonte de vida e prosperaremos sempre que nos mantivermos na presença do Senhor. Que a paz de Deus através de Cristo nos fortaleça e ilumine, em nome de Jesus e sejamos pessoas que edificam e abençoam, ainda que em tempos bem difíceis!
Ano 2#29