Por que regras possuem exceções?

Mas ele lhes disse: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também. Por isso, pois, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, porque não somente violava o sábado, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.
‭‭João‬ ‭5:17-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.5.17-18.ara

Jesus combateu a religiosidade mostrando a hipocrisia dos homens religiosos. Por isto foi tão perseguido! Fazia curas nos dias de sábado e acabou sendo jurado de morte, pois a Lei dizia que não se devia fazer atividade alguma nos dias de sábado. Ora, por que então os animais eram tratados naquele dia sem que as pessoas fossem condenadas à morte? Se podiam cuidar dos animais, por que então não se poderia fazer o bem curando ou ajudando pessoas que são mais importantes que os animais?

Disse-lhe, porém, o Senhor: Hipócritas, cada um de vós não desprende da manjedoura, no sábado, o seu boi ou o seu jumento, para levá-lo a beber? Por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?
‭‭Lucas‬ ‭13:15-16‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.13.15-16.ara

Muitas pessoas estão esquecendo o que mais importa e estão mais preocupadas com regras e definições de grupos. O que é mais importante, seguir uma regra e pessoas morrerem ou usar um tratamento ainda não recomendado mas que pode salvar vidas, mesmo que não possamos comprovar a eficácia? Se há uma chance, por que não tentar? Vamos manter um protocolo que nos levará ao colapso?

Precisamos olhar o aspecto geral da obra de Deus. Religiosos diriam que não entram em bares porque estariam em um lugar de má fama e de pessoas não comprometidas com Deus. Jesus entraria lá porque é lá onde as vidas machucadas estão buscando esquecer ou até mesmo desistir da vida. Jesus não está preocupado com o que vão falar dele, e até já morreu justamente por causa dos que não lhe entenderam. Mas ressuscitou e nos chama à vida, principalmente quando mais precisamos, não importando onde estejamos.

Pessoas que se preocupam demais com suas carreiras e nomes, e deixam de fazer o bem que deveriam fazer, acabam por se esquecerem do porque estão onde estão. Regras existem para organizar o caos e devem ser seguidas tanto quanto possível, mas todo legislador sabe que regras não atendem 100% dos casos e, quando são quebradas, precisam ser analisadas. Jesus quebrou a regra do sábado sempre que uma vida precisava ser salva. O sábado foi feito para o homem e não o contrário. Regras não vieram para nos destruir, mas para nos ajudar. Se estão nos destruindo, então perderam suas finalidades ou estamos totalmente fora da realidade para a qual foram estabelecidas, o que também é um grande problema!

Peçamos sabedoria de Deus para não sermos religiosos em nossas vidas. Não é só no aspecto espiritual, mas também na vida cotidiana. Para toda regra há exceções, que existem para casos especiais. Não usemos da exceção como regra e nem ignoremos as exceções. Precisamos amar mais e neglicenciar menos as necessidades das pessoas. Jesus nos ensinou isto e devemos seguir os seus passos. Seguir Jesus é ter a mente dele, que conhece a vontade de Deus para que todos sejam salvos!

Ano 2#30