Jesus promete e cumpre. Confiemos nele!

No dia seguinte, que é o dia depois da preparação, reuniram-se os principais sacerdotes e os fariseus e, dirigindo-se a Pilatos, disseram-lhe: Senhor, lembramo-nos de que aquele embusteiro, enquanto vivia, disse: Depois de três dias ressuscitarei. Ordena, pois, que o sepulcro seja guardado com segurança até ao terceiro dia, para não suceder que, vindo os discípulos, o roubem e depois digam ao povo: Ressuscitou dos mortos; e será o último embuste pior que o primeiro. Disse-lhes Pilatos: Aí tendes uma escolta; ide e guardai o sepulcro como bem vos parecer. Indo eles, montaram guarda ao sepulcro, selando a pedra e deixando ali a escolta.
‭‭Mateus‬ ‭27:62-66‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.27.62-66.ara

Jesus prometeu que ressuscitaria ao terceiro dia e os líderes religiosos se preocuparam com isto. O interessante é que os próprios discípulos de Jesus não estavam esperando isto, pois não entenderam a promessa! Os religiosos queriam garantir que não se conseguisse usar a fala de Jesus contra eles, enquanto quem deveria esperar o cumprimento não creu!

Muitos que dizem não crer em Jesus estão preocupados em rebater a Igreja que está anunciando o seu retorno iminente, enquanto muitos discípulos de Cristo não estão vigilantes para o seu retorno. O que aconteceu naqueles dias irá ocorrer novamente. Assim Jesus predisse, conforme também havia deixado bem claro os sinais que iria fazer.

Ele, porém, respondeu: Uma geração má e adúltera pede um sinal; mas nenhum sinal lhe será dado, senão o do profeta Jonas. Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra. Ninivitas se levantarão, no Juízo, com esta geração e a condenarão; porque se arrependeram com a pregação de Jonas. E eis aqui está quem é maior do que Jonas. A rainha do Sul se levantará, no Juízo, com esta geração e a condenará; porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. E eis aqui está quem é maior do que Salomão.
‭‭Mateus‬ ‭12:39-42‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.12.39-42.ara

Após a morte de Jesus ele foi colocado no túmulo de José de Arimatéia por três dias e três noites, para então ressuscitar na manhã do terceiro dia, que cairá no Domingo. Até lá ficaram guardando o seu túmulo, para que o sinal não fosse manifesto a partir do roubo do seu corpo. As mulheres compraram bálsamos e esperaram passar as festividades.

Era o dia da preparação, e começava o sábado. As mulheres que tinham vindo da Galileia com Jesus, seguindo, viram o túmulo e como o corpo fora ali depositado. Então, se retiraram para preparar aromas e bálsamos. E, no sábado, descansaram, segundo o mandamento.
‭‭Lucas‬ ‭23:54-56‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.23.54-56.ara

Havia o feriado da Páscoa e o Sábado, sendo que na língua hebraica tem o mesmo nome de Shabat, significando descanso. Assim, o sepultamento de Jesus ocorreu antes de um grande Shabat como definido em João 19.31 (hoje chamaríamos de feriadão), o que nos traz algumas dificuldades quando contamos o tempo entre sua morte e ressurreição quando consideramos o Sábado e não o feriado que ocorreu antes do Sábado, como o dia seguinte ao seu sepultamento.

Importa é sabermos que Jesus cumpre a sua palavra e permaneceu três dias e três noites até a ressurreição, sendo este tempo um momento de profunda reflexão para todos naquele período e nos nossos dias também! Enquanto isto precisamos guardar nossas mentes e corações confiando nas promessas que ele fez para nós! Jesus Cristo é o Filho de Deus, o Cordeiro de Deus, nosso salvador e Senhor! Nele todos seremos restaurados e abençoados. Nele podemos confiar, pois é digno!

Que possamos descansar em Cristo, pois ele é a nossa Páscoa, nosso feriado, nosso verdadeiro descanso. Ainda que não o vejamos ao nosso lado, suas promessas e ensinos estão e nos alcançarão! Podemos e devemos viver pelas suas promessas, pois é fiel para cumpri-las! Que neste dia voltemos nossos olhos para o autor e consumador da fé, aquele que sofreu para nos dar tudo, que verteu seu sangue perfeito para nos dar vida, que está preparando lugar para que vivamos com ele!

Que nesta Páscoa nos lembremos e comemoremos tão grande benção e promessas feitas a toda humanidade! Cristo morreu e ressuscitou para que todos creiam e vivam eternamente com ele, na presença do Deus santo e Todo-Poderoso! Não sejamos dos que querem provar o contrário, mas confiemos no Evangelho!

Ano 2#36