Jesus é a verdadeira Páscoa!

Um dos criminosos, dependurado ao lado dele, zombava: “Então você é o Cristo? Salve a si mesmo e a nós também!”. Mas o outro criminoso o repreendeu: “Você não teme a Deus, nem mesmo ao ser condenado à morte? Nós merecemos morrer por nossos crimes, mas este homem não cometeu mal algum”. Então ele disse: “Jesus, lembre-se de mim quando vier no seu reino”. E Jesus lhe respondeu: “Eu lhe asseguro que hoje você estará comigo no paraíso”.
‭‭Lucas‬ ‭23:39-43‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/luk.23.39-43.nvt

Jesus foi capturado, julgado culpado pelos líderes religiosos da nação e levado diante de Pilatos que não queria assumir a responsabilidade pela morte dele. Pilatos ainda tentou soltar Jesus colocando-o ao lado de Barrabás, um criminoso conhecido, para que pudessem escolher dentre eles quem seria solto, mas a multidão escolheu soltar o criminoso ao invés de permanecer com o Filho de Deus! Pior fizeram, declarando ainda que esta morte fosse colocada na conta da nação e seus descendentes:

Pilatos viu que de nada adiantava insistir e que um tumulto se iniciava. Assim, mandou buscar uma bacia com água, lavou as mãos diante da multidão e disse: “Estou inocente do sangue deste homem. A responsabilidade é de vocês”. Todo o povo gritou em resposta: “Que nós e nossos descendentes sejamos responsabilizados pela morte dele!”. Então Pilatos lhes soltou Barrabás. E, depois de mandar açoitar Jesus, entregou-o para ser crucificado.
‭‭Mateus‬ ‭27:24-26‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/mat.27.24-26.nvt

Na cruz Jesus foi colocado e, junto dele, outras duas pessoas. Um de cada lado foi crucificado, sendo estes criminosos já julgados e sentenciados. Não receberam os açoites que Jesus havia recebido e, por isso, não estavam tão debilitados como ele estava. Já escrevemos que ambos começaram a zombar de Jesus, mas a certo ponto, um deles enxergou a glória de Deus presente em Jesus e reconheceu seus pecados e o Senhorio de Cristo. Esta é a chave para a salvação! Este homem declarou Jesus como Senhor e clamou por misericórdia, sendo prontamente recebido por Cristo!

Este homem não teve oportunidade alguma de mostrar para Deus boas ações que o levassem ao céu, que dessem merecimento a ele. Chegou na cruz por ser um criminoso, o que lhe conferiu a sentença de morte. De tarde teve suas pernas quebradas para não fugir quando lhe tirassem da cruz e poder morrer mais rápido. Não recebeu aqui nenhuma misericórdia e só esperou a morte, mas em Cristo recebera a promessa de vida eterna com ele! Quem pode duvidar de que as obras não produzem salvação? Ou este homem seria uma exceção? Isto seria justo? Deus é justo e não mente! Jesus veio justamente trazer a salvação pelo seu sacrifício, para que todo aquele que nele crer não morra espiritualmente, mas tenha a vida eterna (João 3.16)!

A tradição chama este homem de Dimas e nele podemos entender que há salvação para o pecador. Mas, pelo outro criminoso crucificado, podemos enxergar que nem todos que recebem a oportunidade de serem salvos, serão! E assim como os dois criminosos estavam destinados à morte, todo pecador também está destinado a perecer no inferno. Há uma lei espiritual que Jesus não veio revogar, que está em Êxodo 32.33 e em Ezequiel 18.20:

Então, disse o Senhor a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim.
‭‭Êxodo‬ ‭32:33‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/exo.32.33.ara

Aquele que pecar é que morrerá. O filho não será castigado pelos pecados do pai, e o pai não será castigado pelos pecados do filho. Os justos serão recompensados por sua justiça, e os perversos serão castigados por sua perversidade.
‭‭Ezequiel‬ ‭18:20‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/ezk.18.20.nvt

Jesus confirmou a lei e por causa dela foi necessário o seu sacrifício. Se ele, sendo justo e sem pecado, não morresse em nosso lugar, jamais seríamos justificados e seríamos todos levados ao inferno. Agora, pelo sacrifício do Cordeiro de Deus, temos a justificação de nossos pecados, recebendo pela graça a salvação que não teríamos acesso! Pelo sacrifício de Jesus tivemos a restauração da comunhão com Deus, pois estávamos separados de Sua glória por causa de nossos pecados!

Isto estava representado pelo véu que separava a Arca da Aliança das demais partes do templo. A Arca representava a presença de Deus, mas o véu era extremamente grosso e só o Sumo Sacerdote entrava na presença de Deus uma vez por ano, para derramar o sangue de um animal perfeito para a propiciação do pecado de todo o povo. Outro animal recebia a imposição de mãos, recebendo a culpa de todo o povo e era enviado para o deserto, para expiar os pecados do povo, morrendo fora da cidade. Jesus, naquele dia, verteu o seu sangue na cruz como propiciatório e morreu do lado de fora da cidade, levando sobre si o pecado de toda a humanidade! Ele cumpriu a Lei e trouxe a graça sobre todos os que crerem nele!

E Jesus, clamando outra vez com grande voz, entregou o espírito. Eis que o véu do santuário se rasgou em duas partes de alto a baixo; tremeu a terra, fenderam-se as rochas; abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos, que dormiam, ressuscitaram; e, saindo dos sepulcros depois da ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram a muitos.
‭‭Mateus‬ ‭27:50-53‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.27.50-53.ara

A nossa Páscoa agora é Jesus Cristo! Nele Na sua morte o véu foi rasgado e temos acesso ao Pai! Somos perdoados e santificados pela fé! Alguns dos santos que morreram pela fé no messias ressuscitaram com ele e adentraram a cidade! Foi o sinal de que haverá ressurreição dos mortos quando ocorrer o grande julgamento! Mas isto fica para outra mensagem do Evangelho! Vamos festejar a vitória de Jesus sobre o pecado e a morte, nos trazendo a salvação pela fé, pois pelas obras jamais conseguiríamos atingir a bondade que Deus espera de nós!

sabendo, contudo, que o homem não é justificado por obras da lei, e sim mediante a fé em Cristo Jesus, também temos crido em Cristo Jesus, para que fôssemos justificados pela fé em Cristo e não por obras da lei, pois, por obras da lei, ninguém será justificado.
‭‭Gálatas‬ ‭2:16‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/gal.2.16.ara

“Ora, sabemos que tudo o que a lei diz, aos que vivem na lei o diz para que se cale toda boca, e todo o mundo seja culpável perante Deus, visto que ninguém será justificado diante dele por obras da lei, em razão de que pela lei vem o pleno conhecimento do pecado.”
‭‭Romanos‬ ‭3:19-20‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.3.19-20.ara

Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos [e sobre todos] os que creem; porque não há distinção, pois todos pecaram e carecem da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente, por sua graça, mediante a redenção que há em Cristo Jesus, a quem Deus propôs, no seu sangue, como propiciação, mediante a fé, para manifestar a sua justiça, por ter Deus, na sua tolerância, deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; tendo em vista a manifestação da sua justiça no tempo presente, para ele mesmo ser justo e o justificador daquele que tem fé em Jesus.
‭‭Romanos‬ ‭3:21-26‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/rom.3.21-26.ara

Quão grande salvação recebemos em Cristo e tão grande vitória a cruz se tornou para nós que estávamos sentenciados como Dimas! E como ele, podemos reconhecer nossa condição e nos arrependermos. A Jesus podemos clamar hoje e pedirmos que nos conceda o perdão e escreva o nosso nome no Livro da Vida! Que a glória do Pai, concedida no Filho transforme nossas vidas e, em gratidão, vivamos uma vida transformada no Espírito Santo!

Feliz Páscoa em Cristo Jesus!

Ano 2#35