Em Deus seremos mais do que enxergamos em nós!

Moisés foi educado em toda a sabedoria dos egípcios e era poderoso em palavras e ações.
‭‭Atos‬ ‭7:22‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/act.7.22.nvt

Moisés, porém, disse ao SENHOR: “Ó Senhor, não tenho facilidade para falar, nem antes, nem agora que falaste com teu servo! Não consigo me expressar e me atrapalho com as palavras”. O SENHOR perguntou a Moisés: “Quem forma a boca do ser humano? Quem torna o homem mudo ou surdo? Quem o torna cego ou o faz ver? Por acaso não sou eu, o SENHOR? Agora vá! Eu estarei com você quando falar e o instruirei a respeito do que deve dizer”. “Por favor, Senhor!”, suplicou Moisés. “Envia qualquer outra pessoa!”
‭‭Êxodo‬ ‭4:10-13‬ ‭NVT‬‬
https://www.bible.com/1930/exo.4.10-13.nvt

Vejamos o contraste entre o que a Bíblia diz de Moisés e como ele se enxergava. Deus chamou um homem formado no mais alto círculo social da região, com os melhores professores, com todas as facilidades (em meio às dificuldades da época) e este homem não enxergava o seu potencial. Certamente por causa das experiências negativas que teve!

Moisés nasceu perseguido e foi adotado pela filha do faraó, mas teve acesso à verdadeira mãe e a seu povo. Viu como eram humilhados e tentou se levantar para ajudar, mas teve de fugir quando se tornou um assassino. Esteve escondido 40 anos no deserto, constituiu família e sossegou, até ser chamado por Deus para voltar para o lugar de onde viera.

Sua má experiência no Egito conjugado com sua tranquilidade atual e sua idade de 80 anos o tornara averso a passar por aquilo de novo. Natural, mas Deus o chamou assim mesmo. Sua luta interior não permitia querer vivenciar seu chamado de libertador do povo. Já havia esquecido das mazelas que seu povo passava e isto já não lhe pesava mais no coração. Achava-se incapaz de fazer diferença naquele contexto. E sem Deus não seria capaz mesmo! Nem ele e nem ninguém!

Para derrotar a força do Egito apenas o poder do SENHOR! Hoje o Egito significa o mundo de pecado que escraviza o homem em seus próprios desejos e o libertador é Cristo, poderoso em palavras e ações, aquele que deu sua vida por nós e ressuscitou! Ele é o verdadeiro libertador pois reuniu em si mesmo todas as profecias! Quem somos nós? Sem o SENHOR, nada, mas com o SENHOR já somos mais do que vencedores, pois o mundo já não tem mais poder sobre nós!

Deus nos chama a partir de Cristo para sermos libertadores das vidas que continuam presas no Egito do pecado. O Espírito Santo nos ajudará em todo processo e não devemos temer as dificuldades e nem deixar de confiar no chamado, mas importa ouvir o Espírito. Bom não confiar em nós mesmos, mas precisamos confiar no SENHOR! A fé é justamente depositar nEle toda a nossa expectativa, pois se Ele declara, então cumprirá!

O povo não só saiu do Egito mas esteve por 40 anos sob a liderança de Moisés que confiou em Deus. Confiemos no SENHOR e vivamos para a glória dEle! Vidas serão abençoadas sempre que obedecermos e estivermos debaixo da direção de Deus! Não precisaremos brigar, lutar, matar, etc, pois o SENHOR é quem luta por nós. Sigamos com fé e vejamos os sinais e maravilhas, a começar em nossas próprias vidas!

Ano 2#47