A presença do Espírito Santo em nós é a prova da aliança em Cristo!

Havendo grande debate, Pedro tomou a palavra e lhes disse: Irmãos, vós sabeis que, desde há muito, Deus me escolheu dentre vós para que, por meu intermédio, ouvissem os gentios a palavra do evangelho e cressem. Ora, Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, concedendo o Espírito Santo a eles, como também a nós nos concedera. E não estabeleceu distinção alguma entre nós e eles, purificando-lhes pela fé o coração. Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais puderam suportar, nem nós? Mas cremos que fomos salvos pela graça do Senhor Jesus, como também aqueles o foram.
‭‭Atos‬ ‭15:7-11‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/act.15.7-11.ara

Pedro defende a colocação de Paulo contra os fariseus que continuavam a querer praticar a circuncisão como obrigação aos Cristãos convertidos. Pedro e Paulo entenderam que Deus estava fazendo aliança com o homem através da entrega do Espírito Santo a todo o que passou a crer em Jesus Cristo pela fé.

Pedro usou a passagem de Atos 10 em que o centurião Cornélio e todos os parentes e amigos que estavam com ele foram batizados no Espírito Santo sem que tivessem qualquer outro requisito senão a fé em Jesus advinda da pregação de Pedro. Com isto, somos ensinados que não é um sinal externo que hoje nos torna aceitáveis para uma aliança com o Senhor, mas o sinal interior de quem nasceu de novo e recebeu o Espírito Santo de Deus:

Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.
‭‭João‬ ‭3:5-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.3.5-7.ara

Os novos nascidos passam a ter o Espírito Santo de Deus e responderão ao que o Espírito falar aos seus corações. Esta é a marca de Deus para que sejamos separados no Dia do Julgamento. Os que tiverem a marca serão separados para o céu, e os que não tiverem a marca do Espírito Santo serão julgados com o restante do mundo. Possuir a marca do Espírito é temer a Deus, receber Jesus Cristo como Senhor e salvador e buscar viver em santidade.

Ora, se não nascermos de novo, como receber o Espírito? Como deixar de praticar pecados e como viver em amor e pela fé? Creiamos em Jesus Cristo e recebamos o Espírito Santo! Não há melhor decisão a se tomar em vida e que faça tanta diferença por toda a eternidade! Não há nada que façamos por merecer a salvação, pois esta é dada por fé na obra que Jesus praticou. Decidamos por crer, e isto é fé!

Crer em Jesus é o início do caminho da santificação. Se quisermos ser como ele é devemos negar a nós mesmos, tomar a nossa cruz e segui-lo. Isto já é trabalho suficiente para que religiosos queiram justificar e venham a colocar novo jugo sobre todos. Cuidemos de obedecer o Espírito Santo, não seguindo doutrinas de homens e esquecendo-nos de quem nos justifica. É muito fácil voltar a impor condições para se dizer que alguém é salvo porque faz isto ou aquilo, mas somente no amor é que somos aperfeiçoados. Atos sem amor não produzem efeito algum em favor do Reino de Deus!

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.
‭‭1Coríntios‬ ‭13:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1co.13.1-3.ara

Não sejamos enganados, pois a salvação vem pela fé no sacrifício de Jesus, o Espírito Santo é dado a quem crê e o amor é o resultado da santificação, além do Fruto do Espírito Santo que completa a nossa transformação. Somos feitos a imagem e semelhança de Deus de dentro para fora e não o contrário. Sem mudança interior não adiantará tentar mostrar a exterior, pois seremos hipócritas e todos verão isto, principalmente nós mesmos. Mas os que crerem em Jesus serão transformados de glória em glória!!!!

Ano 2#145