Alegrem-se, muito favorecidos!

No sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado, da parte de Deus, para uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com certo homem da casa de Davi, cujo nome era José; a virgem chamava-se Maria. E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Alegra-te, muito favorecida! O Senhor é contigo. Ela, porém, ao ouvir esta palavra, perturbou-se muito e pôs-se a pensar no que significaria esta saudação. Mas o anjo lhe disse: Maria, não temas; porque achaste graça diante de Deus.
‭‭Lucas‬ ‭1:26-30‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/luk.1.26-30.ARA

Gabriel, o anjo mensageiro de Deus, foi enviado tanto para anunciar o nascimento de João Batista como o de Jesus Cristo. Assim como Maria se espantou ao receber a visitação sobrenatural o mesmo ocorreu com Zacarias. O sacerdote deveria estar mais preparado, pois ministrava no templo e vivia para servir ao Senhor, mas Maria jamais esperaria tal visita. Esta é uma das questões quando vemos a resposta de cada um deles ao anjo e como este os tratou, mas o mais importante é a mensagem trazida!

Gabriel anunciou a Maria os planos de Deus para ela. Não havia outra mulher na região que fosse virgem, noiva de um homem da linhagem de Davi? Certamente que sim, mas Deus a escolheu! Esta escolha de Deus para conosco é o que chamamos de graça, favorecimento por vontade de quem deseja nos dar e não porque merecemos. Maria perturbou-se porque não esperava e nem estava buscando isto de Deus!

Gabriel lhe chamou de muito favorecida, aquela que tem o favor de Deus, abençoada, suportada pela graça do Senhor! Como receberíamos uma saudação destas, se estamos vivendo em um mundo natural, onde situações comuns ocorrem a nossa volta e nada de extraordinário parece estar acontecendo? Não conseguimos enxergar livramentos, a saúde, os benefícios enquanto não vemos os danos, doenças e dificuldades. Maria veria os livramentos de Deus nos meses a seguir, nos anos vindouros, por toda a sua vida. Jesus estaria ao seu lado por um tempo, e poderia contemplar a salvação do mundo a partir da concepção sobrenatural e do poder de Deus encarnado naquele que trouxe a redenção da humanidade.

Maria precisou ouvir do anjo que não temesse, pois Deus estaria com ela. Sim, com a presença do Senhor em nossas vidas podemos enfrentar o mundo natural e o sobrenatural. Podemos passar pelo deserto e alcançar lugares altos. Podemos suportar as ameaças dos inimigos e derrota-los porque quem está conosco é o Criador, o Altíssimo!!! É por causa dEle que somos vitoriosos e também combatidos! Mas, os inimigos se levantam para cair diante de nós, pois o Senhor dos Exércitos é quem vai à nossa frente!

Maria ainda estava buscando entender o processo e o anjo lhe explicaria o que importava para aquele momento. A nossa fé é exercida quando nos apoiamos no poder de Deus para enfrentarmos as situações, sejam fáceis ou difíceis. NEle seremos vencedores, alcançaremos êxito na missão, seremos felizes e impactaremos o mundo. Maria é conhecida de todos os Cristãos como a mais bem aventurada entre todas as mulheres, pois concebeu o salvador do mundo. Sofreu como todas as mães no início, mas sofreu ainda mais as batalhas espirituais como nenhuma outra, e quando viu o filho sacrificando-se pelo mundo. Alegrou-se ainda mais na ressurreição e pôde contemplar o filho como Senhor também de sua vida.

Verdadeiramente foi transformada pela fé, desde o momento em que recebeu a saudação do anjo Gabriel. E nós? Conhecendo esta palavra, como estamos nos preparando para enfrentarmos as questões diárias e importantes em nossas vidas? Se recebemos o convite do evangelho temos a oportunidade de sermos felizes e também conhecedores da graça de Deus, das lutas e das vitórias, da morte e ressurreição, do poder de Deus e do nosso propósito, da salvação e senhorio de Cristo em nossas vidas! Não ouviremos o evangelho por boca de anjos celestiais, mas de homens e mulheres, mensageiros da paz! Estes estão entre nós e também nos anunciam coisas tremendas que muitas vezes não damos importância, mas é hora de darmos!

Que a mensagem do evangelho provoque em nós a transformação interior que Maria sofreu, para que venhamos a receber a Cristo e tê-lo conosco por toda a eternidade. Que ele seja tudo em todos e possamos enxerga-lo não só com os olhos da fé, mas senti-lo conosco. Que possamos nos alegrar com a sua presença, pela graça de Deus que nos escolheu para sermos seus filhos e herdeiros. Que possamos atender ao chamado hoje, com a confiança de que o Senhor já nos deu vitória com Ele!

Ano 2#167