O que temos feito nos fins de semana?

Os fariseus, porém, vendo isso, disseram-lhe: Eis que os teus discípulos fazem o que não é lícito fazer em dia de sábado. Mas Jesus lhes disse: Não lestes o que fez Davi quando ele e seus companheiros tiveram fome? Como entrou na Casa de Deus, e comeram os pães da proposição, os quais não lhes era lícito comer, nem a ele nem aos que com ele estavam, mas exclusivamente aos sacerdotes? Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa? Pois eu vos digo: aqui está quem é maior que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes. Porque o Filho do Homem é senhor do sábado.”
‭‭Mateus‬ ‭12:2-8‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/mat.12.7.ARA

O Sábado é um dia para descansarmos e buscarmos mais ainda a presença de Deus! Nosso Sábado pode ser qualquer dia da semana se trabalhamos nos fins de semana, mas precisamos ter um descanso. Nossas atividades de trabalho incessantes nos levarão à exaustão física e emocional e a uma aridez espiritual.

Não ter tempo para nossa meditação e descanso físico é uma agressão ao nosso corpo, à nossa alma e ao nosso espírito. Estamos tão acostumados a nos envolvermos em tantas atividades que esquecemos a mais importante: nossa comunhão com Deus! Sem pararmos para termos uma vida de oração sem pressa, estaremos passando pela vida ignorando o que Deus espera de nós.

Até o campo deve ter um momento de descanso para ter uma recuperação de nutrientes. Os animais de trabalho precisam de descanso e recreação para não viverem sob constante estresse e assim todos nós seres humanos também. O Sábado também pode ser usado para ajudarmos as pessoas, para visitar um amigo, um doente, assistir a quem precisa. Afinal, amar ao próximo é estar em comunhão com Deus também!

Estamos nos entretendo ao invés de descansarmos e meditarmos. Escolhemos assistir uma série de TV por horas ao invés de conversarmos com Deus por horas. Decidimos ficar horas em um jogo de futebol ou outra atividade física ao invés de adorarmos a Deus. Devemos fazer menos atividades de entretenimento e priorizar o Senhor e a família. Se ignorarmos o Senhor e só vivermos o que o mundo nos oferece podemos perder o foco e passarmos semanas e meses em piloto automático, sem perceber que já estamos à deriva e longe do que Deus tem para as nossas vidas.

Não sou daqueles que guardam o Sábado, mas reconheço a sua importância ao ter sido colocando como um mandamento (Êxodo 20.8-11). Então é importante para nós e devemos entender o seu objetivo. Por que não devemos matar ou cobiçar? Por que honrar pai e mãe? Então precisamos nos perguntar também por que observar o Sábado.

Sem descanso seremos estressados, impacientes, com toda a propensão de tratarmos mal as pessoas. Estarei sem tempo para outras coisas porque devo estar incapacitado de fazer bem feito em pouco tempo, perdendo eficiência em minhas atividades. Sem descanso meu corpo adoece mais fácil e posso ficar a mercê da depressão. Deus é perfeito em Suas direções para nós. No descanso temos o que fazer que é diminuir o ritmo, ouvir e meditar na palavra de Deus e aproveitar a comunhão com a família e os amigos.

Sejamos sábios e obedeçamos à Deus! Jesus trabalhou no Sábado para que o inverso não fosse também absurdo, pois muitos faziam uso do mandamento para cruzar os braços e ignorarem a necessidade alheia. Nem 8 e nem 80! Sejamos úteis a sociedade e usemos este tempo para buscarmos ajudar e crescer espiritualmente. Em Cristo podemos ambas as coisas!!!!

Ano 2#185