Tristeza de arrependimento gera salvação!

Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte.
‭‭2Coríntios‬ ‭7:10‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/2co.7.10.ARA

Ninguém gosta de ter seu comportamento criticado, ainda mais quando querem nos dizer que estamos errados. Mas, se formos ouvintes atentos, podemos entender por que estamos sendo combatidos. Ser exortado para que entendamos nosso pecado pode até nos trazer tristeza, mas se enxergarmos e nos arrependermos, produzirá grande alegria espiritual. Esta é a questão que Paulo se refere aos Coríntios.

Na primeira carta ele os exortou a respeito de um comportamento indesejável, para que tomassem posição e não permitissem que o pecador permanecesse no meio deles. Nesta segunda carta ele se alegra, ainda que tenha ficado triste em ter de chamar-lhes a atenção, de que responderam bem ao episódio. Importa que sejamos sensíveis à palavra da verdade e não fechemos nossos ouvidos ais que as outras pessoas estão tentando nos falar.

É verdade que nem sempre teremos bons conselhos, mas é nesta hora que precisamos reconhecer a quem podemos ouvir. Muitos erraram por ouvirem as pessoas que só lhes disseram o que queriam ouvir e combateram aos que estavam falando para o bem. Quando nos fechamos para a repreensão não estarmos atentos, independentemente de quem está falando. Pior é quando ouvimos o Espírito Santo nos alertar e não o obedecemos!

O mundo nos traz tristeza porque só pensa nas suas conveniências. Seremos como o mundo quando não pensarmos na finalidade da obra de Deus. Importa o amor a Deus e ao próximo, podermos influenciar e sermos influenciados por este amor. Não fechemos nossas mentes e corações para que não sejamos surpreendidos pelo próprio Deus se colocando contra nós. Sejamos humildes quando repreendidos. O Espírito Santo usa pessoas de todos os tipos e origens para nos ensinar e até usou uma mula para falar a Balaão quando intentou desobedecer a vontade de Deus (Números 22.21-35)

Ano 2#200