Senhor, Justiça nossa!

Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa.”
‭‭Jeremias‬ ‭23:5-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jer.23.5-6.ara

Não importa o quanto demore, Jesus voltará. Voltará para reinar. Reinará com justiça!!!

As nações não tem justiça. Homens definem a justiça segundo os seus valores. Como os valores humanos mudam com os interesses humanos, não há um justo, nenhum sequer!

A justiça provém da imutabilidade dos valores de certo e errado. Em uma sociedade moderna já não se aceita preto e branco, pois tudo é tom de cinza para ser politicamente correto.

Uma nação é livre quando não há outras nações que determinem seus caminhos. A soberania advém da capacidade de se autodeterminar. Com os interesses econômicos envolvidos na globalização, cada vez menos seremos livres e teremos de concordar com o que antes não concordávamos.

Se for para concordar com o certo seria fácil, mas é sempre o contrário. Somos chamados a aceitarmos o que antes era errado e indesejável. Estamos vendo legislações serem alteradas para pior, facilitando o erro e reduzindo as oportunidades de justiça. Homens são condenados e não estão presos, enquanto outros estão presos e não foram condenados.

O dinheiro é a balança das nações, justamente a única coisa que Jesus disse ser também chamável de senhor pelos homens, trazendo todos os males contra nós.

Mas, isto terá um fim. O Cordeiro retornará e com ele a justiça. Será com cetro de ferro, pois as nações estão transtornadas de erros e demandará mão forte para arrumar o mundo novamente.

Glórias a Deus que há concerto e este chama-se Jesus Cristo o Senhor, justiça nossa!

Julguemos as profecias, pois Deus julgará os profetas!

“Minha mão será contra os profetas que têm visões falsas e que adivinham mentiras; não estarão no conselho do meu povo, não serão inscritos nos registros da casa de Israel, nem entrarão na terra de Israel. Sabereis que eu sou o Senhor Deus.”
‭‭Ezequiel‬ ‭13:9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ezk.13.9.ara

Muitos declaram serem profetas de Deus, levando conselhos e direção à partir do que consideram ser a vontade de Deus para as pessoas.

Deus deixa claro que os que profetizam do seu próprio coração, sem terem a direção de Deus, não terão parte com Ele na vida eterna. A mentira é do diabo e não há comunhão de Deus e o diabo em nenhuma área.

Falar em nome de Deus é um dom, que sempre pode ser imitado. Esta exortação em Ezequiel ocorre porque muitos imitadores existem, seja por vaidade ou por ignorância.

A diferença entre o verdadeiro e o falso profeta está na origem da palavra. Se não vier de Deus ela não tem validade.

Uma profecia pode ser condicionada à obediência ou pode ocorrer independentemente. Quando há alternativas para o homem, pois cada escolha nossa leva a uma situação ligeiramente ou totalmente diferente de futuro, Deus condiciona a resposta. Quando invariavelmente as escolhas trarão o mesmo resultado, então recebemos apenas o aviso do que virá.

Se não acontecer o que Deus determinou ser incondicional, então não foi Ele quem falou! Se Ele falou, então acontecerá.

Nas profecias condicionadas, dependerá de quem recebeu, pela fé, realizar ou não. Estas são mais difíceis de sabermos se Deus falou ou não. Se fizermos e der certo, ou se desobedecermos e o resultado foi o da profecia, então Ele também falou.

O problema ocorre quando não há coerência entre a realização e o resultado. Nestas horas deveremos julgar a profecia e não o profeta, pois este será julgado por Deus e não por nós!

Estejamos atentos às profecias que contrariam o que a Bíblia nos ensina. saibamos o que é de Deus na origem. Deus não contraria a sua própria palavra e não dará profecia que venha a desviar seus filhos do caminho da eternidade!

Estejamos atentos e oremos. Na comunhão do Espírito Santo há a revelação do que é bom para nós. Sem isto, seremos alvos fáceis para ouvirmos o que desejamos e realizarmos as vontades do coração…

O perdão está ao nosso alcance!

“Eu fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder e com o meu braço estendido, e os dou àquele a quem for justo. Agora, eu entregarei todas estas terras ao poder de Nabucodonosor, rei da Babilônia, meu servo; e também lhe dei os animais do campo para que o sirvam.”
‭‭Jeremias‬ ‭27:5-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jer.27.5-6.ara

Deus é soberano e há coisas difíceis demais para entendermos. Há uma série de atrocidades cometidas por Nabucodonosor relatadas na na história e na Bíblia, mas ainda assim Deus o chamou de meu servo.

A moral é que não há pessoa que não possa se arrepender do mal que praticou ou situação que Deus não possa fazer uso para que os seus propósitos sejam cumpridos.

Não devemos julgar as pessoas espiritualmente porque não sabemos se ela se arrependerá no dia de amanhã. O ladrão que foi crucificado ao lado de Jesus era um condenado à morte. Era merecedor da cruz, mas recebeu a Cristo como Senhor e foi salvo pela fé!

Quem somos nós diante da nossa própria auto-crítica? Somos bons aos nossos próprios olhos? Ou já reconhecemos que não é a intensidade do pecado que nos torna pecadores?

Assim, todos precisamos de perdão e arrependimento. Do pior ao muito pior, não há quem escape da morte espiritual se não formos perdoados por Deus.

Davi errou e foi perdoado, ainda que seus pecados lhe tenham gerado grandes problemas e perdas. A justiça de Deus age no hoje e na eternidade. Somos perdoados para a vida eterna, mas o mundo físico trará a paga de nossos pecados na carne.

Sejamos crentes e obedientes a Deus, ainda que hoje tenhamos dificuldade em faze-lo. Deus é misericordioso e é o único juiz da humanidade. Portanto, tenhamos fé na graça e decidamos hoje pararmos de seguir no caminho do pecado.

Deus é santo e espera que sejamos também. Podemos começar agora mesmo. Basta orar e entregar nossas vidas à Jesus como Senhor e salvador. Não há outro pré-requisito a não ser estarmos vivos!

Quem ama também perdoa, porque nos importamos e queremos o bem.

Então, Pedro, aproximando-se, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes meu irmão pecará contra mim, que eu lhe perdoe? Até sete vezes? Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete vezes, mas até setenta vezes sete.”
‭‭Mateus‬ ‭18:21-22‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.18.21-22.ara

Perdoar é um ato de fé. É renovar a possibilidade de conviver com quem nos fez algo contra nós, seja com intenção ou não.

Por que perdoar indefinidamente? Não seria ensinar a pessoa a continuar cometendo estes erros para conosco?

Na verdade, continuamos errando para com Deus e vivemos pedindo perdão a Ele. Se recebemos perdão, então precisamos agir da mesma forma se Deus é o nosso Pai. Filhos agem à semelhança da sua criação por seus pais, tutores ou pelos que lhe testemunharam.

Ora, se somos constrangidos pelo amor de Deus e buscamos não cometer os mesmos erros, precisamos dar a mesma oportunidade a outros.

Jesus morreu e ressuscitou porque nos deu nova oportunidade. Se morrermos porque assim fizemos para com alguém, ainda que sejamos chamados de tolos, fizemos o que Jesus faria. Nos céus seremos abençoados por isto!

Perdão é zerar a conta de débito, é restabelecer a oportunidade do dano, é esquecer o que foi feito, é estar preparado para sofrer o dano de novo e de novo.

Não é dar oportunidade para errarem contra nós. Se alguém é violento, não vamos sair confrontando para sermos agredidos de novo. Se alguém roubou, não é para fazermos armadilhas para a pessoa cair novamente. Se alguém não pagou a dívida por sermos fiador, nem deveríamos ter sido, pois a Palavra diz para não sermos fiador de ninguém.

Se eu sigo a Palavra, estarei evitando que as pessoas errem contra mim. Mas, se errarem, deverei perdoa-las. Importa vivermos pelo amor e não pela obrigação. Fazendo assim, estaremos mostrando o caminho de Cristo para outros!

Jesus Cristo vive porque nos amou a ponto de vir até nós e nos perdoar pela sua morte. Ressuscitou para mostrar que o perdão traz vida e não permaneceremos na morte se assim vivermos. Quem perdoa é perdoado e viverá eternamente. Quem não ama, não perdoa.

É tempo de ousar no Espírito Santo!

“Em verdade também vos digo que, se dois dentre vós, sobre a terra, concordarem a respeito de qualquer coisa que, porventura, pedirem, ser-lhes-á concedida por meu Pai, que está nos céus. Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.”
‭‭Mateus‬ ‭18:19-20‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.18.19-20.ara

Jesus está presente onde os seus servos estão. É o Espírito Santo quem manifesta esta conexão espiritual. Sendo assim, onde houver duas ou três pessoas no mesmo Espírito, haverá a manifestação do que intentarem fazer.

Temos pedido muitas coisas e, geralmente, são pequenas em termos sobrenaturais. A cura de uma enfermidade, a abertura de uma porta de emprego, a restauração de um relacionamento, etc. Deus é poderoso para transformar céus e terras, e o coração de nações.

Precisamos dar um passo de fé e ousadia, pois nada é impossível de ser feito quando Deus atua. Qual o nosso nível de interesse em transformação? Só das nossas vidas? Já é um bom começo, mas podemos ir além.

O ir além pode vir na contramão de nossa segurança física, patrimonial e até da presença de pessoas amigas. Por isso temos um momento de decisão entre viver no conforto da prosperidade alcançada no Evangelho com o servir o Reino de maneira a transtornar o mundo.

É a diferença entre os servos que multiplicaram seus talentos para com o que enterrou o que havia sido dado a ele. Um talento era uma grande fortuna, mas ele simplesmente não desejou multiplica-lo. (Mateus 25.14-30)

Fomos chamados para realizar coisas no lugar de Cristo na Terra e ele garantiu que os que crescem nele fariam obras maiores dos que a que ele mesmo havia feito.

O que temos visto é maior do que fez Jesus? O que temos buscado fazer é mais do que ele fez? Olhemos para os nomes da fé e observemos se o nosso chamado não é o mesmo!

Que possamos acordar da sonolência e buscar fazer coisas grandes para o reino. Começa no pequeno, mas não deve parar aí!

Seguindo o pastor estaremos ajudando a mostrar o caminho para o descanso.

“Que vos parece? Se um homem tiver cem ovelhas, e uma delas se extraviar, não deixará ele nos montes as noventa e nove, indo procurar a que se extraviou? E, se porventura a encontra, em verdade vos digo que maior prazer sentirá por causa desta do que pelas noventa e nove que não se extraviaram. Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos.”
‭‭Mateus‬ ‭18:12-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.18.12-14.ara

Deus não é um vingador sem propósito. Não é um velho rabugento que está de mal com todo o universo. Deus se interessa por cada um de nós, trazendo oportunidade de nos convertermos ao Seu coração todos os dias.

Quando desejamos uma vida melhor, tal desejo vem de Deus. Quando estamos tristes com algo ruim que tenha acontecido, tal sentimento vem de Deus.

Não há bondade quando se deseja o mal e nem satisfação nas dificuldades. Por que Deus transtornaria estas coisas? Se o mal que existe viesse do interesse de Deus em nos ver sofrer, isto não traria benefício algum para o Reino.

As dificuldades que enfrentamos são geradas pela própria humanidade e está em nós o poder de transforma-las também. Se o que vejo não me agrada, por quanto tempo não farei nada para mudar a situação?

Quantas pessoas transformaram o mundo com uma atitude ou palavra? Todos somos capazes de fazermos algo extraordinário, mas que seja para a glória de Deus!

O Senhor está procurando as ovelhas desgarradas que ainda estão perdidas. Somos chamados para sermos ovelhas de Deus e ajudarmos as outras ovelhas a seguirmos com Ele. Importa fazermos a nossa parte ouvindo e seguindo as orientações do bom pastor, Jesus Cristo!

Esta será a oportunidade de fazermos diferença neste mundo. Ao seguirmos o pastor estaremos mostrando o caminho para os demais. Ainda que o caminho seja longo e tortuoso não devemos nos preocupar, pois o lugar de pastagem é grande e maravilhoso e poderemos finalmente descansar!

E seguir é ter a atitude de amar a quem não nos ama e nem se interessa por nós. É estender a mão para todos, inclusive a quem nos vira a face. Isto aponta o caminho e nos dá ouvidos para seguir o pastor. É trazer vida e luz para o mundo, é estar atento à sua voz. Que neste dia estejamos atentos ao caminho!

A verdadeira alegria está em Deus!

Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. O Senhor Deus é a minha fortaleza, e faz os meus pés como os da corça, e me faz andar altaneiramente.
‭‭Habacuque‬ ‭3:17-19‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/hab.3.17-19.ara

Habacuque declarou esta oração que é também uma canção de louvor e adoração a Deus. Ele nos mostra que a verdadeira alegria não está nas circunstâncias passageiras, mas na imutabilidade da grandeza de Deus e seu amor!

Quando colocamos a percepção da nossa alegria nas bençãos recebidas acabamos por atrelar em coisas passageiras e que não dependem apenas de nossas motivações. Não é porque não tirei uma boa nota, ou não fui promovido, ou estou desempregado que a minha vida é ruim.

Aliás, se isto fosse a nossa motivação para servir, acabaríamos por voltar a nos escravizar ao mundo. Paulo e Silas apanharam de chicote porque estavam pregando o evangelho. Estavam tristes por isso? Não! Louvaram dentro da masmorra e um terremoto se fez ali, trazendo a oportunidade de conversão do carcereiro e toda a família dele.

Quando nosso propósito está em Deus e percebemos que Ele já prometeu aos que creem que estaremos com Ele por toda a eternidade, como perder a alegria? Se temos fé então temos alegria em Deus!

Se entendo quem Deus é na minha vida e que sou seu filho, como deixar que as aparências das situações destruam o meu entendimento espiritual?

Não importa a calamidade, seja financeira, de saúde ou de relacionamentos, há cura em Deus, há renovo no Senhor e nada permanecerá assim para sempre. Quando sabemos o nosso propósito passamos por estas circunstâncias como um soldado passa pelo campo de batalha!

Na eternidade não haverá choro, miséria, dor, tristeza ou qualquer outra circunstância ruim. Se sabemos disso, olhemos para a eternidade e vivamos aqui como quem está caminhando para lá, pela fé e não por vista.

No Espírito Santo conseguiremos viver assim, pois só pelo Espírito é que temos esta certeza espiritual. Sem ele, estaremos focando nas coisas da terra e estas vão e vem, estão e não estão, independentemente de como podemos estar com Deus.

Importa caminharmos com o Senhor, voltando para o jardim, sob os cuidados do Pai! Ali era para permanecermos. Ali há a verdadeira alegria com o Senhor!

Sobre o que estamos conversando?

o que temos visto e ouvido anunciamos também a vós outros, para que vós, igualmente, mantenhais comunhão conosco. Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.
‭‭1João‬ ‭1:3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1jn.1.3.ara

Quando conversamos com alguém sobre um assunto trazemos esta pessoa para aquilo que conversamos.

Há rodas para conversar de esporte, trabalho, hobbies, etc. Em cada roda destas há um entendimento comum, a base para a comunhão.

A ideia de João é que a nossa comunhão seja em Deus e, por isso, seu discurso versa a respeito das coisas de Deus.

Ora, a nossa boca fala do que mais existe em nossos corações. Se vivemos para o trabalho, dificilmente falaremos de outra coisa.

Se atendemos ao que Jesus nos ensina de buscarmos em primeiro lugar o Reino de Deus, então minha leitura das Escrituras me dá conhecimento para compartilha-las.

Assim poderei também ter comunhão com o Pai, o Filho e com as demais pessoas com quem falar de Deus!

É tempo de priorizarmos Deus em nossas vidas. Sempre estaremos falando disso. Afinal, Evangelho é relacionamento com Deus que nos transforma com Seu amor!

Se conversamos com Deus temos comunhão com Ele! Quanto mais relacionamento, mais intimidade. E esta intimidade com Deus fará toda a diferença em nossas vidas e na das pessoas com quem nos relacionarmos.

Tenhamos comunhão com Deus e esta se inicia pela fé em Jesus Cristo, Seu Filho e que se torna nosso irmão pela comunhão com ele!

O julgamento de Deus é certo. Ai daqueles que desviam a fé das pessoas!

Assim como, no meio do povo, surgiram falsos profetas, assim também haverá entre vós falsos mestres, os quais introduzirão, dissimuladamente, heresias destruidoras, até ao ponto de renegarem o Soberano Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição. E muitos seguirão as suas práticas libertinas, e, por causa deles, será infamado o caminho da verdade; também, movidos por avareza, farão comércio de vós, com palavras fictícias; para eles o juízo lavrado há longo tempo não tarda, e a sua destruição não dorme.
‭‭2Pedro‬ ‭2:1-3‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.2.1-3.ara

Estamos assistindo a escândalos em várias denominações religiosas, com práticas vis e que afastam as pessoas de Cristo. A verdade não fica escondida de Deus que também mostrará aos homens, pois não ficará sem paga os que desviam aqueles que estão no caminho da salvação.

Como não ser enganado se as obras evidenciam a árvore e estas pessoas mostram boas obras? É que uma árvore boa não dá frutos maus. Ora, se somos pecadores e ainda vamos errar mesmo no caminho, como então diferenciar?

O Fruto do Espírito é como evidenciamos se uma pessoa está no caminho da salvação ou não está. O Fruto é no singular e produz nove evidências que crescem simultaneamente no que crê em Cristo.

Pois o Fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, bondade, benignidade, fidelidade, mansidão e domínio próprio (Gálatas 5.22,23a).

Se alguém demostra amor a algumas pessoas mas é intolerante no tratamento com outras, então este amor seletivo não é o amor espiritual. Paulo nos ensina em 1 Coríntios 13 o que é o verdadeiro amor.

A paz é confiar em Deus e no controle que Ele tem das coisas. A alegria reside no crer no Deus Todo-Poderoso e não nas condições atuais de vida. Em todos os gomos a diferença entre manifesta-lo e fingi-lo é o que nos ajuda a perceber se estamos e quem está também frutificando no Espírito.

Dons espirituais como profetizar e expulsar demônios não garantem o amadurecer no Espírito. Saul e Judas manifestaram estas coisas mas desagradaram a Deus. Sem arrependimento de pecados não há transformação!

Cristo fez tudo por amor e não por vaidade. Se estamos mais preocupados em mostrar as obras do que realiza-las, então não são obras espirituais, mas carnais. Estas carnais gerarão escândalos, cedo ou tarde!

Assim, julguemo-nos a nós mesmos e analise-mos os líderes espirituais a quem estamos seguindo mediante o que as Escrituras nos ensinam. Se estiver diferente, saiamos de debaixo desta autoridade, pois estarão nos desviando do verdadeiro caminho.

Jesus Cristo tem o melhor a nos dar. Não nos tornemos mercadoria nas mãos de pessoas que na verdade não creem. Se crescem de verdade não fariam o que estão fazendo, pois Deus é amor mas também é fogo consumidor!

Ai do mundo, por causa dos escândalos; porque é inevitável que venham escândalos, mas ai do homem pelo qual vem o escândalo! (Mateus 18.7)

Homens santos falaram da parte de Deus!

Temos, assim, tanto mais confirmada a palavra profética, e fazeis bem em atendê-la, como a uma candeia que brilha em lugar tenebroso, até que o dia clareie e a estrela da alva nasça em vosso coração, sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura provém de particular elucidação; porque nunca jamais qualquer profecia foi dada por vontade humana; entretanto, homens [santos] falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo.
‭‭2Pedro‬ ‭1:19-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2pe.1.19-21.ara

Pedro teve esta convicção pois ouviu dos céus a voz de Deus no monte da transfiguração declarando que Jesus era o filho amado de Deus. Ali ele viu a transfiguração e entendeu a veracidade das Escrituras.

Assim também temos crido que a Bíblia é a Palavra de Deus e que é inspirada por Deus para nosso crescimento espiritual como filhos de Deus!

Nela há o conhecimento do princípio do mundo, como o homem decidiu viver por sua própria vontade e o que isto gerou de consequencias.

Nela temos o testemunho de a retos e erros de homens e mulheres que estavam a serviço de Deus e também dos que não o conheciam.

A apalavra nos mostra como a natureza humana não mudou pelos séculos, sendo tão atual seus ensinamentos que ficamos estarrecidos com a simplicidade das declarações e ensinos ali contidos.

É por isto que Pedro nos diz para ouvi-la e atende-la, pois nos trará visão espiritual nas trevas em que o mundo vive.

Jesus está descrito na Bíblia de ponta a ponta para que seja mais fácil para nós conhece-lo e segui-lo. Ele é o alfa e o omega, o príncipe da paz e maravilhoso conselheiro. É o que desceu dos céus para nos trazer vida e comunhão com Deus!

Isto está declarado nas Escrituras, pois não havia como conhece-lo durante os 6000 anos cobertos pela Bíblia.

Sejamos gratos a Deus por nos permitir conhece-lo e nos dar oportunidade de sermos restaurados ao Seu reino. Busquemos a luz do mundo, o Senhor Jesus, que nos levará a adentrar os portões celestiais!

Sejamos gratos pelas vidas que foram usadas por Deus para nos ensinar sobre Ele. Sejamos gratos por podermos nos santificar e também sermos instrumentos de Deus em nossos dias, proclamando o Evangelho da graça!

Pela Sua Palavra, Deus está conosco, Emanuel!