Jesus é vida!

A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele. E é mais fácil passar o céu e a terra do que cair um til sequer da Lei.
‭‭Lucas‬ ‭16:16-17‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.16.16-17.ara

Jesus fez separação de alianças e determinou que o Velho Testamento vigorou até o ministério de João Batista. Com a explanação do Evangelho da Graça e sacrifício de Jesus como Cordeiro de Deus iniciou-se o Novo Testamento. Ainda assim, como a Lei apontava para Cristo, seus ensinos não devem ser desconsiderados. Erra quem anula o ensino ali contido quando expressa que agora é o tempo da graça e a Lei não gera nenhuma implicação para nós.

Ora, os Dez Mandamentos servem como balizamento moral em qualquer tempo. Jesus cumpriu o Sábado e todos os demais itens são ensinados pelo Espírito Santo para que vivamos naturalmente os mandamentos, sem religiosidade ou desespero. Continuamos aprendendo que não se deve matar, mas agora isto inclui até odiar! Aprendemos que não se deve cometer adultério, mas agora isto já é considerado quando olhamos para uma pessoa com desejos sexuais. A Lei não caiu e ainda ficou mais difícil se observarmos estas coisas!

Por isso o esforço de entrar no reino dos céus, pois o caminho de Cristo exige um ajudador, o Espírito Santo, que nos capacita a todo tempo. Salvos somos através de Cristo e salvos permanecemos no seu caminho. Santificação é o esforço pessoal em aprender e atender ao Espírito Santo a cada dia.

Deus é santo e seus filhos também. Agora justificados e santificados em Cristo devemos nos desenvolver plenamente até sermos como Cristo é. Precisamos abrir nossos corações e olharmos para as pessoas. Jesus sentia compaixão por todos que iam até ele e os curava, libertava e confortava. O que ele nos pede é que façamos o mesmo. Cada um na sua esfera de influência e com os dons distribuídos. A igreja, portanto, alcança a muitos e deve possuir todos os dons complementados por seus membros.

A beleza do evangelho ê saber que podemos ajudar segundo o que alcançamos, mas também entendermos que devemos ajudar porque é isto que o Senhor espera de nós. Imaginemos um hospital durante a pandemia. Médicos e enfermeiros estão fazendo de tudo para salvar vidas, não é mesmo? E se entendermos que o pecado proveniente da falta de fé e temor a Deus foi a primeira e pior doença que afeta a humanidade e que a igreja é também constituída por médicos e enfermeiros espirituais?

Não podemos parar a obra de Deus nos corações. Todos os dias, milhões de pessoas morrem em seus pecados e o ensino que começou na Lei e fortalecido em Jesus é que o pecado gera morte espiritual e que a permanência nele nos levará ao inferno. Todos os dias o pecado sufoca as vidas que estão desesperadas para alcançar o céu. Jesus é o único protocolo existente, anunciado deste o Velho Testamento e também nos libertará deste vírus mortal do pecado.

Como ensina um grande pregador de Deus, inferno é o final da vida de quem morreu sem Jesus Cristo!

Sirvamos com o coração!

Qual de vós, tendo um servo ocupado na lavoura ou em guardar o gado, lhe dirá quando ele voltar do campo: Vem já e põe-te à mesa? E que, antes, não lhe diga: Prepara-me a ceia, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois, comerás tu e beberás? Porventura, terá de agradecer ao servo porque este fez o que lhe havia ordenado? Assim também vós, depois de haverdes feito quanto vos foi ordenado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos apenas o que devíamos fazer.
‭‭Lucas‬ ‭17:7-10‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.17.7-10.ara

Creio que uma das coisas difíceis de se entender quando estamos começando no evangelho é ser ao mesmo tempo filho, rei e sacerdote, herdeiro de Deus, amigo de Cristo e servo do Senhor!

Pensemos como um oficial das Forças Armadas. Sou um coronel com tropas ao meu serviço, podendo encaminhar ordens a muitos, ter a oportunidade de usufruir de facilidades do cargo, mas continuo tendo um superior sobre a minha vida. Há um general a quem sirvo, além da corporação e à nação como um todo.

Somos cidadãos celestiais e possuímos um Senhor, a quem devemos obedecer. Este Senhor é também Pai. É amigo. É conselheiro. É amor e graça sobre nós! Temos um propósito e estamos aqui para realiza-lo. Não merecemos elogios por fazer aquilo para o qual fomos criados e ainda assim damos trabalho ao Senhor para pedir-lhe ajuda e reclamamos muito para fazer qualquer coisa!

Jesus nos ensina a sermos servos e encararmos este papel com naturalidade, sem reclamarmos, ainda que nos sintamos cansados pelo trabalho realizado. É encarar o desafio sabendo que temos capacidade para isto. Teremos ajuda espiritual, não estaremos sozinhos e devemos fazer o trabalho que nos é proposto.

Isto também é ser fiel e ter fé! Não duvidemos que estaremos caminhando com Cristo e seremos abençoadores e abençoados sempre que encararmos nossas tarefas diárias. O mundo precisa de amor, alegria e paz. Precisa de atos de bondade, alianças que não se rompam, pessoas que conseguem ir até o fim naquilo que se propõem a fazer.

O mundo precisa de Cristo e só entenderá quando servirmos os que precisam. Não receberemos elogios, mas esta é a boa parte, porque se estamos servindo no Reino dos Céus é porque já pertencemos a Deus!!!!!!

A misericórdia existe através de pessoas conscientes das bençãos de Deus em suas vidas!

Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.
‭‭Mateus‬ ‭5:39-42‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.5.39-42.ara

Cristo altera o nosso entendimento à respeito de como enxergar um ato agressivo contra nós. Ele estabelece que o reino de Deus está dentro de nós e que temos as bençãos de Deus conosco. A partir disto, o mesmo Espírito que concedeu o perdão à toda a humanidade fará com que sejamos capazes de não enxergarmos a ofensa, mas a misericórdia!

Perdoar é possível quando a ofensa não entra e destrói nossa boa vontade para com as pessoas. Ser capaz de dar a outra face é, antes de tudo, ter ânimo de poder receber outra ofensa novamente, mas estaremos dando a oportunidade da pessoa não faze-lo. Nossa misericórdia é oportunidade de arrependimento para outros, assim como Cristo fez conosco!

Ele vai mais longe, mostrando que podemos e devemos ajudar a todos que nos pedem algo, inclusive emprestado. Jesus declara que é melhor dar do que receber, pois significa que temos o que compartilhar. Quem pede não tem…

Precisamos enxergar onde estamos, o que temos de Deus e termos fé de que Ele é quem nos sustenta. Se sabemos que Ele não deixa faltar nada porque é nosso pastor (Salmos 23.1), então não podemos temer ajudar alguém com medo de que falte para nós e nossos filhos. Pelo contrário, aquele que ajuda os outros não ficará desamparado pelo Senhor!

Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória.
‭‭Salmos‬ ‭112:9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.112.9.ara

Oremos para que possamos entender a profundidade das bençãos que possuímos e que podemos e devemos compartilhar, em nome de Jesus! Isto nos dará a capacidade tanto de perdoar como de ajudar a quem pede, inclusive alguém que nos feriu e ainda precisa que o ajudemos…

Mudança de vida exige atitude e esforço!

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
‭‭Efésios‬ ‭4:20-24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/eph.4.20-24.ara

Já sabemos que precisamos mudar quando decidimos por seguir a vontade de Deus. O problema ocorre quando queremos fazer isto sem entender o como, fazendo na própria força, a partir do próprio entendimento.

Ser Cristão não é ter de deixar de fazer uma coisa ou outra de que gostávamos. É entender nossa filiação e propósito em primeiro lugar e, então, viver naturalmente neste novo paradigma.

Sem o Espírito Santo jamais conseguiríamos dar este passo, pois vem de Deus o conhecimento do pecado, da justiça e do juízo a que estamos submetidos quando continuamos a viver como quem só tem vida neste mundo físico.

Aprender a Cristo é, em primeiro lugar, entender que ele veio de Deus e voltou para Deus e está preparando moradas nas regiões celestiais para todos os que viverão com ele. Portanto, haverá uma vida espiritual a ser vivida depois desta e depende de uma preparação.

Não importa quanto tempo tivemos de preparo ou nível atingido, pois ninguém será mesmo perfeito até chegarmos lá. A questão bíblica sempre está na atitude de coração e mente! Sem querermos chegar lá não daremos o primeiro passo!

Despir-se do velho homem exige abandonar o sistema vivido até então. É resolver deixar para trás, abrindo caminho para adotar as práticas de Cristo, através das experiências com o Espírito Santo. Isto também é santificação!

E a santificação visa nos tornarmos como Cristo. Assim, seremos como Cristo quando vivermos segundo seus preceitos em amor e fé. Deixar de ser o velho homem consiste em deixar para trás sim o que não é mais importante para a vida eterna. Não significa deixar de gostar de TV, videogames, etc. Consiste em olharmos para o alvo e levarmos apenas aquilo que nos fará chegar lá!

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.”
‭‭Mateus‬ ‭5:29-30‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.5.29-30.ara

Nos filmes da série “Exterminador do Futuro” víamos o robô exterminador cortar o próprio membro quando algum objeto pesado o estava prendendo. Poder chegar aos mocinhos e lhes tirar a vida era o objetivo dele, e faria de tudo para atingi-lo. É este ímpeto, esta atitude de tirar tudo o que nos impede de atingirmos nossos objetivos espirituais que significa despir-se do velho homem.

Agora, nos revestir do novo homem é mergulhar no conhecimento de Cristo, viver com ele e para ele. Precisamos nos identificar com o mestre e ter a mente dele! Oremos por conhecimento no Espírito, leiamos o evangelho e o pratiquemos. Fazendo assim estaremos buscando a verdade e fortalecidos no poder de Deus para as nossas vidas e para a dos que nos cercam!

Sejamos fiéis nos compromissos assumidos!

Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo.
‭‭Tiago‬ ‭5:12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jas.5.12.ara

Há algo pior do que combinarmos uma coisa com alguém, fazermos a nossa parte e a pessoa não fazer a parte dela? Pior, ainda lhe cobrar porque acha que tem direito além do combinado? Ou ainda reclamar de que não foi aquele o negócio definido?

Então, Tiago já nos ensinava que não podemos ter duas palavras e, pior ainda, não devemos colocar Deus ou qualquer coisa da qual não temos controle como contrapeso na proposta. Jurar por Deus é querer colocar Deus como concordante de nosso negócio e como se nEle fôssemos fiéis a ponto de podermos honrar o compromisso. Quem faz isso não assume sua responsabilidade, mas joga-a para Deus honra-la!

Nosso comportamento deve ser maduro, como quem tem capacidade real de julgar se dá conta ou não de cumprir o negócio. Se somos capazes e desejamos realizar a atividade proposta, a partir do momento que assumirmos o compromisso, então devemos fazer de tudo para honra-lo. Se não temos condições, então não é para aceitarmos.

Compromissos devem ser honrados a todo custo. O seu não cumprimento desonra a pessoa e, muitas vezes, sua família e seu grupo social. Por causa disto é que algumas classes têm recebido pre-conceitos em relação a negócios, onde pessoas não confiam em realiza-los por causa de experiências negativas anteriores.

Cristão não deve ser assim. O nome de Cristo está em jogo! A Igreja está em jogo! O nome de Deus e a confiança das pessoas nEle está em jogo! Mentirosos não herdarão o Reino dos Céus! Quem se diz Cristão para ganhar votos de confiança já está indo nesta linha, colocando o Senhor como fiador. Servos de Deus não precisam se pronunciar assim. Sua vida mostra que é fiel aos seus compromissos e não precisa dizer a quem serve. Será visível a todos!

Portanto, seja o nosso sim um sim até o fim e o não seja não até o fim também! Honrar compromissos significa fidelidade. Serve em amizades e, principalmente, em alianças! O casamento é a atividade que mais tem sofrido nos nossos dias com respeito a isto. Muitos casais se separam depois de terem feito um juramento diante de Deus! Será que isto é bom? Por que o fizeram e voltaram atrás?

As situações adversas surgem, mas se um compromisso foi assumido devemos buscar uma solução com todas as nossas forças. Se Deus nos suporta mesmo com todas as nossas deficiências, por que não buscamos honrar nossos compromissos como Ele honra os que realiza conosco?

Ser fiel é assumir a responsabilidade e honrar nossos compromissos. Isto é fruto do Espírito em nós e acharemos em Cristo a capacidade de sermos fiéis às pessoas que dependem de nós! Oremos para que o Senhor nos capacite em fidelidade, em nome de Jesus!

Cego que guia cego leva outros para precipícios!

Então, aproximando-se dele os discípulos, disseram: Sabes que os fariseus, ouvindo a tua palavra, se escandalizaram? Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada. Deixai-os; são cegos, guias de cegos. Ora, se um cego guiar outro cego, cairão ambos no barranco.
‭‭Mateus‬ ‭15:12-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.15.12-14.ara

Fariseus representam a religiosidade humana, no sentido pejorativo. Conhecer as escrituras, mas vive-las apenas cerimonialmente, sem sermos transformados de verdade é o que aprendemos ser espírito de religiosidade. Jesus havia falado da contaminação espiritual, como explanamos em outra mensagem e agora os religiosos estavam escandalizados por terem sido confrontados.

O problema da religiosidade é que ela parece ser coisa boa, pois afinal estamos participando das reuniões espirituais, falamos de Deus e buscamos jejuar e orar como deve ser feito. No entanto, se isto for fruto de desejar ganhar a salvação eterna, estaremos enganados e enganando outras pessoas. Sendo a salvação pela fé em Jesus Cristo, o Espírito Santo nos dará o desejo da prática destas coisas e não estaremos fazendo troca com Deus efetuando-as.

Guiar cegos sendo cego é mostrar um caminho que não enxergamos. É ensinar sem conhecer, discipular sem ser discípulo. É falarmos de Jesus sem que ele seja nosso Senhor e salvador. É aponta-lo como um ser altamente espiritual ao invés de ser Deus. É substitui-lo por outros homens e mulheres que já estão mortos e dar-lhes o crédito das bençãos recebidas.

Jesus é o Filho de Deus e o único que está assentado à direita de Deus. Foi o único que morreu e ressuscitou dos mortos para nos dar a vida eterna, porque não pecou. Estava na criação do mundo e estará na sua destruição. Não é um coitado pregado e chamado perdedor, mas o vencedor sobre o pecado e a morte!!!!

Se alguém não ensina Jesus como o único caminho para a salvação então é cego e guia outros cegos. Queridos, se você está se escandalizando com estas palavras então medite, pois os religiosos se sentiram da mesma forma. Não desejo ofende-los, mas trazer o correto entendimento de quem é Jesus Cristo, o Filho de Deus!

Que o Espírito Santo traga o correto entendimento de Cristo aos nossos corações e, tomando a atitude de reconhece-lo como Senhor, passemos a enxergar e ajudar outros a alcançarem a eternidade.

O evangelho ensina que aqueles que não receberem a Jesus como Senhor não foram alcançados pelo Espírito Santo (plantados) e não entenderão estas coisas. Por causa disto, não tomarão posse da eternidade e estarão vivendo apenas no mundo carnal, ainda que tenham experiências espirituais fora do que ensina o evangelho de Cristo.

Precisamos parar e olhar para nossas vidas. Se Jesus não é Deus ou poderoso para nos salvar, então é tempo de clamarmos pelo Espírito Santo de Deus. Com o Senhor estaremos saindo das trevas para a luz e passaremos a enxergar como devemos. Longe dele só há trevas, ainda que eu ache que enxergue alguma coisa…

É tempo de fazermos diferença na vida das pessoas!

Não é este o filho do carpinteiro? Não se chama sua mãe Maria, e seus irmãos, Tiago, José, Simão e Judas?
‭‭Mateus‬ ‭13:55‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.13.55.ara

Jesus teve quatro meio-irmãos e algumas meio-irmãs como contado no evangelho de Mateus. Destes, só obtivemos maiores ensinos com Tiago e Judas. Nada sabemos ou recebemos de José ou Simão.

Não querendo gerar doutrina alguma, mas aprender com a palavra, nem todos que viveram com Jesus ensinaram ou destacaram-se a ponto de estarem referidos na Bíblia. E ainda hoje é assim. Temos pessoas que conhecem a Cristo e se esforçam mais que outras para realizarem a obra de Deus.

A questão é compromisso. Temos esta condição em empresas, negócios e todo tipo de empreendimento. Até mesmo nos familiares encontraremos parentes dedicados e outros que não atrapalham, mas que também não se destacam de alguma forma.

Ser sal e luz é se destacar e fazer diferença. Somos chamados por Cristo para isto, não ficarmos na vala comum, mas ajudar vidas a se encontrarem com o Senhor e receberem a vida eterna. Não apontar a Cristo é ignorar nosso chamado e não fazer diferença na vida das pessoas.

O mundo não está melhor em 2021, nem mesmo em países que se julgavam em melhor condição e perceberam que o caos está enraizado em sua sociedade também. Calamidades vem e vão, mas Cristo e seu evangelho permanecem para nos tirar da lama do pecado e da escuridão da vaidade humana.

Ou estamos buscando edificar ou não estamos fazendo diferença na vida das pessoas. Ou buscamos a Deus ou continuaremos a buscar as nossas prioridades. Vigiar e orar significa enxergar nossos desvios de foco em relação ao evangelho. Significa acordarmos para as prioridades do Reino em todo momento e trazer a razão para o Espírito Santo.

Sem o evangelho o mundo retorna ao caos. Cristãos não vieram derrubar governos pela força, mas apontar para o único governo que importa, o de Deus! E quando servimos ao Senhor estamos ajudando pessoas a viverem melhor. Se estas se tornam governadores, então alcançamos tempos melhores para todos!

Mudamos o mundo quando nós somos transformados pelo evangelho. Não há outro caminho e isto significa termos a atitude de humildade, priorizando o Reino de Deus e a sua justiça. Ainda que atravessemos tempos difíceis o Senhor estará nos suportando, porque estamos no centro de Sua vontade.

Não nos preocupemos, ainda que asteróides venham ao nosso encontro, terremotos destruam nossas casas ou a pandemia esteja à nossa volta. É tempo de fazermos a vontade do Pai enquanto há tempo. A eternidade chegará de uma forma ou de outra, mas melhor será se tivermos muitos conosco quando chegarmos lá. A alegria de nos encontrarmos com amigos, vizinhos e parentes será maravilhoso, não é mesmo!

Que o Senhor seja louvado através de palavras, ajuda financeira ou emocional, ensino ou oração. É com ações de amor que faremos diferença e glorificaremos o nome dEle!

Seguimos regras ou vivemos pela sabedoria do Espírito?

Aconteceu que, num sábado, passando Jesus pelas searas, os seus discípulos colhiam e comiam espigas, debulhando-as com as mãos. E alguns dos fariseus lhes disseram: Por que fazeis o que não é lícito aos sábados? Respondeu-lhes Jesus: Nem ao menos tendes lido o que fez Davi, quando teve fome, ele e seus companheiros? Como entrou na casa de Deus, tomou, e comeu os pães da proposição, e os deu aos que com ele estavam, pães que não lhes era lícito comer, mas exclusivamente aos sacerdotes? E acrescentou-lhes: O Filho do Homem é senhor do sábado.
‭‭Lucas‬ ‭6:1-5‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/luk.6.1-5.ara

Você está de madrugada levando alguém que se acidentou gravemente para o hospital mais próximo e tem de passar por vários faróis/sinais de transito. Não há ninguém nos cruzamentos, mas os sinais estão vermelhos. Você para ou passa no vermelho?

Nossos princípios são de preservar a vida. Ora, se para salvar uma vida eu crio acidentes e potencial de matar outras, então eu paro. Mas se não há ninguém para preservar nos cruzamentos, o farol/sinal vermelho não está atendendo ao seu propósito e logo a vida acidentada sendo levada no carro passa a ter precedência.

Assim é com os preceitos de Deus! Tenho de honrar pai e mãe, mas quando caso eu os deixo para constituir a minha casa e meu/minha cônjuge passa a ter precedência em nossa casa em relação aos meus pais. Continuo os honrando, mas já não posso fazer tudo da mesma forma que antes.

Servir a Deus exige entender princípios, não simplesmente obedecer regras. Nosso culto precisa ser racional no espiritual (logikosRomanos 12.1). Jesus sustenta que no dia para termos mais comunhão com Deus podemos ainda realizar o que for necessário em amor ou cuidado pelas vidas.

Jesus foi confrontado pelos religiosos que achavam que seguir leis era tudo o que precisava ser feito, mas sem entender os princípios, escolhiam leis que lhes davam guarida para esconder outros erros. Leis existem para nos ajudar, mas toda lei pode ter exceção quando os seus efeitos são mais prejudiciais aos que precisam dela.

Jesus tornou todos os alimentos puros enquanto os judeus guardavam-se de comer certos alimentos. Jesus executava serviços às pessoas enquanto nada devia ser feito no Sábado. Jesus nos declara que a licitude está na necessidade de fazermos a vontade de Deus que é o amor ao próximo. Claro que precisamos ter a noção de prioridades!

Por isso é que precisamos ter um relacionamento profundo com o Senhor, para que não tenhamos dúvidas sobre o que fazer quando estivermos em um conflito de regras. Como dar a própria vida por outros? Quando a vida dos outros se torna mais importante que a nossa. Assim que entendermos isto conseguiremos viver segundo a vontade de Deus!

Os próprios profetas já escreveram que para Deus era melhor ter misericórdia do que lhe oferecer sacrifícios por pecados realizados. Deus deseja que cresçamos espiritualmente e isto só acontece quando deixamos regras e vivemos pelos verdadeiros princípios. O Espírito Santo veio para isto, ser em nós os princípios de Deus. Aquele que vive pelos princípios realizará a vontade de Deus e, de quebra, estará cumprindo as regras estabelecidas da maneira mais efetiva possível, sem se preocupar com isto!

Vós sois a nossa carta, escrita em nosso coração, conhecida e lida por todos os homens, estando já manifestos como carta de Cristo, produzida pelo nosso ministério, escrita não com tinta, mas pelo Espírito do Deus vivente, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. E é por intermédio de Cristo que temos tal confiança em Deus; não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa suficiência vem de Deus, o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica.
‭‭2Coríntios‬ ‭3:2-6‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/2co.3.2-6.ara

A letra mata se forem regras seguidas de maneira ignorante. O espírito é quem traz a verdadeira aplicação da regra. Portanto, busquemos a sabedoria de Deus através do Seu Espírito Santo!

Contaminação espiritual é diferente, sendo de dentro para fora!

Convocando ele, de novo, a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, todos, e entendei. Nada há fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai do homem é o que o contamina.”
‭‭Marcos‬ ‭7:14-15‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.7.14-15.ara

Em tempos de pandemia seria de se estranhar esta passagem, mas Jesus está falando de uma contaminação espiritual. Não importa o que fisicamente penetra em nosso organismo, seja por alimento ou qualquer outra forma, pois não é isto que nos transformará espiritualmente em pessoas boas ou más.

O que contamina o nosso espírito são os nossos pensamentos e desejos. Se temos bons pensamentos então estaremos nos desenvolvendo de maneira positiva. E os nossos pensamentos bons gerarão ações e práticas de bondade da nossa parte. O contrário também é verdadeiro!

Portanto, o que sai de nós é o reflexo de nossa condição e reforçará nosso comportamento. Assim, não é o que comemos que nos trará vantagens espirituais, ou o que deixarmos de comer para nosso desenvolvimento corporal. Com esta declaração Jesus julgou todos os alimentos como puros, incapazes de desviar o homem de seu destino espiritual (Marcos 7.19).

Nosso jejum nos ajuda a estabelecermos um tempo de meditação e aprofundamento, mas não por causa de um certo tipo de alimento, mas porque estamos dominando nossa carne para que o espírito prevaleça. Nossas orações nos tornam mais próximos de Deus e nos ajudam a ouvir a Sua voz. Estas coisas nos fortalecem espiritualmente e nos capacitarão a gerarmos frutos espirituais.

Que neste ano que se inicia possamos nos desenvolver ainda mais nas coisas do Reino e que possamos impactar positivamente a nossa geração. Sem planos e medidas a serem tomadas continuaremos apenas a passar o tempo. Sem metas não tornaremos atitudes em resultados. Sem oração, que metas estamos estabelecendo?

Busquemos o Reino de Deus e sejamos ativos em nossos compromissos com o evangelho de Cristo. Que 2021 seja um ano de semeadura e colheita abundante, onde estejamos contaminados com o amor de Deus em nossas vidas!

Somos movidos por compaixão ou religiosidade?

Ao desembarcar, viu Jesus uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas que não têm pastor. E passou a ensinar-lhes muitas coisas.”
‭‭Marcos‬ ‭6:34‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.6.34.ara

A compaixão de Deus pela humanidade trouxe Jesus à Terra. Em Jesus esta compaixão se traduziu em salvação, libertação espiritual, curas milagrosas e ensino do evangelho. Expõe o interesse de Deus em nos abençoar de todas as formas!

Ter compaixão é olhar com amor para a necessidade de outra pessoa. É querer resolver o problema dela de alguma forma. A multidão estava perdida, sem rumo ou cuidado. Jesus, então, passou a ensinar-lhes o caminho de Deus, para que encontrassem a luz!

Sem o ensino do evangelho permaneceremos nas trevas espirituais. Sem conhecermos a Deus estaremos sendo enganados de que só existe esta realidade. Há doenças, mas há curas. Há calamidades, mas há milagres. Há guerras, mas há paz! Sem conhecermos o desejo de Deus para nós só nos restará o desejo dos homens, e este não é bom!

Homens desejam dominar outros homens para lhes impor sua vontade e ter cada vez mais poder e autoridade. Deus nos vê a todos como nivelados, sendo apenas Ele o Senhor de todos. Em Deus seremos servos uns dos outros, colocando os outros acima de nós e não abaixo!

Compaixão é um traço do caráter Cristão. Sem compaixão iremos cair no erro do legalismo e acabaremos por impor nossa vontade ao invés de apontar para Cristo! Sem compaixão faremos proselitismo numérico e não estaremos verdadeiramente interessados em povoar o Reino de Deus.

Por que pregar o evangelho? Se for para manter a minha salvação já comecei errado! Somos salvos pela fé em Cristo e não por obras que venham a confirmar a minha fé. O que confirma meu relacionamento com Deus é o Fruto do Espírito, onde o amor começa a transformar minha consciência para desejar o bem a quem está indo para o inferno como todos os que ignoram a salvação em Cristo!

Se eu creio que Jesus é o único caminho então enxergo salvos e não salvos. E o que farei pelos não salvos? Sem compaixão eu nada farei! Mas por compaixão faremos o que pudermos e isto começa pela pregação do evangelho da graça!

Testemunhar de Cristo e promover a fé nEle é o que de mais proveitoso podemos fazer por alguém, mas sem compaixão será como bater com um martelo na cabeça das pessoas. Ao conhece-las saberemos como testemunhar, mas se não busco conhece-las, como nos faremos compreendidos?

Oremos para que tenhamos o desenvolvimento do Fruto do Espírito em nós, pois assim teremos os ingredientes necessários para expormos o plano da salvação de Deus em Cristo Jesus!