A misericórdia existe através de pessoas conscientes das bençãos de Deus em suas vidas!

Eu, porém, vos digo: não resistais ao perverso; mas, a qualquer que te ferir na face direita, volta-lhe também a outra; e, ao que quer demandar contigo e tirar-te a túnica, deixa-lhe também a capa. Se alguém te obrigar a andar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.
‭‭Mateus‬ ‭5:39-42‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.5.39-42.ara

Cristo altera o nosso entendimento à respeito de como enxergar um ato agressivo contra nós. Ele estabelece que o reino de Deus está dentro de nós e que temos as bençãos de Deus conosco. A partir disto, o mesmo Espírito que concedeu o perdão à toda a humanidade fará com que sejamos capazes de não enxergarmos a ofensa, mas a misericórdia!

Perdoar é possível quando a ofensa não entra e destrói nossa boa vontade para com as pessoas. Ser capaz de dar a outra face é, antes de tudo, ter ânimo de poder receber outra ofensa novamente, mas estaremos dando a oportunidade da pessoa não faze-lo. Nossa misericórdia é oportunidade de arrependimento para outros, assim como Cristo fez conosco!

Ele vai mais longe, mostrando que podemos e devemos ajudar a todos que nos pedem algo, inclusive emprestado. Jesus declara que é melhor dar do que receber, pois significa que temos o que compartilhar. Quem pede não tem…

Precisamos enxergar onde estamos, o que temos de Deus e termos fé de que Ele é quem nos sustenta. Se sabemos que Ele não deixa faltar nada porque é nosso pastor (Salmos 23.1), então não podemos temer ajudar alguém com medo de que falte para nós e nossos filhos. Pelo contrário, aquele que ajuda os outros não ficará desamparado pelo Senhor!

Distribui, dá aos pobres; a sua justiça permanece para sempre, e o seu poder se exaltará em glória.
‭‭Salmos‬ ‭112:9‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/psa.112.9.ara

Oremos para que possamos entender a profundidade das bençãos que possuímos e que podemos e devemos compartilhar, em nome de Jesus! Isto nos dará a capacidade tanto de perdoar como de ajudar a quem pede, inclusive alguém que nos feriu e ainda precisa que o ajudemos…