Mudança de vida exige atitude e esforço!

Mas não foi assim que aprendestes a Cristo, se é que, de fato, o tendes ouvido e nele fostes instruídos, segundo é a verdade em Jesus, no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.
‭‭Efésios‬ ‭4:20-24‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/eph.4.20-24.ara

Já sabemos que precisamos mudar quando decidimos por seguir a vontade de Deus. O problema ocorre quando queremos fazer isto sem entender o como, fazendo na própria força, a partir do próprio entendimento.

Ser Cristão não é ter de deixar de fazer uma coisa ou outra de que gostávamos. É entender nossa filiação e propósito em primeiro lugar e, então, viver naturalmente neste novo paradigma.

Sem o Espírito Santo jamais conseguiríamos dar este passo, pois vem de Deus o conhecimento do pecado, da justiça e do juízo a que estamos submetidos quando continuamos a viver como quem só tem vida neste mundo físico.

Aprender a Cristo é, em primeiro lugar, entender que ele veio de Deus e voltou para Deus e está preparando moradas nas regiões celestiais para todos os que viverão com ele. Portanto, haverá uma vida espiritual a ser vivida depois desta e depende de uma preparação.

Não importa quanto tempo tivemos de preparo ou nível atingido, pois ninguém será mesmo perfeito até chegarmos lá. A questão bíblica sempre está na atitude de coração e mente! Sem querermos chegar lá não daremos o primeiro passo!

Despir-se do velho homem exige abandonar o sistema vivido até então. É resolver deixar para trás, abrindo caminho para adotar as práticas de Cristo, através das experiências com o Espírito Santo. Isto também é santificação!

E a santificação visa nos tornarmos como Cristo. Assim, seremos como Cristo quando vivermos segundo seus preceitos em amor e fé. Deixar de ser o velho homem consiste em deixar para trás sim o que não é mais importante para a vida eterna. Não significa deixar de gostar de TV, videogames, etc. Consiste em olharmos para o alvo e levarmos apenas aquilo que nos fará chegar lá!

Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não seja todo o teu corpo lançado no inferno. E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.”
‭‭Mateus‬ ‭5:29-30‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.5.29-30.ara

Nos filmes da série “Exterminador do Futuro” víamos o robô exterminador cortar o próprio membro quando algum objeto pesado o estava prendendo. Poder chegar aos mocinhos e lhes tirar a vida era o objetivo dele, e faria de tudo para atingi-lo. É este ímpeto, esta atitude de tirar tudo o que nos impede de atingirmos nossos objetivos espirituais que significa despir-se do velho homem.

Agora, nos revestir do novo homem é mergulhar no conhecimento de Cristo, viver com ele e para ele. Precisamos nos identificar com o mestre e ter a mente dele! Oremos por conhecimento no Espírito, leiamos o evangelho e o pratiquemos. Fazendo assim estaremos buscando a verdade e fortalecidos no poder de Deus para as nossas vidas e para a dos que nos cercam!