Estamos na caravana para reedificação da fé nos corações!

Toda esta congregação junta foi de quarenta e dois mil trezentos e sessenta, afora os seus servos e as suas servas, que foram sete mil trezentos e trinta e sete; e tinham duzentos cantores e cantoras. Os seus cavalos, setecentos e trinta e seis; os seus mulos, duzentos e quarenta e cinco; os seus camelos, quatrocentos e trinta e cinco; os jumentos, seis mil setecentos e vinte. Alguns dos cabeças de famílias, vindo à Casa do Senhor, a qual está em Jerusalém, deram voluntárias ofertas para a Casa de Deus, para a restaurarem no seu lugar. Segundo os seus recursos, deram para o tesouro da obra, em ouro, sessenta e um mil daricos, e, em prata, cinco mil arráteis, e cem vestes sacerdotais. Os sacerdotes, os levitas e alguns do povo, tanto os cantores como os porteiros e os servidores do templo habitaram nas suas cidades, como também todo o Israel.
‭‭Esdras‬ ‭2:64-70‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/ezr.2.64-70.ara

Esta caravana saiu do cativeiro de volta para Jerusalém, com a finalidade de reconstruir o templo e restabelecer o serviço sacerdotal. Não foi a única caravana a retornar do exílio, mas certamente a que teria por foco trazer de volta s comunhão com o SENHOR.

O povo não diminuiu e não voltou como escravo. Prosperou na terra em que estava cativo. Obedeceram aos estatutos de viverem para voltarem, mas ainda erraram ao tomarem mulheres de outras nações. Deus queria lhes transformar sem que cedessem a outros deuses, o que certamente não ocorreria com esta mistura. Sabemos que as mulheres são obstinadas em orações e se possuem outros deuses não os deixariam facilmente.

Ainda assim o povo retornou pelas mãos do SENHOR e começou o trabalho de reedificar uma nação. Foi necessário uma limpeza interna, buscando firmemente abrir mão do que o mundo lhes dera porque não seria possível continuar com o coração dividido. Hoje ainda estamos nesta luta interior de nos tornarmos completamente de Deus!

Enquanto nossas vidas não se tornam um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus não conseguimos priorizar o reino de Deus e nem nos permitir passar pela transformação. Santificação é algo radical, pois não se santifica com um pé em cada lugar. Ou buscamos a Deus ou permanecemos no cativeiro do mundo.

Sair do mundo e permanecer pensando nele é o que o povo fez ao sair do Egito e atravessar o Mar Vermelho. Não demorou para reclamarem e decidirem em seus corações que deveriam retornar. Não deram o passo de fé e duvidaram de que o SENHOR lhes daria a vitória.

Santificar-sé é também andar pela fé! Importa abandonarmos o cativeiro do pecado porque temos o Espírito Santo a nos dar vitória. Em Cristo recebemos o decreto de irmos para a Jerusalém Celestial e não mais vivermos como escravos do pecado, mas como livres habitantes de uma terra abençoada!

Estamos no caminho e estamos cheio de víveres para completarmos a jornada. Não somos poucos e há várias caravanas para chegar. No entanto, a nossa está responsável por levantar a comunhão com Deus no templo dos corações e nossa oferta de amor trará o benefício para todos. Ainda assim devemos nos santificar porque o SENHOR é santo e merece o melhor de nós!

Ano 2#95