A revelação de Deus em Cristo nos transforma!

Sendo, pois, geração de Deus, não devemos pensar que a divindade é semelhante ao ouro, à prata ou à pedra, trabalhados pela arte e imaginação do homem. Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam; porquanto estabeleceu um dia em que há de julgar o mundo com justiça, por meio de um varão que destinou e acreditou diante de todos, ressuscitando-o dentre os mortos.
‭‭Atos‬ ‭17:29-31‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/act.17.29-31.ARA

Paulo fez esta pregação em Atenas, entre muitos gregos que gostavam de filosofar e aprender novas coisas. Não haviam ouvido, até então, sobre um Deus que não é servido por homens e nem possuía um templo feito por mãos humanas. Lembrando que o templo de Salomão, ou o de Herodes, ou o próprio Tabernáculo dos judeus eram figuras do templo celestial e que Deus ali não morava, Paulo estabelece que o verdadeiro Deus não precisa do homem para ser Deus, pois é criador de tudo e todos.

Ao pregar sobre a ressurreição dos mortos atacou outro problema crucial da humanidade, a certeza da morte e que não há solução para esta pela ciência, mas a ressurreição em Cristo traz esperança a todos os que nele crerem. Paulo falava da morte espiritual, onde haverá um julgamento sobre todos os habitantes da Terra, para separação entre bons e maus. A adoração a deuses de todos os tipos sempre ocorreu para se obter o favor deste deus, seja em oportunidades na vida ou na morte. Ao fazer esta pregação, Paulo ataca a crença de todos, abalando a estrutura religiosa da época.

A diferença entre os atenienses e os demais gentios durante a pregação de Paulo é que não haviam judeus ali para o combaterem e nem artífices e artesãos de um deus específico para acharem ruim e se desagradassem com a pregação dele. Assim, Paulo teve liberdade para falar até ir para a cidade de Corinto. Na carreira de Paulo a sua maior dificuldade foi a oposição religiosa contra o evangelho. Outros, na mesma época, tiveram a perseguição política e cada um estará suscetível a algum tipo de perseguição enquanto pregarmos a Cristo!

Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Lá, encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles.
‭‭Atos‬ ‭18:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/act.18.1-2.ARA

A intolerância está em toda a parte e, sabendo disto, se vivemos o evangelho, estaremos combatendo a intolerância. No entanto, jamais concordaremos com a prática do pecado. Ou seja, estaremos convivendo, conversando e sendo amigos de pessoas cuja prática de vida não necessariamente é como as Escrituras apontam. Mas, se amamos de verdade não iremos por limites para que alguém ouça e receba a graça de Deus através das nossas vidas. Diremos não ao pecado, mas conviveremos com pecadores. Afinal, Jesus veio ao mundo para salvar o pecador e restaurar as nossas vidas e comunhão com Deus, não levando em conta a nossa ignorância. A graça superabunda onde o pecado é abundante!

Não podemos concordar com o pecado, mas isso não significa ser violento contra o pecador. Deus trará a cada um segundo a sua prática de vida em fé. Ele É o juiz e o justificador, enquanto nós devemos nos alegrar em sermos seus adoradores! Cuidemos em como vivemos, para quem damos a nossa adoração, como tratamos as pessoas que adoram deuses diferentes do verdadeiro Deus e como estamos evidenciando nossa fé neste Deus! Se morrermos e ressuscitarmos com Cristo estaremos ocupados em revelar o evangelho, e isto trará alguma perseguição contra nós.

Importa que Cristo seja conhecido por todos, pois ele é a solução do pecado do mundo, da intolerância, da violência e de todas as mazelas pelas quais o mundo está passando. Sem Cristo não teríamos entendido a graça e o amor de Deus, como Paulo também não entendia e combatia os que estavam no verdadeiro caminho. Paulo recebeu da mesma moeda com que perseguiu cristãos e se alegrou por ter entendido e mudado de pensamento! Agora é a nossa vez!

Ano 2#158