“Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras. Era ele instruído no caminho do Senhor; e, sendo fervoroso de espírito, falava e ensinava com precisão a respeito de Jesus, conhecendo apenas o batismo de João. Ele, pois, começou a falar ousadamente na sinagoga. Ouvindo-o, porém, Priscila e Áquila, tomaram-no consigo e, com mais exatidão, lhe expuseram o caminho de Deus. Querendo ele percorrer a Acaia, animaram-no os irmãos e escreveram aos discípulos para o receberem. Tendo chegado, auxiliou muito aqueles que, mediante a graça, haviam crido; porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.”
Atos 18:24-28 ARA
https://bible.com/bible/1608/act.18.24-28.ARA
Pelos filmes de cinema feitos em Hollywood aprendemos sobre a capacidade de advogados de acusação e defesa em proferirem discursos eloquentes que estabelecem uma linha de raciocínio que nos leva às conclusões que eles desejam que cheguemos. Esta capacidade em mostrar fatos, levantar questões e defender uma linha de raciocínio de maneira extraordinária era a capacidade de Apolo. Homem eloquente, poderoso nas Escrituras e conhecedor do caminho do Senhor.
Apolo ainda não havia recebido o batismo no Espírito Santo, mas colaborava com o reino. Precisava conhecer mais o poder de Deus, mas com o que sabia das Escrituras já fazia diferença! Assim é a vida cristã! Cada um tem um nível de conhecimento das Escrituras e do poder de Deus. Erramos quando não estamos caminhando no crescimento de ambos. Apolo foi efetivo em ajudar os judeus, pois ao conhecer as Escrituras, os convencia na própria cultura, usando as profecias e detalhes que apenas judeus conseguiram entender. Ao faze-lo, reduzia a tensão sobre os convertidos, trazendo ânimo a todos.
Já participei de ministrações de um mestre judeu convertido ao cristianismo, e a profundidade das suas explicações dos textos do Antigo Testamento ainda não encontrei igual! No entanto, se não houver o conhecimento profundo de Cristo, seremos como os judeus e não haverá o aproveitamento da Nova Aliança! Tanto Apolo como este mestre fizeram a transição e conseguiram ensinar e demonstrar nas Escrituras a graça de Deus através de Jesus.
Paulo fora combatido ali, mas Apolo obteve maior êxito no convencimento dos judeus. Cada um de nós possui um dom a ser usado em favor do reino de Deus. Paulo era usado não só na palavra, mas também em sinais e prodígios, enquanto Apolo era útil no ministério do ensino. Importa-nos fazer o melhor daquilo que somos capazes! Apolo desejou e foi enviado a ajudar, o que fez com esmero. Serviu ao seu povo e aos gentios. Foi instrumento de benção na vida das pessoas.
Aquila e Priscila também foram importantes no apoio a Apolo, ao ministério de Paulo e a tantos outros. Estiveram sempre ajudando em várias cidades e seus nomes estão registrados como grandes apoiadores da disseminação do evangelho!
Assim como eles, busquemos conhecer a Cristo para podermos ser discípulos e discipuladores. Devemos buscar o ensino e a prática das Escrituras e do poder de Deus disponível aos que crêem. Praticar é servir ao próximo e levar o amor e a graça de Deus a quem precisa. Não nos tornamos atletas apenas olhando alguém praticar esportes, mas praticando e buscando fazer o melhor.
Jesus Cristo é a luz do mundo. Veio anunciar o evangelho e conta conosco para este empreendimento. Podemos receber e ajudar o reino de Deus! É uma alegria e um privilégio e nos fará compreender ainda mais a graça e o amor do Pai!
Ano 2#159