A luz de Cristo ilumina o nosso caminho ou nos ofusca?

E estavam o pai e a mãe do menino admirados do que dele se dizia. Simeão os abençoou e disse a Maria, mãe do menino: Eis que este menino está destinado tanto para ruína como para levantamento de muitos em Israel e para ser alvo de contradição
‭‭Lucas‬ ‭2:33-34‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/luk.2.33-34.ARA

Jesus Cristo é a manifestação da Palavra de Deus, a encarnação das promessas, a revelação da graça e da vontade do Pai! Jesus traz luz aos ensinos e deixa explícita a forma de viver que devemos adotar. Por isso há tanta discussão em torno de sua vida, pois ninguém nasce querendo dar a vida para servir, mas para ser servido!

Desde os primeiros choros de fome, frio ou desconforto queremos que alguém nos acuda. Crescemos sendo cuidados e chega a hora de trocarmos de posição e cuidarmos de outros. A fase adulta é isto, estar pronto para ser útil á comunidade. Permanecer criança é permanecer sendo cuidado e não poder cuidar de ninguém.

Muitos estão com a Síndrome de Peter Pan, decidindo permanecer na casa dos pais, não casando, evitando assumir compromissos de longo prazo. O que na verdade desejam é permanecer sendo servidos e não passar pelo processo de cuidar de outros. Nem dos próprios pais cuidam! A questão é negar nosso papel de humanidade.

Jesus veio trazer a realidade aos nossos olhos, mostrando como somos egoístas e precisamos inverter a nossa atitude. Se nos servirmos uns aos outros, então ninguém precisará pedir nada! Quando os ensinos do evangelho são praticados não temos como odiar os que nos ajudam, deixar de perdoar aqueles que se doam por nós, deixar de agradecer pelo cuidado e carinho, ou virar as costas àqueles que sempre nos ajudaram.

Em Cristo o amor nos envolve e constrange, nos transforma ou nos repele, pois ou nos edificamos nele ou fugimos para longe, muito longe. E assim tem sido nos séculos, uma polarização como se vê nas disputas eleitorais. Partidos que não conseguem ter um convívio natural, pois possuem motivações antagônicas. Há os que desejam obedecer a Deus e os que obedecem a si mesmos. O conflito está aí e estará até que venha o fim!

Jesus transforma a vida dos que se edificam nele. Aqueles que dele fogem arruinarão suas próprias vidas, pois Jesus veio trazer vida e não morte, compaixão e não indiferença, perdão e não o ódio. Nossa escolha definirá o nosso fim. Não importa como chegamos onde estamos, mas ao conhecer Jesus onde estaremos depois! Chegamos ao mundo sendo vaidosos e egoístas, mas com Cristo sairemos como servos que amam e se assemelham ao Todo-Poderoso!

Podemos ter vivido sem Cristo, mas não podemos morrer sem ter-lhe entregue as nossas vidas de todo o nosso coração! Nem seus pais entendiam isto até então e glorificaram a Deus por terem tido esta oportunidade ímpar! Que o Senhor nos fortaleça no caminho e possamos usar a sua luz para nos conduzir. Quem não abaixa os olhos diante da luz se ofusca, pois só os humildes aprendem!

Ano 2#176