Deus gosta de se relacionar conosco!

Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles.
‭‭Gênesis‬ ‭2:19‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/gen.2.19.ARA

Fico imaginando Deus passeando com Adão no jardim, trocando ideias a respeito da criação, de como imaginou os rios, os animais e se agradou de dar a Adão a oportunidade de nomear cada um deles! Deus é um Deus de relacionamento e se importa em nos ouvir!

Quando não ouvimos as pessoas atentamente acabamos por não entrarmos em todos os lugares onde a alma delas está se sustentando. Podemos critica-las por não terem o mesmo entendimento que nós e até mesmo ignorar a dor que sentem por não estarem conseguindo superar. Empatia é algo difícil de se construir se não tivermos paciência e a oportunidade de ouvir.

Deus nos ouve em nossas orações e se importa conosco. Enviou o Espírito Santo para nos consolar e nos ensinar a entender as escrituras. Nelas temos as nossas mentes transformadas, nos ajustando aos ensinos e práticas que nos levarão ao sucesso espiritual. No caminho precisaremos de pessoas que podem nos ajudar, pois passaram ou estão passando pelo mesmo processo.

Muitas vezes será necessário respeitar o silêncio daquele que está passando pela dificuldade, pois não consegue exprimir da melhor maneira, ou ouvir pequenos comentários que nos darão pistas das questões que permeiam seu descontentamento ou dificuldades. Se amarmos teremos paciência e ajudaremos cada um que nos procura ou nos evita.

Jesus Cristo veio até nós por amor, para mostrar o caminho para o Pai. Nos encontrou perdidos, pecadores, reclamões, maledicentes e violentos para com ele mesmo. Por amor nos perdoou e ainda morreu por nós!

Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.
‭‭1João‬ ‭3:16‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/1jn.3.16.ARA

Somos demandados a fazer o mesmo e não é fácil. Ao tentarmos ajudar seremos também envolvidos nas lutas e dificuldades das pessoas. Muitas vezes daremos conselhos e não seremos ouvidos. Estes conselhos que não foram atendidos poderiam ter resolvido a questão que permanece em aberto e qual será a nossa postura? Continuar ajudando ou abandonar a pessoa à própria sorte?

Se fosse nosso filho o que faríamos? Ou nosso irmão? Ou pai? Com parentes e pessoas de nosso convívio pessoal a situação parece ainda mais complicada, pois nos arrastarão como responsáveis se o problema persistir. Se tivermos medo em participar das lutas das pessoas então não geraremos empatia e nem alegria quando a situação mudar para melhor. Amar é assumir riscos de se alegrar com a vitória ou chorar com a ofensa de não ter sido bem interpretado em nossas atitudes. Mas, o amor vence o medo!

Na vida e na morte só levaremos conosco o amor pelas pessoas. O material vem e vai, mas as amizades permanecem. Relacionamentos que não se aprofundam não criarão raízes e de uma hora para outra deixam de existir. Nosso relacionamento com Deus não pode ser assim! Devemos ouvir seus conselhos porque são bons. Devemos obedecer aos seus conselhos porque serão vida para nós. Devemos agradecer os seus conselhos porque nos deu por amor.

Que tenhamos ouvidos para ouvir tanto os que precisam de conselho como aos que nos aconselham. Precisamos refletir o por que das palavras que nos vêm e respondermos como o evangelho nos ensina. Não pararemos de aprender porque todos podem nos ensinar alguma coisa. Só não aprenderemos quando nos considerarmos sábios demais que não precisamos de conselho e já sabemos como resolver o problema de todos sem querer ouvi-los.

Que possamos ser humildes e aprendermos com Jesus, aquele que desceu da sua glória para ter intimidade conosco, como Deus fez com Adão no Éden!

Ano 2#192

Um comentário em “Deus gosta de se relacionar conosco!

Os comentários estão fechados.