“Depois de ser batizada, ela e toda a sua casa, nos rogou, dizendo: Se julgais que eu sou fiel ao Senhor, entrai em minha casa e aí ficai. E nos constrangeu a isso.”
Atos 16:15 ARA
https://bible.com/bible/1608/act.16.15.ARA
Lídia recebeu e atendeu ao chamado do evangelho, trazendo também a sua casa para ouvir e concordar com o caminho do Senhor. Ela e toda a sua casa desejaram hospedar os servos de Deus que pregaram o evangelho. Hospedar também é um dom e se resume a abrir as portas de nossas casas e servirmos a quem necessita de pousada e alimento por um período.
“Certo dia, passou Eliseu por Suném, onde se achava uma mulher rica, a qual o constrangeu a comer pão. Daí, todas as vezes que passava por lá, entrava para comer.”
2Reis 4:8 ARA
https://bible.com/bible/1608/2ki.4.8.ARA
O hospedeiro é quem arca com as despesas e sua maior preocupação é o bem estar dos hóspedes, em terem suas necessidades atendidas. Ou seja, é desejar servir a quem precisa naquele momento, sem receber algo em troca como é feito em hotéis e hospedarias em geral.
O que leva alguém a hospedar muitas vezes a desconhecidos ou pessoas recentemente conhecidas de quem não temos tanto histórico? A voz de Deus no coração dela e de sua família, que não deixa dúvidas de que é o que deve ser feito. Sem esta convicção estaremos abrindo as portas mas tratando com receio e restrições.
Ainda, percebamos que há tantas maldades sendo praticadas entre quatro paredes que entrar na casa de alguém desconhecido nunca foi também uma garantia de ser bem recebido. Para entrarmos e permanecermos há que se ter segurança de que não estamos em risco ao fecharmos nossos olhos. Lídia reconhece e lhes roga para que consultem seu entendimento de que ela era fiel a Deus para que pudessem ficar em sua casa com a consciência tranquila.
Hospedar é cuidar do hóspede e de suas necessidades. É abrir parte de nossa intimidade familiar para outras pessoas, tornando-lhes mais próximas de nós também. É uma oportunidade de compartilhar nossa fé e servir ao próximo em um momento em que podem estar precisando de um cuidado extra.
Precisamos reconhecer que estamos sendo hospedados pelo Espírito Santo, cuidados e tratados, servidos e alimentados, ainda que sejamos o seu templo. Não é o lugar que estabelece o serviço, mas quem serve. Somos servidos em nossas próprias vidas, quando ouvimos e recebemos o direcionamento, o consolo e o amor de Deus em nossas atividades e lutas diárias. Somos chamados a compartilhar tudo isto com o nosso próximo e faremos bem em fazê-lo quando direcionados por Deus!
Quem hoje precisa de cuidado a nossa volta? Quem o Senhor nos aponta a servirmos? Estejamos de coração aberto e espírito disposto a ajudar e servir. Somos instrumentos da graça de Deus e podemos ajudar de muitas formas. Ser hospedeiro é uma delas e uma das mais difíceis pois nos expomos em nossas casas e, por isso, o faremos somente com a certeza de que Deus mandou e estamos sendo fiéis ao chamado.
Que o Senhor abençoe àqueles que generosamente abrem suas casas para hospedar a quem precisa e os serve de todo coração! Grande recompensa os aguarda nos céus e algumas já serão experimentadas aqui mesmo!
“Concebeu a mulher e deu à luz um filho, no tempo determinado, quando fez um ano, segundo Eliseu lhe dissera.”
2Reis 4:17 ARA
https://bible.com/bible/1608/2ki.4.17.ARA
Ano 2#195