O batismo é um testemunho pessoal de fé em Cristo!

o batismo de João era dos céus ou dos homens?
‭‭Lucas‬ ‭20:4‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/luk.20.4.ARA

João Batista pregou e efetuou batismo de arrependimento. Sua pregação preparou o caminho para que Jesus se manifestasse na sua glória e as pessoas o recebessem. Não se busca um salvador se não precisamos de um. Ora, se não nos reconhecermos pecadores e ofensores de Deus, então a mensagem da cruz não tocará meu coração! Por isso João veio pouco antes manifestar a preparação para a mensagem do evangelho.

O arrependimento é o reconhecimento do erro e mudança de postura. João clamava no deserto para que as pessoas morressem para sua velha vida e produzissem obras dignas de arrependimento, frutos que glorifiquem a Deus. Os religiosos de aparência iam vê-lo batizar mas não se batizavam. Não se arrependeram e o criticavam. Com esta pergunta sobre o batismo de João ser dos céus ou dos homens Jesus os confronta e os cala. Se o batismo de João era dos céus, então por que não se submeteram e passaram por ele?

Hoje temos a chance de nos arrependermos e nos batizarmos também. O batismo significa imergirmos nas águas para matarmos o velho homem pecador que há em nós e, ao sairmos das águas, exaltar a ressurreição em Cristo para vivermos como novos nascidos!

Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que seja a graça mais abundante? De modo nenhum! Como viveremos ainda no pecado, nós os que para ele morremos? Ou, porventura, ignorais que todos nós que fomos batizados em Cristo Jesus fomos batizados na sua morte? Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição, sabendo isto: que foi crucificado com ele o nosso velho homem, para que o corpo do pecado seja destruído, e não sirvamos o pecado como escravos; porquanto quem morreu está justificado do pecado.”
‭‭Romanos‬ ‭6:1-7‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/rom.6.1-7.ARA

Já não vivemos como dantes se morremos e ressurgimos com Cristo! O batismo é o símbolo desta decisão, um testemunho para que muitos vejam o poder de Deus transformador de vidas. Não fomos chamados para vivermos no pecado, por isso Jesus morreu por nós. Com “ficha limpa” agora podemos viver o melhor de Deus! Nossa velha natureza precisa morrer e o novo homem deve brilhar em comunhão com o Espírito Santo de Deus!

O arrependimento é fruto da percepção do pecado. O batismo, o desejo de expressar nossa morte para o mundo e discipulado em Cristo. Quem crer e for batizado será salvo, quem não crer já está condenado (Marcos 16.16). Assim, é quando conseguimos discernir nossas atitudes que temos capacidade de nos arrependermos e nos batizarmos. Não é algo que outros possam fazer ou decidir por nós!

Novos nascidos vivem para a glória de Deus porque estão amadurecendo espiritualmente. Os verdadeiros adoradores são espirituais e buscam a verdade para pratica-la. Estes são observados e agradam o Pai. A alegria dEle nos fortalecerá e transformará as nossas vidas. Bom é buscar a face do Senhor!

Ano 2#212