Igreja são pessoas!

Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século.
‭‭Mateus‬ ‭28:19-20‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/mat.28.19-20.ARA

Temos insistido em meditar nas passagens da Grande Comissão em Mateus 28 e Marcos 16 porque é a missão da igreja deixada por Jesus. As empresas se preocupam hoje em terem a visão e a missão bem estabelecidas para que não percam o seu foco e todos saibam onde seus trabalhos concorrem para o atingimento do objetivo geral. Deus já havia estabelecido estas coisas sobre o Seu reino e Jesus veio ensina-las a nós!

Igreja não é a parede física, mas o ajuntamento de pessoas pela fé em Jesus Cristo, sua obra redentora e um novo começo para os que nele creem. Há um ponto de início da caminhada, a percepção do pecado, o arrependimento, passando pela cruz e caminhando no caminho estreito da santificação.

Igrejas são assembléias que se unem para serem efetivas em sua caminhada, compartilhando sua fé para o crescimento do reino. Se não há a comunhão no Espírito Santo para que as deliberações sejam feitas em unidade, então não é um corpo Cristão, mas algum tipo de organização religiosa.

Não é possível crescer onde não há aprendizado do novo comportamento. Discipular é ensinar, não o simples cobrar da lição. Igrejas não existem para apontarmos o pecado do mundo, pois a palavra de Deus já está dizendo o que é pecado e foi necessário Jesus vir ao mundo. Assim como um professor de matemática de ensino fundamental precisa ensinar as operações básicas para que o conhecimento avançado possa ser compreendido nas universidades, assim a igreja precisa ter capacidade de ensinar o arrependido a crescer no conhecimento de Cristo.

Ninguém nasce sabendo e a pior coisa que pode acontecer é uma criança ser cobrada por aquilo que não foi ensinada ou não tem maturidade para compreender e realizar. Algumas terão estrutura emocional para superarem com esforço e sequelas, outras entrarão em colapso e dificilmente crescerão como pessoas sadias. Jesus veio trazer o conhecimento de Deus através de suas pregações e atitudes. Por onde passava ele ensinava e trazia esperança, curas e libertações. Para os falsos religiosos, apenas preocupados com suas aparências, foi duro e os combateu, pois não ajudavam as pessoas a serem edificadas, apenas colocavam sua autoridade sobre elas.

Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para encher todas as coisas. E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para a edificação do corpo de Cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo, para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro. Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem-ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.”
‭‭Efésios‬ ‭4:10-16‬ ‭ARA‬‬
https://bible.com/bible/1608/eph.4.10-16.ARA

A igreja efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesma em amor (Efésios 4.16). Meninos e meninas são ensinadas a se tornarem adultos equilibrados. Não será simplesmente mostrando o que a bíblia diz que tem de ser, mas ensinando e caminhando juntos, participando do seu crescimento. É necessário formar a geração seguinte de cristãos, não apenas bombardea-los com palavras sobre o pecado e o inferno, mas ensinando-os a viver uma vida santa e agradável a Deus.

Bons professores não são os que arrebentam com os seus alunos na prova e nem os que dão o gabarito da prova, mas aqueles que ensinam os seus alunos a fazerem bem feito os exercícios e os tornam aptos ao que irão enfrentar no futuro. Assim é o chamado da igreja, a uma vida de serviço, amor ao próximo, compaixão, suportar o egoísmo, a traição, ensinar o perdão e a perda dos entes queridos, mas tudo isto olhando em primeiro lugar para o Senhor, que é o cabeça e líder da igreja.

Igrejas são vivas porque são o resultado do ajuntamento das pessoas que ali estão no momento, sendo trabalhadas no evangelho. Se andarmos juntos em amor teremos sucesso pois o evangelho não falha, mas se nos desviarmos do foco seremos insatisfeitos e incapazes de multiplicar a glória de Deus através de nós. Igrejas sadias multiplicam amor, as doentes apenas a falsa religiosidade. O Senhor está vendo e recompensando o esforço de cada uma, mas também chamando ao arrependimento aquelas que se desviaram do foco (Apocalipse 1-2).

Sejamos discípulos verdadeiros de Cristo, prontos a aprender e ensinar, em humildade, amor e comunhão com o corpo que é do Senhor!

Ano 2#213