“Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdias e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.”
2Coríntios 1:3-4 ARA
https://bible.com/bible/1608/2co.1.3-4.ARA
Temos um Deus consolador que nos conforta no meio das dificuldades. Ao olharmos para Deus de braços abertos, não importa a luta, cansaço ou tristeza. Em Seus braços encontramos consolo e podemos derramar as nossas lágrimas. Este consolo é essencial para prosseguirmos!
O consolo é por causa de quem está machucado ou abatido, não por causa da questão em si. Filhos que erram e só escutam que mereciam o castigo ou o dano recebido nunca receberam consolo. Somos pecadores e o consolo é justamente encontrar um Deus santo abrindo os braços para nos transformar por meio de Seu amor. Isto é ser misericordioso.
Bater em quem já está triste pode levar alguém a rebeldia. Consolo é dar a oportunidade de alguém saber que possui um porto seguro para poder buscar ajuda, ainda que esteja errado. Se Deus nos impedisse de ter socorro por nossos erros não seria o Pai de misericórdia.
Na Lei temos em Números 35 Moisés direcionando o povo a separar seis cidades de refúgio para que os que cometessem homicídio culposo tivessem a oportunidade de viverem sem receber a morte até que pudessem ser julgados. Em Josué 20 houve esta confirmação, para exercer misericórdia para com o ator do crime, pois certamente um vingador iria atrás antes de se averiguar a situação.
Deus deseja que todos sejam salvos, ainda que nem todos desejem a salvação. Muitos permanecerão na desobediência, mas verão o consolo nas tribulações para enxergarem a misericórdia de Deus antes do julgamento final. Haverá a justiça mas, antes disso, há tempos de oportunidade de arrependimento. Dificilmente enxergaremos o problema se estivermos apenas remoendo os fatos. Ao termos um ombro amigo para descarregarmos as nossas frustrações poderemos enxergar ou entender melhor o acontecido.
Se desejamos ajudar quem está indo no caminho errado precisamos ao menos dar uma chance para lhe mostrar o amor de Deus. A Lei revela o pecado mas não opera a transformação. A graça traz o consolo e nos dá forças para mudarmos de direção. Os que vivem pela Lei só apontam o erro e põem mais jugo sobre as pessoas, ao passo que quem vive pela graça evidencia o consolo e a vitória em Cristo!
Jesus nos deu sua vida e nos propõe o Consolador, o Espírito Santo, para habitar em nós ao tomarmos Cristo como Senhor de nossas vidas. Temos um consolador pessoal presente a todo tempo, nos fortalecendo em todas as circunstâncias. Deus é bom e não nos desampara nas nossas dificuldades. Temos corrido para os seus braços ou estamos apenas remoendo nossas frustrações e desejando mal de outras pessoas?
Sejamos tratados pelo Espírito e cresçamos no amadurecimento do amor. Outros precisarão de nosso ombro ou colo e estaremos preparados para isto porque recebemos primeiro através de Cristo Jesus!
Ano 2#221