Jesus Cristo é perfeito para sempre

Com efeito, nos convinha um sumo sacerdote como este, santo, inculpável, sem mácula, separado dos pecadores e feito mais alto do que os céus, que não tem necessidade, como os sumos sacerdotes, de oferecer todos os dias sacrifícios, primeiro, por seus próprios pecados, depois, pelos do povo; porque fez isto uma vez por todas, quando a si mesmo se ofereceu. Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens sujeitos à fraqueza, mas a palavra do juramento, que foi posterior à lei, constitui o Filho, perfeito para sempre.
‭‭Hebreus‬ ‭7:26-28‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.7.26-28.ara

Jesus é sacerdote para sempre. A Nova Aliança foi feita em seu sangue vertido na cruz. O sacrifício perfeito! O Cordeiro de Deus tira o pecado do pecador, pois seu sacrifício é eterno e não precisa ser renovado como o dos homens!

Sendo Jesus o sacerdote perfeito e o sacrifício perfeito, tornou-se o único mediador da Nova Aliança. Pela fé em Jesus somos reconciliados com Deus. Pois bem, este é o evangelho da graça!

Assim como Jesus não precisa fazer sacrifícios diários por nós, não deveríamos pecar diariamente. Espera-se que uma vez liberto de um pecado sejamos firmes em não permanecermos nele.

A santificação é este processo individual de permanecermos fora da prática de pecados. E a melhor maneira de fazermos isto é seguimos os passos de Jesus. Ser discípulo do mestre é amar pessoas que não estão nem aí com o próprio Jesus.

E este amar independe do resultado do retorno recebido. No entanto, amar não significa fechar os olhos ao pecado. Jesus perdoava, mas sempre dizia para que o pecado não fosse mais praticado.

Precisamos perseverar na palavra que nos foi dada, em nos mantermos em comunhão, comer à mesa juntos, partilhando a comida que temos recebido com alegria e em orarmos sempre que possível (Atos 2:42). Tal atitude gerará em nós um compromisso de uns pelos outros e o amor crescerá dentro de nós.

Sem relacionamentos passamos a nos preocupar apenas conosco. E Jesus desceu dos céus para que isto deixasse de ser assim. Nossa vida será mais expressiva quando pudermos compartilhar do que temos recebido em dons no Espírito Santo.

Importa que em Jesus temos o sacerdote perfeito e permanente, pois é imortal e sem pecados. Em Jesus encontraremos o que precisamos para executarmos nosso chamado para reinarmos com ele.

Continuemos com confiança naquele que nos tirou do caminho do pecado, que tem autoridade de perdoar pecados e de nos trazer à luz da salvação. Em Cristo Jesus já deixamos a morte e entramos na vida, pela promessa de Deus! Nada mais importa! Todo o resto é para que outros tenham o mesmo destino abençoado e seguro.

Oremos e permaneçamos firmes nas promessas do Deus fiel, no Filho!

Crescimento é opção ou necessidade?

“A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal.”
‭‭Hebreus‬ ‭5:11-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.5.11-14.ara

Todo ser vivo tende a crescer, se não vier a morrer. O crescimento ocorre por transformações celulares, multiplicação de tecidos e também de experiência de vida. Já na vida espiritual o crescimento é proveniente da multiplicação da fé, do conhecimento de Cristo e das obras praticadas no amor.

Sem estas coisas, permaneceremos como crianças espirituais. Quem se desenvolve responde com uma atitude de adulto, não necessitando de ajuda para andar, alimentar-se ou achar o conhecimento necessário para realizar uma atividade.

Crianças precisam de tudo isto. O autor da carta aos Hebreus está se referindo a um povo que, pelo tempo de exposição ao evangelho de Cristo, já deveria estar andando por si só, sem necessidade do auxílio que uma criança exige.

Por que isto aconteceu? A resposta é porque não ouviram atentamente o que significa o evangelho. A palavra de Deus é Cristo e ele é Deus. Jesus Cristo trouxe a palavra de arrependimento e salvação, não de obras, mas pela fé. Veio para nos transmitir o amor de Deus, para que nos amemos uns aos outros.

Ora, se estivermos afastados de Deus não iremos enxergar nossos pecados. Em Deus, seremos aperfeiçoados no amor. Portanto, quem não se achega a Deus permanece na ignorância e em seus pecados de outrora. Ainda que esteja enamorando o evangelho, não assumiu a verdade de que longe de Deus continuará no erro e na ignorância.

Deixar de ser criança espiritual é buscar viver plenamente em Cristo. É ir à fundo nesta experiência transformadora que nos tirará das fantasias de que é possível viver como as pessoas vivem no mundo normal, concordando com o mal praticado. Viver com Cristo e em Cristo é nos separarmos para Deus e viver uma vida segundo os preceitos divinos. Não é ser um eremita ou isolar-se das pessoas, mas deixar de adulterar, mentir, roubar, maldizer, viver em impureza sexual, tirania, extorsão, corrupção e coisas que transgridem as leis morais celestiais.

Tais coisas praticam as crianças espirituais, que não discernem o mal e o bem, nem entendem a vontade do Pai. Só querem satisfazer seus desejos momentâneos e choram por isto quando não os realizam.

Precisamos deixar a criancice de lado, a “síndrome de Peter Pan” e crescermos para a glória de Deus. Nenhum pai se realiza de verdade enquanto não passa tudo o que aprendeu ao seus filhos e vê-los se realizarem como adultos. Assim o Senhor também espera que cresçamos no amor do evangelho e sejamos úteis uns aos outros e não daqueles que precisam que outros os carreguem por toda a vida.

Crescer é uma decisão pessoal. Muitos falham nesta transição para a vida adulta porque não suportam as responsabilidades. Mas a alegria de realizar o nosso propósito supera sempre as dificuldades e lutas enfrentadas. A recompensa é ter em Deus a ajuda em todo o tempo e saber que vidas estarão sendo abençoadas através do nosso crescimento.

Hoje podemos clamar a Jesus que nos oriente e nos ajude a crescer em fé, santidade e amor. Oremos e cresçamos, para a glória de Deus!

Somente ao SENHOR sejam dadas a honra e a glória!

Eu, o Senhor, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o Senhor, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura.
‭‭Isaías‬ ‭42:6-8‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.42.6-8.ara

O Senhor é Deus zeloso e não compartilha da própria glória com nenhuma imagem de escultura. Por isso que muitos se indignam quando a fé é misturada com ídolos feitos de barro e lhes prestam culto. Há festas onde pessoas bem intencionadas andam atrás de esculturas julgando estarem prestando um culto a Deus.

Tal engano é terrível diante de Deus, ainda mais quando tal evento nem de perto exalta àquele que foi chamado para abrir os olhos aos cegos, libertar os cativos, ou seja, Jesus!

Este canal das mensagens do evangelho é um alerta para que não estejamos enganados de que as boas novas estão em Cristo e somente por causa dele é que estamos tendo novamente livre acesso ao Senhor!

Não de emos nos dobrar diante de ídolos de qualquer tipo. Isto deve ser sabido por todos e não haver dúvidas, porque está nos Dez Mandamentos de Moisés e não podemos ignorar que tais mandamentos são de interesse de Deus, para todos. Jesus se tornou o nosso Sábado, o descanso eterno, enquanto os outros mandamentos serão cumpridos a partir da capacidade espiritual proveniente de nosso relacionamento com o Espírito Santo.

Jesus traz a libertação e a vista espiritual, enquanto o Espírito nos treina e capacita a uma vida santa. As três pessoas da Trindade são uma só, com vários papéis que nos auxiliam no entendimento de Deus!

Tente capturar a visão divina em uma imagem. É impossível! E o Senhor não quer que façamos isto. Ele não compartilha a glória com mais ninguém e nem honra a imagens de escultura. Assim, erramos quando damos graça a alguém que não o próprio Deus pelos milagres recebidos, ainda que tenhamos pedido da maneira errada.

É tempo de corrigirmos nosso entendimento de Deus e dar somente a Ele toda honra e toda glória. A fé deve ser somente nEle e não nos homens que creram nEle e obtiveram milagres para si e para outros. É a nossa vez de exercermos esta fé e fazermos as obras de Cristo na terra. Este é o nosso legado, para a glória de Deus!

Os santos são todos os renascidos no Espírito Santo pela fé em Jesus Cristo e, por isto, tem autoridade dada por Jesus para exercerem milagres na terra. Todos, sem exceção. Então, paremos de dar desculpas e exerçamos fé em nossas vidas. Quem se destaca acaba sendo beatificado pelos homens, mas não deve ser assim. Tal distinção ocorre porque uns se esforçam mais que outros.

Sejamos gratos aos que nos ajudaram em fé, mas não os tornemos em ídolos, pois isto é contrário à ordenança do Senhor. Ele é zeloso e não tolerará compartilhar da Sua glória. Afinal, tudo provém do Senhor que distribui dons. Sejamos gratos aos santos, mas não sejamos idólatras!

Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. Filhinhos, guardai-vos dos ídolos.
‭‭1João‬ ‭5:20-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1jn.5.20-21.ara

Exaustos ou voando alto? Nossa autonomia de voo está em Deus!

Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o Senhor, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento. Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.
‭‭Isaías‬ ‭40:28-31‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/isa.40.28-31.ara

Nos dias da dificuldade muitas vezes nos encontramos prostrados. Cansaço gera desânimo e muito tempo nesta condição nos torna depressivos. Nossa carne é débil e limitada, coisa que o espírito não possui. A alma é o estado mental e emocional dos seres viventes, mas o espírito não é impactado por estas coisas.

Por causa disto é que muitas vezes caímos no erro de acharmos que não há saída, solução ou possibilidade de mudança nas circunstâncias vividas. Se a carne (entendamos corpo e alma) estão impactados, não ouvirão o espírito!

A verdade é que o nosso espírito é que tem contato com o sobrenatural e recebe a direção de Deus. Espírito não cansa, mas pode ficar ignorado, desconectado, sem função em nossas vidas. E isto é a verdade enquanto vivendo separados de Deus!

Nosso espírito fica cativo quando não acessa a glória de Deus através do Espírito Santo. O cansaço que vivemos é justamente a ignorância do sobrenatural de Deus em nossas vidas. Você já viu pessoas gratas a Deus na desgraça a sua volta? Por que conseguem isto? Porque viram com os olhos do espírito o livramento e a mão de Deus.

Nosso cansaço continua enquanto vivemos unicamente pela carne. Pelo nosso espírito, junto com o Espírito Santo, temos um manancial espiritual a beber, uma fonte de força inesgotável para nos abastecer e não deixar que desfaleçamos. Como um carro recebe combustível em um posto de abastecimento, assim somos nós pelo espírito ao nos conectarmos ao Senhor!

Viver com os olhos no mundo, sem o caminhar com o Espírito Santo nos fará pessoas cansadas e desmotivadas, pois sempre algo de ruim está acontecendo a nossa volta. Mas ao caminharmos com o Espírito Santo, estaremos sempre renovados na esperança, vendo as oportunidades, nos fortalecendo nas batalhas e nos tornando aptos a toda boa obra.

Esperar no Senhor é se conectar a Ele e receber um renovo de fé, amor, alegria e esperança. É poder continuar no meio das aflições, é superar o insuperável aos olhos puramente carnais. E isto vem através de Jesus, pois isto nos foi dado na cruz!

Olhemos para a cruz e sigamos até ela. Miremos a graça derramada e conheçamos a reconexão pelo Espírito Santo ao amor de Deus. Sejamos cheios e recarregados para os dias que virão. Estejamos sempre preparados. Não deixemos o tanque descarregar, para não ficarmos frustrados no meio do caminho, mas voemos alto, como águias altaneiras, sobre todas as dificuldades!

O Senhor é fonte de vida inesgotável e deseja nos abastecer e fortalecer. Busquemos ao Senhor em todo o tempo, sabendo que por Ele seremos cuidados por toda a eternidade. Tem alguém cansado aí? Então, pare no posto de Deus e seja abastecido da graça, em nome de Jesus!

Preservar uma vida natural é manter-se improdutivo espiritualmente.

Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. Quem ama a sua vida perde-a; mas aquele que odeia a sua vida neste mundo preservá-la-á para a vida eterna.”
‭‭João‬ ‭12:23-25‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.12.23-25.ara

Jesus quis dizer que a sua morte geraria vida em nós. Se ele permanecesse vivo continuaria sendo o Unigênito Filho de Deus, mas por sua morte, transformou-se no Primogênito, nos dando a oportunidade de sermos filhos com ele!

A morte e ressurreição de Jesus foi a semeadura espiritual que se fez necessário em uma terra árida. Jesus aguardou a “abertura dos veios” a partir de João Batista (pregador do arrependimento), tornou-se a semente, e o Espírito Santo é a irrigação. Nossos corações são as terras a serem semeadas.

A terra que não se abre não recebe a semente. Não adianta pedir água se a semente não for depositada. Ocorre que a semente que não penetra no solo queimará na superfície! E “abrir o veio” é o arrependimento de nossos pecados.

Ouvi: Eis que saiu o semeador a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e vieram as aves e a comeram. Outra caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra parte caiu entre os espinhos; e os espinhos cresceram e a sufocaram, e não deu fruto. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu, produzindo a trinta, a sessenta e a cem por um.
‭‭Marcos‬ ‭4:3-8‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.4.3-8.ara

Somos a terra árida, que precisa ser preparada, adubada, semeada, irrigada e colhida. Muitas vezes não desejamos passar pelo processo, pois nos acostumamos a sermos áridos e sem vida. No entanto, este processo permitirá que sejamos frutíferos. Enquanto secos, nada acrescentamos e morreremos secos. Se nos abrirmos à Cristo, seremos abundantes em frutos espirituais.

Só Cristo é a semente. Podemos continuar a receber chuvas sobre nós, mas se não nos arrependermos e nos abrirmos para a semeadura, nunca seremos produtivos. A questão é se vamos ou não receber a semente!

Deus entregou Jesus para todos receberem a semente. Quem a recebe frutificará. Quem não a recebe, permanecerá improdutivo e morto eternamente! Eis porque é necessário nos arrependermos de nossos pecados. Se não reconhecemos que somos pecadores não entendemos que precisamos de um Senhor e salvador e, portanto, não precisamos da semente!

As diferentes situações onde a semente caiu mostram que o mundo busca impedir a semente de crescer em nós e cabe a cada pessoa cuidar de como esta semente será colocada. A explicação da parábola nos ensina que não é só nos arrependermos e recebermos a semente, mas que ela seja depositada e mantida como prioridade em nossas vidas. O descuidar dela é permitir que espinhos venham e a sufoquem.

Há um aspecto muitas vezes ignorado na salvação do homem. Recebemos Cristo porque Deus o enviou por amor. Não fizemos por merecer. A permanência em Cristo é uma atividade conjunta entre o Espírito Santo e nosso espírito. Só os que permanecerem cuidando da semente vão poder colher muito fruto. A palavra nos ensina que nem todos que chamam Cristo de Senhor entrarão no reino (Mateus 7.19-23).

Portanto, se desejamos ser como Cristo, ao nosso tempo seremos semente na vida de alguém e isto será quando estivermos prontos para morrermos para este mundo e vivendo para a eternidade. Os que aqui desejam viver, aqui morrerão. Os que morrerem para este mundo já estão frutificando para o reino definitivo, o espiritual!

Quem ama está em Deus!

Como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e no seu amor permaneço. Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.
‭‭João‬ ‭15:9-12‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.15.9-12.ara

Jesus resumiu o conhecimento de toda a vontade de Deus no entendimento do amor do Pai. Permanecer no amor para amar! Só se dá o que se tem. E o amor de Deus vem de Deus! Portanto, para amarmos como o Senhor, devemos permanecer nEle!

Ora, a manifestação do amor através de nós é como nos dirigimos para as vidas a nossa volta. Deus deu Jesus para nós, a ponto de sacrifica-lo a nosso favor. Deu o melhor para quem nunca mereceu. Se isto não é amor, nada mais é!

Assim devemos amar as pessoas, com graça e misericórdia. Não pelo que elas são ou fazem a nosso favor, mas porque Jesus ama sem acepção ou imposição de regras.

O Natal é a época onde muitos se lembram de fazer uma boa ação, de dar uma cesta de Natal para pessoas menos favorecidas. Isto é bom, mas e o resto do ano? O que temos feito em favor de quem precisa?

Se só olharmos para as nossas vidas pode ser possível vivermos em nossa zona de conforto. Muitas vezes já temos o suficiente para nós. E, se não tivermos o suficiente em termos de objetivos pessoais, estaremos buscando alcança-los.

Quando isto ocorre, não olhamos para o lado. Não percebemos que aquilo que não é suficiente para nós é mais do que muitos terão. E, se consideramos que já temos o suficiente, será que nos importaremos com quem não tem?

Somos chamados Cristãos por termos preocupação com quem está à nossa volta, não só para defendermos os valores bíblicos na sociedade, mas para transforma-la em um ambiente propício para a edificação de vidas.

Não se espante com a quantidade de pessoas que estão enriquecendo para compartilhar com os que não estão em condições de se sustentarem, ou estão vivendo aquém do que poderiam pois compartilham daquilo que alcançaram.

Deus vai levantar muitos para serem celeiros à disposição do reino. Não para serem ricos financeiramente, mas para serem ricos em amor ao próximo com obras não só sociais, mas de desenvolvimento do reino de Deus.

Amar não espera datas comerciais. Amar os pais não significa dar um presente no dia deles, mas cuidar e obedecer a eles, em todo tempo. Amar os filhos não é condiciona-los a receber presentes porque tiveram um bom desempenho, mas mostrar que nos agradamos por eles serem nossos filhos, nossa semente, nossa herança.

Amar de verdade não depende da resposta ao nosso amor, mas da nossa atitude para com a pessoa a ser amada. E isto só existe quando estamos em Deus! Portanto, mergulhemos no amor de Cristo para vivermos como ele nos direcionou.

E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele. Nisto é em nós aperfeiçoado o amor, para que, no Dia do Juízo, mantenhamos confiança; pois, segundo ele é, também nós somos neste mundo. No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo. Ora, o medo produz tormento; logo, aquele que teme não é aperfeiçoado no amor. Nós amamos porque ele nos amou primeiro. Se alguém disser: Amo a Deus, e odiar a seu irmão, é mentiroso; pois aquele que não ama a seu irmão, a quem vê, não pode amar a Deus, a quem não vê. Ora, temos, da parte dele, este mandamento: que aquele que ama a Deus ame também a seu irmão.
‭‭1João‬ ‭4:16-21‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1jn.4.16-21.ara

A ignorância não trará benefício no dia do juízo!

Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?
‭‭1Pedro‬ ‭4:17-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1pe.4.17-18.ara

Uma das maiores dificuldades do homem é entender Deus! Estamos sempre em busca de compreendermos Sua natureza. E é realmente difícil.

Se pensarmos em Deus apenas como justiça acabaremos vivendo sob o medo da condenação de nossos pecados sem alternativas. Se pensarmos em Deus como puro amor iremos viver como filhos mimados que não têm responsabilidade alguma.

Acontece que Deus é amor (1 João 4:8), mas também é fogo consumidor (Hebreus 12:29)! E não só isto, mas justiça, Criador, sustentador de todas as coisas, Onisciente, Onipresente e Onipotente, onde tudo existe e de quem não temos dimensão racional para explica-lo!

É como olharmos para um objeto que possui características distintas dependendo do ponto de vista por onde olhamos. Quem olha de cima enxerga uma coisa, quem olha de frente enxerga outra e os dois estão certos, parcialmente! Assim é o nosso entendimento de Deus!

Jesus Cristo veio nos falar das muitas faces do Pai e que precisamos buscar conhece-lo como Ele É em sua plenitude. Pouco a pouco, em contato com o Espírito Santo iremos ter revelações das muitas perspectivas necessárias para compreendermos o Senhor Todo-Poderoso e ainda assim faltará a nós a figura completa. Mas, importa não permanecermos contentes com o que agora sabemos, mas busca-lo espiritualmente.

Quem mais o conhece, menos pode ignorar os seus desígnios. Parece, então, que seria melhor permanecer ignorante pois teríamos menos responsabilidades diante de Deus. Ora, assim deve ser desde o princípio, desde antes de Adão pecar, pois bastava conhecer a Deus e não o bem e o mal para vivermos em harmonia com Ele. Mas, Adão conheceu o bem e o mal e morreu, trazendo a morte a todos nós.

Assim, precisamos nos aprofundar no conhecimento de Deus, para que Ele seja todo o conceito de bem e mal em nossos corações e mentes, quando finalmente não nos importará mais nada além do nosso relacionamento com Ele!

Por isso é que não podemos permanecer na ignorância de Deus enquanto não participaremos mais do conhecimento do bem e do mal do mundo. Precisamos conhecer os preceitos e desígnios de Deus para sermos livres do mundo. E conhecendo-o não teremos desculpas em permanecer em nossos pecados, pois nos tornaremos ainda mais culpados se o fizermos.

Por isso o juízo começa pelos que conhecem a Lei, mas também serão livres os que vivem segundo a Lei! Os que não vivem já estão condenados. E a Lei é Jesus Cristo, a verdade e a vida! Jesus Cristo é o encerramento de todas as coisas, o modelo a ser vivido, copiado, e exaltado entre os povos.

Em Jesus temos o Espírito Santo que nos capacita a vivermos a Lei espiritual. Sem ele não teremos como nos livrar do justo Juiz! Deus não mudou e é infinitamente santo, fiel, justo e amoroso.

Há uma sentença contra o homem desde que conheceu o bem e o mal e se tornou inimigo de Deus. A justiça de Deus levará os rebeldes ao inferno. O amor de Deus trouxe a saída em Cristo. A fidelidade de Deus é nos transformar através do Espírito Santo.

Quem tem o Espírito dado em Jesus já está salvo, pois o juízo começará pelos salvos para a vida eterna com Deus. Os rebeldes perecerão eternamente. A verdade do evangelho é que nos tornamos conscientes de Deus e de nossa condição. A boa nova é que há saída em Cristo!

Jesus nos levará diante de Deus no dia do juízo e se colocará conosco, pois seremos um com ele e, portanto, como ele. Assim a justiça estará cumprida em nós, ainda que tenhamos morrido cometendo pecados. Não seremos perfeitos aqui neste mundo, mas espiritualmente, os que estão ligados pelo Espírito Santo já não são mais vistos como pecadores, receberam o salvo conduto que nos levará para a eternidade com Cristo!

Isto porque os que creem se arrependem de seus pecados praticados e recebem o perdão em Cristo, mas os que não se arrependem, não terão o benefício de Cristo que morreu para nos dar sua vida em nosso lugar. É viver com Cristo ou sem ele. Deus assim estabeleceu, e quem ignora esta verdade está indo para um tribunal sem possibilidade alguma de defesa. Esta ignorância não trará benefício algum!

Em oração iremos nos revestir de Cristo!

Ora, tendo Cristo sofrido na carne, armai-vos também vós do mesmo pensamento; pois aquele que sofreu na carne deixou o pecado, para que, no tempo que vos resta na carne, já não vivais de acordo com as paixões dos homens, mas segundo a vontade de Deus.”
‭‭1Pedro‬ ‭4:1-2‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1pe.4.1-2.ara

Pedro viveu o entendimento de quem é Cristo e porque podemos e devemos viver como ele viveu entre nós. Após converter-se Pedro se transformou em um apóstolo capaz de dar a própria vida em favor do evangelho.

Pedro não está nos dizendo para irmos confrontar governos e sermos mortos em nome de Jesus, mas que devemos viver em santidade para Deus! Viver sem pecar é viver um relacionamento mais profundo do que Adão tinha com Deus no Éden.

Andar ao lado de Deus sempre foi uma experiência extraordinária em todas as passagens bíblicas, mas também mostram que nem sempre houve transformação para o homem que teve esta experiência. O pecado jaz a porta e cabe a nós dominar o nosso desejo (Genesis 4:7). Deus deu esta declaração diretamente a Caim antes que matasse o irmão Abel!

Adão via Deus todas as tardes e ainda assim pecou. Judas e os discípulos andaram com Jesus e ainda cometeram pecados. A força para evitar pecar está na presença do Espírito Santo em nós, não no caminhar ao lado de Deus. Está na força do Domínio Próprio que cala a carne e deixa prevalecer o Espírito em nós!

A nossa tarefa ao recebermos o Espírito Santo é o caminhar em santidade porque Deus é santo. Não vou repetir a mensagem sobre isto, mas se esta transformação não vier de dentro, não importará fazermos por costume ou esforço próprio pois só gerará peso para nós e julgamento sobre quem não está conseguindo.

Viver em santidade é revestir-se de Cristo, é estar em Deus e Ele em nós. É mergulhar na santidade dEle e permanecer ali. É deixar de ter nossos desejos e viver os dEle. É entrar na mente do Senhor e passar a usufruir da sua vontade em nós.

A verdade é que isto é um processo e exige um esforço de nossa parte, pois a nossa carne sempre busca voltar para o mundo que ela conhece e gosta. Transformar esta vontade é o que chamamos de esmurrar o corpo para que ele desfaleça e o nosso espírito prevaleça.

Muitas vezes tentamos fazer isto de fora para dentro, através de obras, mas assim não funcionará. Se a intenção e execução não estiverem na motivação do Espírito estaremos sendo religiosos e cansaremos em pouco tempo. Como fazer então? A resposta está na oração!

Quando oramos estamos abrindo a conexão do nosso espírito com o Espírito Santo em nós. Nesta conexão passamos a receber a direção de Deus e a capacidade de aceitarmos o que estamos recebendo, pois vem direto em nós e transforma a mente. É levar diretamente a vontade de Deus ao centro da lógica do nosso espírito, o que nos habilita a entendermos e concordarmos, nos submetendo à vontade do Pai.

Ao fazermos isto, passamos a viver sob direcionamento do Senhor que nos desviará do mal. Não nos ocuparemos com as coisas do pecado, mas estaremos vivendo para coisas maiores. Damos um passo na maturidade e o pecado passa a ser um acidente de percurso e não uma batalha diária em nós.

Orar é submeter-se à Deus, não um diálogo para pedirmos as coisas para Ele. Quando entendermos isto estaremos nos revestindo de Cristo e vivendo como ele viveu aqui. Oremos e nos sujeitemos ao Senhor, vivendo em santidade!

Troquemos a sabedoria do mundo pela de Cristo!

Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para se tornar sábio. Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são pensamentos vãos.
‭‭1Coríntios‬ ‭3:18-20‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1co.3.18-20.ara

Precisamos nos despir de nossa sabedoria carnal e vestir a espiritual. As coisas de Deus só são entendidas através do Espírito Santo. Sem o Espírito continuaremos a não enxergar o que está preparado para os seus filhos! (1 Coríntios 2:9,10)

A ignorância a respeito de Deus é diminuída gradativamente enquanto nos relacionamos com Ele. Nas nossas orações iremos ouvir Sua vontade e nos sujeitaremos a ela. Enquanto ficamos apenas na experimentação dentro da nossa racionalidade carnal estaremos perpetuando o modelo aprendido no mundo.

A transformação da mente explicada por Paulo em Romanos 2:2 ocorre justamente por recebermos no Espírito o entendimento da vontade de Deus que é boa, agradável e perfeita! Só assim para nos alinharmos como cidadãos celestiais.

E o Espírito Santo é presente de Cristo para aqueles que o recebem como Senhor! Na salvação em Cristo somos abençoados com a filiação e o “kit filho”, os dons do Espírito Santo, que nos aparelha para a vida enquanto tivermos fôlego aqui!

Ainda não teremos atingido nossa capacidade total porquanto a nossa carne imperfeita nos restringe. Mas também seremos transformados na volta de Cristo para que a obra se complete em nós.

Esta é a vontade de Deus revelada pelo Espírito Santo e que a humanidade desconhecia até o derramar do Espírito proporcionado pela redenção em Cristo.

Fomos comprados por um alto preço! A graça é favor imerecido mas não é de graça, pois tem custo. O de Cristo foi dar a vida por nós e o nosso é dar a vida pelas pessoas, assim como Jesus fez! Não merecíamos ter acesso ao Pai, mas agora que temos, somos filhos com a mesma missão do Filho!

Que este mistério, agora esclarecido, seja libertador e transformador de nossas vidas, em Cristo Jesus. Não permaneçamos na sabedoria do mundo, mas busquemos a do alto, em Deus!

Não há cativeiro que resista à Cristo!

Entrementes, chegaram à outra margem do mar, à terra dos gerasenos. Ao desembarcar, logo veio dos sepulcros, ao seu encontro, um homem possesso de espírito imundo, o qual vivia nos sepulcros, e nem mesmo com cadeias alguém podia prendê-lo; porque, tendo sido muitas vezes preso com grilhões e cadeias, as cadeias foram quebradas por ele, e os grilhões, despedaçados. E ninguém podia subjugá-lo. Andava sempre, de noite e de dia, clamando por entre os sepulcros e pelos montes, ferindo-se com pedras. Quando, de longe, viu Jesus, correu e o adorou, exclamando com alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Conjuro-te por Deus que não me atormentes!”
‭‭Marcos‬ ‭5:1-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mrk.5.1-7.ara

Um homem tomado de demônios era incontrolável. Jesus o encontrou e os próprios demônios se prostraram porque não podem ignorar a autoridade de Jesus Cristo sobre toda potestade, nos céus, na terra e debaixo da terra.

Este homem foi liberto do cativeiro espiritual em que estava e esta experiência transformou sua vida imediatamente. Ele quis seguir a Jesus, mas o Senhor lhe incumbiu de dar seu testemunho de libertação nas cidades ao redor daquela, para que crescem no Filho de Deus!

Isto ocorre em praticamente todo o evangelho. Pessoas curadas, libertas e expostas em seus pecados reconheceram em Jesus a glória de Deus na visitação aos homens. Saíram a testemunhar imediatamente e atraíram para Jesus aqueles que precisavam das mesmas coisas.

Hoje não é diferente. Embora a medicina tenha evoluído ainda precisamos de curas maravilhosas. Ainda que tenhamos mais conhecimento, nossa vaidade continua nos levando ao pecado. Os demônios continuam atuando nas brechas do pecado de cada pessoa, enquanto não temos um encontro com Jesus!

Precisamos de Cristo para sermos libertos, curados e abençoados, em várias áreas de nossas vidas. Após a sua ressurreição e ascensão o Espírito Santo foi derramado sobre o mundo, para que a igreja fizesse o papel de Jesus até a sua volta.

A igreja são as testemunhas de Cristo que receberam o mesmo mandato que o homem liberto dos demônios. Somos chamados a declarar o que Cristo fez por nós, de onde nos tirou, do caminho da morte eterna!

Nada mais importa, pois esta atividade é o que permitirá que outros recebam também o Espírito e sejam livres, curados e restaurados, em nome de Jesus! Ou somos testemunhas ou estamos aguardando sermos alcançados por Cristo.

Para quem testemunha a gratidão é a motivação. Sejamos gratos por tão grande livramento e benção! Sejamos testemunhas do amor de Deus e da sua justiça! Que muitas vidas sejam alcançadas hoje, em nome de Jesus!