A ignorância não trará benefício no dia do juízo!

Porque a ocasião de começar o juízo pela casa de Deus é chegada; ora, se primeiro vem por nós, qual será o fim daqueles que não obedecem ao evangelho de Deus? E, se é com dificuldade que o justo é salvo, onde vai comparecer o ímpio, sim, o pecador?
‭‭1Pedro‬ ‭4:17-18‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/1pe.4.17-18.ara

Uma das maiores dificuldades do homem é entender Deus! Estamos sempre em busca de compreendermos Sua natureza. E é realmente difícil.

Se pensarmos em Deus apenas como justiça acabaremos vivendo sob o medo da condenação de nossos pecados sem alternativas. Se pensarmos em Deus como puro amor iremos viver como filhos mimados que não têm responsabilidade alguma.

Acontece que Deus é amor (1 João 4:8), mas também é fogo consumidor (Hebreus 12:29)! E não só isto, mas justiça, Criador, sustentador de todas as coisas, Onisciente, Onipresente e Onipotente, onde tudo existe e de quem não temos dimensão racional para explica-lo!

É como olharmos para um objeto que possui características distintas dependendo do ponto de vista por onde olhamos. Quem olha de cima enxerga uma coisa, quem olha de frente enxerga outra e os dois estão certos, parcialmente! Assim é o nosso entendimento de Deus!

Jesus Cristo veio nos falar das muitas faces do Pai e que precisamos buscar conhece-lo como Ele É em sua plenitude. Pouco a pouco, em contato com o Espírito Santo iremos ter revelações das muitas perspectivas necessárias para compreendermos o Senhor Todo-Poderoso e ainda assim faltará a nós a figura completa. Mas, importa não permanecermos contentes com o que agora sabemos, mas busca-lo espiritualmente.

Quem mais o conhece, menos pode ignorar os seus desígnios. Parece, então, que seria melhor permanecer ignorante pois teríamos menos responsabilidades diante de Deus. Ora, assim deve ser desde o princípio, desde antes de Adão pecar, pois bastava conhecer a Deus e não o bem e o mal para vivermos em harmonia com Ele. Mas, Adão conheceu o bem e o mal e morreu, trazendo a morte a todos nós.

Assim, precisamos nos aprofundar no conhecimento de Deus, para que Ele seja todo o conceito de bem e mal em nossos corações e mentes, quando finalmente não nos importará mais nada além do nosso relacionamento com Ele!

Por isso é que não podemos permanecer na ignorância de Deus enquanto não participaremos mais do conhecimento do bem e do mal do mundo. Precisamos conhecer os preceitos e desígnios de Deus para sermos livres do mundo. E conhecendo-o não teremos desculpas em permanecer em nossos pecados, pois nos tornaremos ainda mais culpados se o fizermos.

Por isso o juízo começa pelos que conhecem a Lei, mas também serão livres os que vivem segundo a Lei! Os que não vivem já estão condenados. E a Lei é Jesus Cristo, a verdade e a vida! Jesus Cristo é o encerramento de todas as coisas, o modelo a ser vivido, copiado, e exaltado entre os povos.

Em Jesus temos o Espírito Santo que nos capacita a vivermos a Lei espiritual. Sem ele não teremos como nos livrar do justo Juiz! Deus não mudou e é infinitamente santo, fiel, justo e amoroso.

Há uma sentença contra o homem desde que conheceu o bem e o mal e se tornou inimigo de Deus. A justiça de Deus levará os rebeldes ao inferno. O amor de Deus trouxe a saída em Cristo. A fidelidade de Deus é nos transformar através do Espírito Santo.

Quem tem o Espírito dado em Jesus já está salvo, pois o juízo começará pelos salvos para a vida eterna com Deus. Os rebeldes perecerão eternamente. A verdade do evangelho é que nos tornamos conscientes de Deus e de nossa condição. A boa nova é que há saída em Cristo!

Jesus nos levará diante de Deus no dia do juízo e se colocará conosco, pois seremos um com ele e, portanto, como ele. Assim a justiça estará cumprida em nós, ainda que tenhamos morrido cometendo pecados. Não seremos perfeitos aqui neste mundo, mas espiritualmente, os que estão ligados pelo Espírito Santo já não são mais vistos como pecadores, receberam o salvo conduto que nos levará para a eternidade com Cristo!

Isto porque os que creem se arrependem de seus pecados praticados e recebem o perdão em Cristo, mas os que não se arrependem, não terão o benefício de Cristo que morreu para nos dar sua vida em nosso lugar. É viver com Cristo ou sem ele. Deus assim estabeleceu, e quem ignora esta verdade está indo para um tribunal sem possibilidade alguma de defesa. Esta ignorância não trará benefício algum!