Precisamos nos Sintonizar com o Espírito Santo!

E, quanto à ressurreição dos mortos, não tendes lido o que Deus vos declarou: Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó? Ele não é Deus de mortos, e sim de vivos.
‭‭Mateus‬ ‭22:31-32‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.22.31-32.ara

Já pensou onde iremos passar a eternidade? Se Deus não é Deus de mortos e para Ele os mortos estão vivos, significa que a morte que conhecemos não é a mesma para Ele.

O corpo morre, mas o espírito permanece vivo! A nossa percepção de morte ocorre porque não vemos mais os que se foram, mas na dimensão espiritual permanecem.

Não vemos as ondas de rádio ou emissões eletromagnéticas, mas sabemos que elas existem. Assim é o espírito do homem. Não vemos, mas é a explicação para fenômenos não compreensíveis pela razão.

Podemos ignorar as ondas de rádio se não tivermos o receptor adequado e faremos isto com o Espírito Santo se não conectarmos o nosso espírito com ele.

Cristo veio para que nosso espírito pudesse entrar em sintonia com o Santo! Não tínhamos a percepção de como e estávamos ligados a outros canais.

Queiramos ou não acreditar, há vida espiritual após a morte física e precisamos estar preparados para entrar nela. Podemos ter vivido toda a vida sem Cristo, mas antes de morrermos precisamos da sintonia com Deus!

A quem estaremos ouvindo do outro lado da vida? A Deus ou ao diabo? Se não nos ligamos com Deus aqui é porque estamos ouvindo o outro canal, o mesmo em que viveremos quando passarmos daqui.

Por que não há mudança de canal depois? Porque a Bíblia nos ensina em Hebreus 9:27,28:

“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo, assim também Cristo, tendo-se oferecido uma vez para sempre para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o aguardam para a salvação.”
‭‭Hebreus‬ ‭9:27-28‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/heb.9.27-28.ara

Após a nossa morte somos separados entre os que creram e sintonizaram com Deus e os que não. Não há retorno, não há possibilidade de tentar de novo, apenas uma oportunidade.

Que possamos hoje buscar a face de Deus e entrar em sintonia com o Espírito Santo. Isto é possível pela fé em Cristo, o que morreu e ressuscitou para nos mostrar O caminho!

Ao invés de atirar pedras, vivamos em amor!

Os escribas e fariseus trouxeram à sua presença uma mulher surpreendida em adultério e, fazendo-a ficar de pé no meio de todos, disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante adultério. E na lei nos mandou Moisés que tais mulheres sejam apedrejadas; tu, pois, que dizes?
‭‭João‬ ‭8:3-5‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.8.3-5.ara

Jesus responde de maneira simples, se alguém que não tivesse nenhum pecado teria a capacidade de lançar a primeira pedra.

Temos a tendência de vermos os pecados dos outros e julgar as pessoas, mas esquecemos que também pecamos. Jesus também ensina que se medirmos as pessoas também seremos medidos pelo mesmo padrão.

Não que devemos ignorar erros e pecados, mas que comecemos a transformação por mós mesmos, servindo de exemplo. Através de nosso testemunho é que haverá a transformação de outras vidas.

Por isso é tão importante o testemunho, e quanto mais pessoas agirem certo, mais pessoas terão a liberdade de faze-lo também.

Crianças reproduzem comportamentos e adultos também. More em um bairro onde não há sujeira no chão e será vergonhoso até mesmo jogar qualquer coisa nas ruas!

Jesus veio trazer vida e não morte. Por isso ele não condenou a ninguém, mas libertou, curou e salvou. Nosso papel de discípulos é mostrar o caminho da vida!

Assim, que possamos testemunhar a glória de Deus recebida no Espírito e evidenciada nas boas obras. Contra o amor não haverá argumentos que se sustentem e todos verão a verdade de Cristo!

Quem condena a Cristo?

Disse-lhes, pois, Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas o vosso sempre está presente. Não pode o mundo odiar-vos, mas a mim me odeia, porque eu dou testemunho a seu respeito de que as suas obras são más.
‭‭João‬ ‭7:6-7‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.7.6-7.ara

Jesus estava na Galiléia porque na Judeia estavam buscando a sua morte. O evangelho é um espelho que nos revela por dentro, não por fora. Isto incomoda, pois ninguém gosta de se achar feio.

A verdade é que o pecado nos transforma, tirando a beleza e transtornando a natureza divina da criação. O pecado tira a beleza espiritual, e nos enxergamos feios pelo evangelho que a tudo revela.

Aqui há um ensinamento: ou partimos para nos embelezarmos espiritualmente ou vamos combater o evangelho para que estejamos bem conosco, com a visão que temos do mundo.

O meio-termo não agrega, pois não atinge o padrão de beleza de nenhum dos lados. Santificar-se é, também, buscar esta transformação.

Um ponto importante: a beleza proveniente do evangelho é a do coração, aquela que nos transforma pela manifestação de Deus em nós!

É como a cor do ambiente marinho profundo, onde só conseguimos ver a beleza quando a luz é levada até lá. Assim somos nós, só há beleza para se enxergar quando a luz do evangelho ilumina nosso ser!

Que possamos nos unir a Cristo e venhamos a realizar as boas obras de Deus, aquelas que mostram a beleza interior no Espírito Santo! Ou faremos isto, ou condenaremos a Cristo!

Ouçamos a voz de Cristo!

“O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”
‭‭João‬ ‭6:63‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.6.63.ara

Esta é uma palavra dura, dita por Jesus. Fica claro que sem o espírito não há vida verdadeira, apenas a carnal que é muito curta.

Fica ainda mais difícil nos versículos seguintes, quando Jesus deixa claro que o Espírito Santo é dado por Deus! Ou seja, depende dEle sermos alcançados.

Quando lemos apenas estes versos ficaremos com uma sensação de destino invariável, que tudo já está definido. Se assim fosse, a própria justiça de Deus estaria em cheque, pois as pessoas malignas fariam o que fazem por determinação divina.

Mas Deus é amor e permite que erremos para mostrar Sua misericórdia, dando-nos tempo para arrependimento. Judas iria trair Jesus, mas teve a oportunidade de não faze-lo quando andou com Cristo e viu tudo o que ele fez na Terra. Ainda assim decidiu pelo erro…

Assim, muitos de nós temos tido a oportunidade de sermos alcançados pelo Espírito, mas nem todos fomos sensíveis para atende-lo. Muitos são chamados, mas poucos são escolhidos diz a Palavra!

O certo é que Deus é soberano e exercerá a Sua justiça, cedo ou tarde. Para alguns já chegou o tempo.

Sejamos humildes e ouçamos as palavras de Jesus, pois são espírito e vida, sendo os pilares da eternidade com o Pai!

Em Cristo há bom alimento, essencial para as nossas vidas!

Assim como o Pai, que vive, me enviou, e igualmente eu vivo pelo Pai, também quem de mim se alimenta por mim viverá.
‭‭João‬ ‭6:57‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.6.57.ara

Alimentar-se de Jesus é viver da palavra de Deus e do Espírito Santo. É viver das coisas celestiais, buscando o Reino de Deus em primeiro lugar.

Cada alimento tem suas propriedades que nos tornam melhores ou piores em termos de saúde. O valor nutricional do alimento nos ajuda a entendermos a saúde que teremos após a dieta.

Muitos acreditam que comer um peixe já é suficiente para que o Ômega 3 esteja por muito tempo em seu organismo. Da mesma forma, quem se alimenta de muitos carboidratos todo dia sabe que a tendência é gerar gorduras em demasia, caso não faça exercícios físicos para consumi-las.

Assim é com o alimento espiritual também. Não é participando de apenas um culto semanal que estarei alimentado para toda a semana. Se nos alimentamos ao menos 3 vezes por dia, por que não oramos ou buscamos nos relacionar com Deus por igual ou superior número de vezes por dia?

A qualidade da nossa alimentação ajudará a termos uma ideia da qualidade de vida que teremos. A outra parte é a atividade física. No reino espiritual o exercício físico é a prática do amor!

Tente fazer exercícios, pegando pesos de alta carga sem estar consumindo proteínas e sem preparo físico? Assim também acontece com quem tenta fazer coisas no reino espiritual sem preparo algum.

Abraão esperou 25 anos até receber o filho da promessa. Moisés passou 40 anos no deserto até tirar o povo do Egito, Paulo se aplicou a entender o seu relacionamento com Cristo por 14 anos até iniciar as viagens missionárias.

A graça vem da fé e é instantânea, mas a vida com Cristo demanda aplicação diária para fortalecimento de nossas estruturas e dons. Fomos chamados para sermos tropa de elite, e este treinamento demora muitos anos.

Tudo começa e termina nos alimentando de Cristo. Ele é ilimitado e está conosco todos os dias, até o fim!

Conversar com Jesus é a maneira de conhece-lo!

Então, indagou deles a que hora o seu filho se sentira melhor. Informaram: Ontem, à hora sétima a febre o deixou. Com isto, reconheceu o pai ser aquela precisamente a hora em que Jesus lhe dissera: Teu filho vive; e creu ele e toda a sua casa.
‭‭João‬ ‭4:52-53‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.4.52-53.ara

Nem todos terão a oportunidade de ter uma declaração direta de Jesus a respeito da cura de um ente querido, mas todos podemos crer em seu poder para nos curar.

Jesus é poderoso também para libertar, salvar e nos abençoar de todas as formas, entendendo nós, ou não, como ele faz!

Este homem correu para Jesus enquanto o pôde achar e nós devemos fazer assim também. Ele andou horas para isto, mas nós podemos encontra-lo instantaneamente em oração pelo Espírito Santo.

Talvez para muitos seja mais difícil do que olhar face a face, mas pense como é falar com alguém somente por voz. Agora imagine falando com esta pessoa em pensamento. É assim que falamos com ele!

Se não o estamos ouvindo ainda, peguemos o Evangelho e o leiamos. O que ele falou para os outros serve muito bem para todos nós. Assim, o conheceremos melhor sempre que voltarmos a falar com ele em oração.

Quanto mais deixarmos o Espírito Santo trabalhar em nossas vidas pelo que lemos, mais fácil será ouvir a voz de Jesus!

O que precisamos é ter relacionamento com ele, pois é assim que somos transformados em caráter e somos discipulados por ele.

Caminhemos todos neste tempo separado para nós, nesta geração onde fomos plantados e estamos sendo “adubados”. Pelo nosso fruto veremos como o Senhor já nos transformou ou se estamos fechados a receber da Sua graça.

Com fé virá o fruto, mas sem fé é impossível agradarmos a Deus e recebermos da Sua graça. Que possamos abrir corações e mentes para recebermos a vida que o Senhor tem para nós!

Todo tempo é tempo!

O ceifeiro recebe desde já a recompensa e entesoura o seu fruto para a vida eterna; e, dessarte, se alegram tanto o semeador como o ceifeiro.
‭‭João‬ ‭4:36‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.4.36.ara

Semear é distribuir a semente, enquanto ceifar é colher a planta crescida e madura. Jesus compara as pessoas com plantas, e o amadurecimento com o estar pronto para ouvir o Evangelho.

Assim, uma das oportunidades mais gratificantes é o ceifar para o Reino de Deus, ou seja, ajudar pessoas a receberem a Cristo pela fé!

O semeador é o pregador, o evangelista, aqueles que se desgastam apresentando o Reino para as pessoas.

O ceifeiro são aqueles que discipulam, acompanhando as pessoas em suas trajetórias de vida, aproveitando a evangelização já realizada para mostrar o caminho para Cristo.

Nem um nem outro pode fazer a fé brotar ou crescer no coração de alguém, mas o Espírito Santo. Assim, são cooperadores importantes, mas insuficientes.

Entretanto, o Espírito Santo não faz nada pela força, mas emprega homens e mulheres na tarefa do evangelismo. Nem anjos podem faze-lo, mas a Igreja!

Para o Reino de Deus, todo tempo é tempo de semear e de colher. Basta levantar os olhos e observar quem está à nossa volta. Assim é com cada um de nós para receber, semear ou colher!

Estejamos atentos, pois a seara é grande. Se ainda não recebemos Jesus como Senhor, é hora! Se o recebemos, façamos a obra maravilhosa do Evangelho!

É tempo de semear, colher e ser colhido! Louvado seja o nome do Senhor! A alegria é certa!

É preciso refletir sobre o que recebemos dos céus!

Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada.
‭‭João‬ ‭3:27‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.3.27.ara

João Batista estabelece um entendimento de que toda ocorrência em nosso plano material tem origem no plano espiritual.

Receber do céu pode ser lido tanto as coisas boas aos nossos olhos como as ruins. Possuir riquezas pode ser bom para quem tem maturidade para usar, mas armadilha para quem se perde nelas. Assim é a beleza, saúde e tudo o que podemos receber dos céus.

Nossa capacidade em usar dons e recursos vai mostrar nosso grau de amadurecimento. O certo é que muitos nascem sem saber como dominar estas coisas, outros já possuem no DNA.

Atletas tem habilidades físicas que trouxe de nascença, assim como artistas e profissionais. Outras capacidades podem ser adquiridas e estas o são pelo Espírito Santo quando se fala das coisas de Deus.

Importa sermos gratos por tudo o que recebermos, pois se amo a Deus, então será para o meu benefício.

Olhemos para o que já temos. Ainda que seja pouco aos nossos olhos, certamente há quem tenha menos ainda e gostaria de ter o pouco que parece estar à nossa frente. Estar entubado por causa do Coronavírus deve fazer com que a pessoa deseje apenas ter pulmões saudáveis. Se temos, agradeçamos!

A saúde é, sem dúvidas, uma das riquezas maiores neste plano, mas é das mais ignoradas por nós. Só lembramos do dedo quando topamos na porta. Se não lembramos, não agradecemos!

João Batista se refere às coisas de Deus e devemos estar atentos às bençãos espirituais recebidas. Não nos esqueçamos do que já alcançamos em termos de fé, conhecimento dos milagres, do poder de Deus e das Escrituras.

Muitos não tem liberdade de culto e nem uma Bíblia sequer pode ler. No Brasil temos isto com facilidade e também nos esquecemos de agradecer. É tempo de nos aplicarmos na gratidão, pois só assim olharemos a necessidade dos outros.

Se não valorizo o que tenho irei me preocupar mais em obter do que compartilhar. Os valores celestiais nos falam que é melhor dar do que receber, e isto só é possível quando entendemos que temos para dar!

Jesus nos dá vida em abundância pelo seu sacrifício. Que valor estamos dando a isto? Esta será a resposta à nossa atitude para com o nosso próximo!

Olhemos para a cruz da redenção de Cristo!

“E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.”
‭‭João‬ ‭3:14-15‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/jhn.3.14-15.ara

Moisés levantou uma serpente feita de cobre, direcionado por Deus, no tempo em que os Hebreus andaram murmurando no deserto.

Quem olhava para aquela serpente de cobre era imediatamente curado do veneno da picada das serpentes do deserto.

Jesus usa esta figura como o que Deus definiu para a missão do Cristo. Ele seria levantado na cruz. Assim, todo o que olha para cruz, buscando a cura de seus pecados, será imediatamente invadido pelo Espírito Santo.

A cura de nosso pecado na carne é uma vida no Espírito. Não há como a carne curar a carne. Um desejo exarcebado não é capaz de curar outro desejo, mas pelo contrário.

O Espírito Santo é quem nos traz libertação das nossas inclinações. Sem o Espírito viveremos como o efeito Gabriela: – Eu nasci assim, serei sempre assim… (menção ao Livro Gabriela Cravo e Canela de Jorge Amado).

É necessário nascermos da água e do Espírito. Como mencionamos em outra mensagem, a formiga vive como formiga e não muda a sua própria natureza. Se não mudar, seguirá o caminho da maioria e, no caso da humanidade, significa o pecado.

Glórias a Deus que podemos olhar para o salvador do mundo! Ele morreu sim, na cruz, mas ressuscitou e hoje prepara lugar para cada um que olha para o seu sacrifício e toma posse da promessa!

Todo o que nele crê tem a vida eterna! Somente creia e olhe para a cruz de Cristo!

Andando como formigas podemos errar o caminho.

Entrai pela porta estreita (larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz para a perdição, e são muitos os que entram por ela), porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
‭‭Mateus‬ ‭7:13-14‬ ‭ARA‬‬
https://www.bible.com/1608/mat.7.13-14.ara

As formigas geram caminhos a partir de ferormônios deixados por onde passam. Quando um número maior de formigas passa pelo mesmo caminho, então o volume de ferormônios atrai as demais daquele formigueiro, levando a maioria a usar o mesmo caminho.

Esta estratégia funciona bem para as formigas que são bastante eficientes em achar alimentos, mas precisamos tomar cuidado com o objetivo da busca de quem estamos seguindo.

Em um mundo onde a tendência é seguirmos o nosso coração ao invés da vontade de Deus, certo é que um grande número de pessoas está indo para o caminho do pecado.

Jesus traz um alerta, em que o caminho certo não é aquele que está sendo seguido pela maioria, mas por aqueles que buscam a Deus.

Em termos de pecado, não podemos ser como as formigas. Precisamos encontrar a vontade de Deus, e esta não está junto do pecado.

Para mudar esta natureza de seguir o ferormônio é preciso deixar de ser formiga. Para deixarmos de buscar o pecado é necessário nascer do Espírito!

Crer em Jesus é justamente entrar no processo de transformação diário, chamado santificação!